Home / Diversas / Saúde / Vital Jacket uma Camiseta que faz eletrocardiograma em tempo real

Vital Jacket uma Camiseta que faz eletrocardiograma em tempo real

Vital Jacket é uma camiseta, mas é também um electrocardiograma ambulante


Mal apareceu em 2001, a Vital Jacket foi classificada como uma idéia de grande futuro. Nos três a nos seguintes, os investigadores do Instituto de Engenharia, Electrónica e Tefemática de Aveíro (IEETA) continuaram a investigação, mas a vertente empresarial manteve-se parada.
Só em 2007 se conseguiu tirar o projecto da gaveta e avançar para um negócio, com a constituição da empresa BioDevices. Em três anos, mais de mil Vital Jackets foram comercializados. Na BioDevíces ninguém está disposto a perder mais tempo: «Nos nossos laboratórios trabalhamos duas ou três versões à frente daquela que está a ser comercializada», atenta Luís Meireles, administrador da BioDevices.

Luís Meireles chegou à BioDevices por convite de João Paulo Cunha, «quando só havia uma marca e u m portátil», mas nunca esquece a importante aliança com a Petratex, empresa portuguesa que se tomou conhecida por desenvolver fatos de campeões olímpicos de natação, e fornece o tecido que suporta os dispositivos desta camisola que é também um sistema de electrocardiograma ambulante. A verdade é que o projecto idealizado na IEETA não só tem correspondido às expectativas econômicas, como já salvou vidas ao diagnosticar, atempadamente, doenças cardíacas em unidades hospitalares de várias países.

SAÚDE E ESPORTE
Na BioDevices. todos sabem que uma certificação faz toda a diferença no que toca à internacionalização. Depois de obtida a ISO 13485 que atesta a qualidade de produtores de artigos médicos, a companhia está em vias de obter uma certificação para o mercado brasileiro, Nos Etados Unidos e em Israel estão a correr processos similares. Na Europa, a comercialização é feita através de parceiros sede ados em Espanha, Itália, Reino Unido e Grécia.

«Nos diagnósticos médicos, os únicos concorrentes que temos são os holters. Mas são tão desconfortáveis que impedem que a pessoa tenha um dia normal enquanto está a ser monitorizada», refere Luís Meireles.

A par da utilização para fins médicos, a BioDevices está apostada em explorar a área do desporto, tendo já selada uma parceria com uma marca estrangeira, quedeverá ser anunciada em breve.

«Usamos no desporto os mesmos dispositivos que na medicina, mas medimos da dos diferentes, que permitem melhorar os métodos de trei
no», explica o administrador da BioDevices. A par da expansão comercial, prosseguem os trabalhos em torno de futuras versões da Vital Jacket, que poderão aumentar o grau de sofisticação das tecnologias jé utilizadas para expandir o leque de funcionalidades e negócios.

«Estamos a pensar incluir GPS e também sensores mais evoluídos, bem como outros tipos de monitorização que podem ajudar a criar novos modelos de vestuário electrónico», acrescenta Luís Meireles.

Num mundo onde tudo se copia e a palavra crise tende a repetir-se, Luís Meireles mantém uma convicção inabalável no futuro: «É mais fácil um concorrente tentar comprar nos, do que tentar fazer uma cópia de tudo o que já conseguimos fazer». •


Artigos Relacionados:

  • Related posts on Saúde
  • Preço dos novos planos de saúde
  • Saúde de qualidade uma luz no fim da fila da UTI « VINOBLOK
  • Blog do Raimundo Garrone » Roseana Sarney abandona a saúde de

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

EXERCÍCIO FÍSICO: PREVENÇÃO DA SÍNDROME METÁBOLICA

EXERCÍCIO FÍSICO: PREVENÇÃO DA SÍNDROME METÁBOLICA PHYSICAL EXERCISE: PREVENTION OF THE METABOLIC SYNDROME Resumo Abstract …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *