Violência nos estádios não é só coisa de uniformizados é de Cartola Também


[diga-me] [Sao Paulo]
O que falta não é a presença do estado. Falta é respeito humano básico, civilidade. E pelo andar da carruagem, daqui a pouco vamos estar reclamando da ausência do estado até em festa de buffet infantil.

24/03/2009 16:54

[luis.concept] [SP]
Desculpe Juca, mas o fato de pagar 150 reais não significa que os torcedores tem que tomar copos d’agua na cabeça e ficarem quietos… se vc é bobo a esse ponto acho que a maioria não é… todos viram que os copos vieram de cima e com a vabeça quente e molhada vc a de concordar que é meio dificil se controlar… se vc esta no teatro assistindo a um espetáculo e eu chego e dou um tapa na sua cara, a sua primeira reação e fazer o mesmo comigo… Não estou defendendo aqui a violencia e nem a ignorancia, mas tão ignorante como os torcedores que reagiram foi esse seu post que visa defender os seus colegas de emissoara invez de criticar o ridiculo, corrupto, mal carater e acéfalo presidente do Santos que foi quem começou aquela confusão toda… E so para registrar, ontem um apresentador da Radio Bandeirantes disse que viu quando seu colega atacou o copo d’agua na torcida… ou seja de santo nem os seus colegas e nem a sua emissora CBN tb não tem nada…

24/03/2009 11:30

[Roberto Azevedo] [São Paulo S.P. Brasil]
Você insiste em inverter os fatos. é claro que o tal camaróte destinado ao presidente do Santos, era uma porcaria, em meio a torcida corinthiana. Assim como o local onde encurralaram a torcida do Santos. Esperar o que? Foi tudo armado e premeditado para tornar a bomba explodir. Agora, somos obrigados a ler comentarios de corinthianos, querendo se passar por ovelhas. Já tem corinthiano aconselhando a diretoria a entrar na justiça para não jogar na Vila. Eles sabem muito bem o que tramaram e agora, querem fugir do troco. O Marcelo, foi pentelhado durante toda a partida e sua reação foi extremamente normal. O anormal é jornalistas e politicos se omitirem, a respeito dos estádios oferecidos ao público. A torcida do Santos foi detida, assim que entrou no Pacaembu, sob guarda do exército, marinha e aéronautica, enjaulada em um canto morfético de um estádio ordinário.Foi isso o que aconteceu.

24/03/2009 10:58

[braz] [santos]
Juca, veja os comentarios! Não sou puritano não, mas o futebol tira as pessoas do chão, incrível como todos se tratam como inimigos, não como adversários de 100 anos de historia. O time do outro é sempre menor, o estádio não presta, a torcida também não..Vem de cima pra baixo, parece não haver mesmo solução!

24/03/2009 10:05

[hearns] [SP br]
A torcida do Santos foi pr a tumultuar, assim como foi a torcida do Corinthians no jogo contra o SÃO PAULO no MORUMBI … E a polícia fez muito bem em “descer a lenha”.

24/03/2009 08:37

[renato] [SP]
O representante do Santos não pode ficar impune, por sorte ele não causou um desastre no jogo de domingo; algo tem que ser feito Juca estes fatos não podem passar em branco. Abraço

24/03/2009 08:20

[xn3] [SP/SP]
muito triste ter que ler um comentário de um sujeito como esse tal Donizete…….quanta burrice e estupidez juntas….simplesmente espantoso.

24/03/2009 00:51

[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Juca,isso é o cúmulo da estupidez.Que o torcedor é tratado como animal é verdade,mas agir como tal,também é malcaratismo,coisa de marginal.Isso afasta os verdadeiros torcedores.

23/03/2009 21:16

[donizetehonorio] [Taguatinga-DF]
Juca, a atitude do Pres. do time da “baixada” parece ser apenas pano de fundo para a mascarar a situação de calamidade que ocorre no seu “feudo”. Assim, joga para os incautos “testemunhas” do mediano clube do cais do porto. As “velinhas de Taubaté” acreditam piamente em atos irresponsáveis como os que praticou o dito senhor. Aliás, insuflados pelo capitão-mór, já preparam uma retaliação à altura. Mais violência futura portanto. Se sou pres. do TODO PODEROSO TIMÃO, já estaria ajuizando uma ação na justiça para não jogar no “chiqueiro de vila belmiro”. Nunca. Em nenhuma situação. Se a justiça não deferir o pedido, a direção do CORINTHIANS deveria abrir mão, de comum acordo com sua a FIEL, de qualquer ingresso que fosse. Nada mudaria. Somos superiores e ganhariamos o jogo de qualquer maneira, em qualquer lugar. Afinal, devemos considerar que o time da “baixada” não consegue sequer encher o seu pequeno estadiozinho. Teriamos lá sem os FIEIS, algo próximo de 6 mil testemunhas. Abçs.

23/03/2009 18:22

[Vovó em Brasília] [BRASÍLIA]
Meus queridos netinhos: algo tem de ser feito para coibir essa violência. Não vou mais aos estádios desde quando as organizadas tomaram conta. A carteirinha é uma idéia mais brasileira: os ingleses, com os hooligans, sofreram e ficaram fora dos jogos europeus por vários anos. Como não temos a possibilidade de manter detido o torcedor na delegacia até o final do jogo( imagine, nas nossas delegacias????) a carterinha ao menos é uma saída. Se não é a melhor que venham com outras antes de criticarem! Sugerir que se resolvam antes as mazelas sociais, etc, é não querer resolver. Agora, o Presidente do Santos, trocando sopapos com adversários e os próprios torcedores, isto não precisa nem de carteirinha para identificar….Ainda mais, fazendo ameaças aos adversários para a próxima partida em Santos…. Só internando o meu netinho… Deve estar muito chateado com a atuação do time e do Neymar. Bobagem! O menino é novinho e tem solução. O Marcelo Teixeira, não. Beijocas da vovó.

23/03/2009 17:52

[luizhubner] [sao paulo sp]
par mim essa carterinha veio em uma boa hora quem nao te dinheiro para comprar que junte dinheiro para comprar te garanto que muitos ficarao de fora do estadio a muitos foragidos da justiça e traficantes infiltrados nessas organizadas tambem acabara com o consumo de drogas nos jogos faltando acabar com a bebida alcoolica dentro e fora do estadio dai sim tera torcedores de bem cadastrados e filmados duvido que vai ter baderna carterinha ja

23/03/2009 17:11

[ronaldo_sp] [Brasil]
Muitas vezes um ato violento é uma maneira desesperada de quem já não aguenta tanta injustiça nas mãos de quem detém o poder. Jornalistas são apenas profissionais que deveriam agir no máximo de seu respeito, já que de tem o poder da comunicação nas maõs. Por isso, jamais brincar, jamais debochar, jamais acusar falsamente, levantar falsos testemunhos sem prova nas mãos. Não é santo, nem dono da verdade. Tanto que enxerga 2 fatos idênticos, como diferentes, com a intenção de “provocar” ou acusar pessoalmente uma torcida, ou alguém? No jogo SPFC x Corintihans foi igual. Uma torcida revoltada por nada, dirigentes corintianos irresposáveis ao microfone, e nada, nenhum texto condenando-os pelas asneiras que ajudava a incendiar o pre-classico. Agora, os culpados são apontados nos textos. Santistas marginais. E age sangue frio para aguentar esse jornalismo. Haja postura de babaca para ouvir quieto.

23/03/2009 16:54

[rangelreis] [Santos/SP]
Manipulação da midia:o que saiu do foco é o que se fez com a diretoria santista colocando-a num camarote bem próximo da torcida de Vips corintianos que a todo momento usava de xingamentos contra os mesmos.O MT errou,ele foi mais pela emoção do que pela razão(mas alguns “jornalistas torcedores” não agem da mesma forma),pois apesar de ser provocado não poderia jamais descer ao nível daqueles que o xingavam,o Presidente do Santos apenas deu motivos para tirar toda a atenção da origem dessa confusão,fez com que os cordeirinhos(de mentira)ficassem à margem dessa pôlemica.Isso tudo soa como um bom material para manipulação para num confronto posterior entre os dois clubes,tirarem o clássico da Vila Belmiro,com certeza teremos aqueles que diram “É uma temeridade um clássico na Vila”.Ok digamos que se isso vier a acontecer,que se leve o jogo para o Pacaembu,e que seja destinado os 6% para os visitantes,e que eles fiquem no mesmo cantinho espremidos no estádio que eles pensam que é deles.

23/03/2009 16:45

[marangbh] [SP-Brasil]
E a parcela de culpa da imprensa? Ninguém vai falar nada. Alimentaram até a última hora a polêmica dos ingressos, tanto no jogo do Morumbi quanto no do Pacaembu. Contando com a briga pós jogo para terem mais assunto durante a semana seguinte. Todo mundo sabe que os urubus adoram uma carniça. Por que não fazem um trabalho sério, mostrando a bandidagem que é a Gaviões, a Indenpendente, a Mancha e a Torcida Jovem? Mostrem as drogas, os menores envolvidos, os ingressos que recebem etc. Vocês pódem até achar que não vende jornal. Vende sim. Ou será que existe também os Jornalistas Organizados?

23/03/2009 16:36

[cesarvizidoro] [Santo André, SP, Brasil ]
Mas isso EH ÓBVIO JUCA!!!! Demorou tampo tempora para vc perceber isso???? Violência não eh um problema dos Estádios, eh um problema da Sociedade, o problema eh que pra alguém falar de maneira séria e sem discursinhos prontos sobre o assunto precisa sentir na pele ( na própia ou de pessoas próximas )…… Ontem a culpa foi da polícia na confusão com os santistas, assim como foi no morumbi com os corinthianos, assim como foi ano passado na Final do Paulista com os Palmeirenses, os Torcedores sempre foram os msms e sempre irão agir da msm maneira nos Estádios de Futebol, era assim a 40 anos atrás e continuará assim por mais 200 anos à frente, ação gera reação, e a ação sempre vem da polícia, ou começa no meio dos Torcedores ” comuns ” ( como foi ontem nas cadeiras do Pacaembu ) e passa aos Organizados, a culpa cai em quem leva a fama, mas a solução não vem pq tem gente querendo fazer sua fama em cima disso……

23/03/2009 15:58

[hearns] [SP br]
Caro donizete honório-DF, diante das asneiras q escreveu percebe-se q vc não tem competência sequer p/ ser ASPONE do MOLUSCO BARBUDÂO … “PELAMORDEDEUS !!!”.

23/03/2009 15:47

[Walter Camargo] [Santana de Parnaiba, SP, Brasil]
Que Marcelo Teixeira é péssimo, quem é da oposição no Santos está careca de saber e os acontecimentos de ontem podem ter um pequeno peso nas eleições do fim do ano. Agora: faltou mençào às 3 bombas que a torcida do Corinthians arremessou ao recinto onde se encontrava a do Santos, o que gerou toda a confusão com a PM no fim do jogo. Ou para a imprensa esse é um fato a esconder?

23/03/2009 15:30

[jtcreal] [SP]
Donizete, seu comentário é tão ridículo quanto o presidente do seu time. Corinthiano não tem memória, vota no Collor. Andres Sanches = papagaio de pirata de Dualib, Andres Sanches = balada na companhia de jogadores; Andres Sanches = Amigo e defensor de Kia e parceria MSI. E a torcida do corinthians ainda apoia as coisas que essa diretoria faz: trazem o Ronaldo (contratação política)para apagar as m…que fazem nos bastidores. Pq hj o jornal, radio e televisão não falam do R9, matador??? Pq o cara não fez nada e vai continuar não fazendo e o corinthiano idolatrando Andres Sanches, aquele que fez o curinthia ir para a 2ª, junto com o Felipe, Dentinho e outros…Com esse time meia boca e treinador retranqueiro vai pra segunda no brasileiro novamente.

23/03/2009 15:25

[renatocot] [sp sp]
plenamente de acordo com o gerson rodriguez.eu estava no pacaembu e vi o que aconteceu.a torcida do santos furou o cordao e chegou na grade junto à numerada.Aí a polícia tentou controlar a situação e a torcida do santos investiu e foi controlada no cassetete.Jogaram um sinalizador contra a torcida do corinthians, também.Vomentar pela TV também é possível mas a sua ( do comentarita) informação é limitada. E ainda acho que voce, na profissão que tem, deveria ir ao estádio.

23/03/2009 15:16

[danielesq] [Porto Alegre / RS]
O Corinthians tem a torcida mais engraçada do Brasil. Quando o SPFC separou 10% de ingressos para eles no clássico eles deram xilique, fizeram uma tempestade num copo d’agua. Em primeiro lugar cederam menos que 10% para o Santos e essa imprenssa parcial nada falou a respeito. Em segundo lugar: Você se acham no direito de reclamar quando recebem 10% de ingressos? Tá vendo como a emoção deixa a razão para trás? E você heim seu Juca, que nada falou a respeito. Logo você?

23/03/2009 14:57

[donizetehonorio] [Taguatinga-DF]
Juca, acho que a diretoria do CORINTHIANS não deve mais reservar ingresso algum para torcedores destes outros times de São Paulo. É fácil. Entre num acordo com o JECRIM e com a PM/SP e veta-se entrada destes vândalos profissionais que se dizem torcedores de SPFW; Palmeiras e esta “minguada” mas extremamente violenta uniformizada do time da “baixada”, como ficou provado ontem. Então sugiro assim: “Jogo do TODO PODEROSO TIMÃO, como já somos maioria absoluta mesmo, só nós teremos acesso ao estádio. Fora com estes violentos torcedores destes outros times. É uma temeridade deixá-los adentrar em estádios de futebol. Só para que não se esqueçam, freguesia continua, agora são 117 vitórias do TIMÃO sobre o “san7os”. Abraços, e tomara que o Dr. Andrés Sanches leia meu comentário e comece a pensar na implementação de minhas idéias.

23/03/2009 14:23

[Alberto Junior] [Belo Horizonte(MG)]
O problema dessa discussão é que ela gira, gira e volta no mesmo denominador comum: a impunidade. Enquanto a impunidade não for erradicada ou, ao menos, bem diminuída dificilmente o nosso país irá evoluir.

23/03/2009 14:02

[bibianasjc] [http://blogdabibiana.blogspot.com/] [São José dos Campos/SP]
E o que dizer, novamente, das lamentáveis atitudes dos dirigentes, que se comportam como torcedores fanáticos ao invés de se colocar em seus devidos lugares e trabalhar a favor do futebol (utopia pura!) ao invés de trabalhar contra? E a FPF que não faz nada para intervir nessa palhaçada toda? Tudo a dizer é: HA-HA_HA, esse é o país da copa de 2014! Piada é pouco!

23/03/2009 13:57

[paulheavy] [S.Paulo]
Juca, cada vez mais me convenço que não há mais solução,pois aqui é um dos poucos lugares do mundo onde as prostitutas gozam,os políticos andam com dolares nas cuecas e ao serem pegos, alegam que nada sabiam, jornalistas, radialistas e apresentadores de tv torcem descaradamente chegando muitas vezes a brigarem com as imagens dos videos-tapes ou sonoras,a polícia apanha e nada muda pela passividade e complacencia de todos…Quanto pior,melhor,não? Quer valer que no próximo final de semana teremos mais problemas entre são paulinos e palmeirenses? Como dizia Charles DeGaulle : definitivamente,o Brasil não é um país sério!!! Eu concordo em gênero,número e grau…Infelizmente. Saudações Tricolores Paulo

23/03/2009 13:39

[Roberto Azevedo] [São Paulo S.P. Brasil]
Nem em um cabeleireiro feminino, se escuta tanta besteira como estou escutando agora no programa e sport’s da Jovem Pan. Flavio Prado, é de uma mediocridade sem par. O Wanderley Nogueira e seus comandados, não merecem nem um centavo do que recebem como jornalistas esportivos. É bárbaro.

23/03/2009 13:37

[Josh Simon] [Santos]
Juca, Da mesma forma que após o jogo do São Paulo e Corintians vc ressaltou varias vezes que a responsabilidade dos fatos era do time mandante. Que tal, a bem da verdade e coerência vc reservar um post para reafirmar sua tese sobre responsabilidade do mandante do jogo. Como vc citou em seu post do dia 16/02, “Sem faniquitos, fundamentalismos, fanfarronices e demagogias”.

23/03/2009 13:32

[hearns] [SP br]
Caro Roberto, o cantinho do Pacaembú onde ficou a Torcida do Santos é mehor q a Vila Belmiro ; já o cantinho do Morumbi é muito melhor q o Pacaembú … MORUMBI, o ESTÁDIO DA COPA !!!!

23/03/2009 13:29

[Paulino] [Sao Paulo/SP]
Uma torcida que contabiliza o brasileiro de 2005 , o “mundial risivel” de 2000 nao existiu ,os paulistas de 77,79,88 etc. etc.. é capaz de aprontar qualquer coisa e sera sempre a maior responsavel pela violencia no futebol paulista.

23/03/2009 13:29

[Marcos Magno] [São Paulo]
Não existe justificativa para a violência mas sempre há um estopim para ela. No clássico alvinegro de maior rivalidade, encurralar a torcida em minoria absoluta foi total falta de preparo e prevenção. Só poderia dar no que deu. Se o Santos tivesse vencido, seria um massacre da mesma forma. Se a PM não conseguiu conter 2.000 torcedores santistas, com 30.000 corinthianos frustrados estaríamos contando as vítimas até agora.

23/03/2009 13:22

[antoniosergio0505] [USA]
Dirigentes, procuradores, PM e imprensa esportiva plantam batatinha. Logo, colhem batatinha. Com as condiçoes de infra-estrutura existentes, jogo tem que ser uma torcida só. O resto é conversa fora…

23/03/2009 13:04

[renato.jm] [São Paulo – SP]
Caro Juca, é após ler um comentário como esse que me pergunto: Que propaganda utópica é essa da FPF que mostra que o torcedor tem lugar garantido/marcado no estadio se nem ao menos educado e civilizado ele consegue ser. É como a histórica Dr.Jekyll e Mr.Hyde: basta uma dose de insanidade sem sentido que o médico respeitado e chefe de familia se transforme, no estádio, num monstro sem noção que coloca a loucura sem razão da paixão pelo time acima de qualquer outra coisa, até mesmo da racionalidade (!!!)

23/03/2009 12:40

[José Carlos Pereira] [SP]
Isso mesmo, nem sempre a violência vem das uniformizadas ou dos mais pobres. Boa parte das vezes são bodes expiatórios. José Carlos.

23/03/2009 12:08

[robson] [São Paulo,São Paulo,Brasil]
O que eu não me conformo é ver as imagens com os guardas tentando por respeito e os torcedores partindo pra cima, revidando, querendo brigar com a policia. Onde nós vamos parar. Não existe mais respeito às autoridades????

23/03/2009 11:58

[DOUGLAS] [guarulhos]
Sr Juca. Nada realmente justifica agressoes, pancadarias, etc, etc. O fato é que muitos de voces, que nao assumem o time a quem torce, tambem estimulam esse tipo de atitude. Pois vejamos. Ouvi a semana inteira, analistas ENRUSTIDOS, dizendo que o SANTOS CORRE POR FORA na busca pela ultima vaga. Como , alguem pode com os pontos ai a serem analisados, fazer esse tipo de comentario, pois, se o Santos ontem tivesse ganho o jogo, passaria o corinthians, e quem poderia estar CORRENDO POR FORA, ERA O PROPRIO CORINTHIANS. entao, o que falta tambem, é deixar um pouco o ufanismo ronaldo, o corintianismo de lado, e analisar como o sr mesmo faz, de forma imparcial e com criterios, fatos que nao acontecem com jornalistas mencionados pelo sr, da sportv , que se escondem e fazem papel de bom moços, quando nao sao. Mas ressalto, nada justifica a violencia, porem, nao podemos isentar nem dirigentes, nem jogadores, e muito menos a imprensa, todos tem sua parcela de culpa,

23/03/2009 11:57

[eginaldo.bringel] [nova odessa-sp]
Juca, ontem tive o prazer de assistir o jogo do cruzeirosxrio branco , em andradas-mg, junto com a minha esposa. sem torcida organizada, sem violencia,sem flanelinhas….etc… senhoras, senhores, crianças,familias inteiras,tudo como deveria ser em qualquer outro lugar. realmente inacreditavel.ainda da para assistir futebol em estadios.

23/03/2009 11:45

[Roberto Azevedo] [São Paulo S.P. Brasil]
Não tem mais como haver jogos seguros, em estádios Medievais como os brasileiros. Encurralar uma torcida, como fizeram com a Jovem e esperar bom comportamento, é de uma ignorâcia impar. Quem foi o estrupício que organizou aquilo? Enquanto tentarem, jogar a culpa no povo, vai ser assim. Por qual motivo escuso, os jornais, rádios e televisões, não exigem a construção de um estádio que preste, na cidade de São Paulo? Pacaembú, Morumbi, Canindé, Vila Belmiro, Brinco, Moisés, Parque Antartica, etc.. já cumpriram sua vida útil, a muito tempo. Tem dinheiro para tudo nesse país, menos para o futebol, que dá dinheiro para um monte de vagabundos a mais de 80 anos.

23/03/2009 11:32

[antoniohbc] [São Paulo SP]
Estava ontem na área Vip do Pacaembu e presenciei 2 copos de água atirado pelo presidente do Santos Marcelo Teixeira (que estava nas tribunas) em direção a torcedores na área Vip!

23/03/2009 11:28

[rafael] [São Paulo]
Dois incidentes registrados no Campeonato Paulista, os dois foram com a Torcida do Corinthians, coinciDência? TALVEZ.

23/03/2009 11:11

[cccassini] [toledo pr brasil]
Caro Juca. Não compare seres humanos com os animais por favor. Os seres humanos são piores…..pois tem cérebro para pensar. Portanto, os animais não merecem ser rebaixados a nivel de humanos…são muito melhores… abraços

23/03/2009 11:10

[Eduardo] [Belo Horizonte]
Juca, infelizmente a cultura da violência e da agressividade imperam neste país, basta observar no comportamento das pessoas até os cães (pitbulls) das pessoas deixaram de ser simples cães, tenho absoluta certeza de que os bandos uniformizados (aquilo que alguns chamam de torcida) são os responsáveis pelos atos de violência nos estádios e pior fora deles também. Possíveis causas disso: somando-se aos bandos organizados e ao comportamento com tendência agressiva, acrescento à parte irresponsável da mídia, que explora essa rivalidade ao extremo, um estado omisso, promíscuo e covarde, e como você bem disse a certeza da impunidade desse bando. Tomara que estas imagens tenham ido pra FIFA, este país não merece sediar uma copa do mundo.

23/03/2009 11:06

[graglesantos] [São Paulo SP BR]
Ao invés de portando carteirinha, certos torcedores, independentemente do valor pago pelo ingrsso, já deveriam ir é algemados aos estádios…

23/03/2009 11:02

[jtcreal] [SP]
Ora Juca, estranho que vc não fala nada da atitude da diretoria do Time da Marginal s/ número durante toda a semana passada, em relação aos ingressos. Da mesma forma que a torcida corinthiana organizou a baderna no SP x Corinthians, a torcida do Santos em protesto quis mostrar sua indignação (erroneamente diga-se de passagem). O Sr. Andres Sanches e o restante da diretoria que insitou essa baderna na semana anterior ao clássico. Esse senhor, Andres, deveria parar de ficar na balada com jogadores, deveria parar de ficar iludindo a torcida com zidane, crespo, riquelme e tratar de assuntos sérios do futebol. Corinthiano não tem memoria, esqueceram que o Andres era o papagaio de pirata do Dualib, que ele sempre defendeu com unhas e dentes o Sr. Kia e a parceria MSI. É assim que ele trata o futebol, vide a questão dos ingressos.

23/03/2009 10:59

[egiannin] [são paulo – sp – br]
Acho díficl rebater tudo o que foi dito nesta matéria. Tudo caminha para uma única solução. Torneio em dois turnos com presença apenas da torcida do mandante. Se brigarem entre si, como punição, portões fechados no próximo jogo como mandante.

23/03/2009 10:58

[elston] [renato.elston@zipnet.br] [Rio Claro-SP]
O jogo de ontem mostra o quanto o futebol está na mão de dirigentes dissimulados. O sscp fez de tudo para criar dificuldades para o SANTOS FC e sua torcida. Conseguiu. Os santistas não tiveram ingressos e foram ao estádio sob permanente ameaça de serem agredidos pela desproporção no número de torcedores. Assista a um jogo nessas condições e me diga se após 15 minutos todos não estarão dispostos a se defender, dos adversários ou da PM. O Marcelo Teixeira deve ser criticado por tudo, mas não por estar se defendendo de agressões sofridas em um camarote no meio dos torcedores rivais. Grande parte da imprensa é composta por torcedores parciais: veja transmissões da SporTV e os vídeos de sua equipe disponíveis na Internet. Não tem credibilidade e aguça a rivalidade (a torcida do SANTOS FC não é a única que se estranhou a imprensa esportiva) A imprensa apenas recebe de volta aquilo que proporciona. Mas, como sempre, a última palavra, a verdade instituída, é a do jornalista.

23/03/2009 10:56

[elston] [renato.elston@zipnet.br] [Rio Claro-SP]
O jogo de ontem mostra o quanto o futebol está na mão de dirigentes dissimulados. O sscp fez de tudo para criar dificuldades para o SANTOS FC e sua torcida. Conseguiu. Os santistas não tiveram ingressos e foram ao estádio sob permanente ameaça de serem agredidos pela desproporção no número de torcedores. Assista a um jogo nessas condições e me diga se após 15 minutos todos não estarão dispostos a se defender, dos adversários ou da PM. O Marcelo Teixeira deve ser criticado por tudo, mas não por estar se defendendo de agressões sofridas em um camarote no meio dos torcedores rivais. Grande parte da imprensa é composta por torcedores parciais: veja transmissões da SporTV e os vídeos de sua equipe disponíveis na Internet. Não tem credibilidade e aguça a rivalidade (a torcida do SANTOS FC não é a única que se estranhou a imprensa esportiva) A imprensa apenas recebe de volta aquilo que proporciona. Mas, como sempre, a última palavra, a verdade instituída, é a do jornalista.

23/03/2009 10:56

[laurentino.neto] [rio de janeiro-rj-brasil]
Acredito que a melhor forma de se acabar com a violência e a consequente paz nos estádios seja um processo de reeducação dos presidentes de clubes, vide a dupla Juvenal-Marco, que provocaram a torcida do Corinthians o tempo todo e ontem o presidente do Santos atirando copos nos torcedores, fato que o Sr. não citou. O futebol precisa de torcida nos estádios para se renovar para que as gerações vindouras, gostem de futebol, precisa de todas as torcidas em campo, basta escoltar e isolar a entrada dos visitantes e segurar por pelo menos uma hora sua saída, deixá-los esperando mesmo, isso é feito aqui no Rio e funciona e que a polícia esteja presente nos limitrófes do estádio e da rua.

23/03/2009 10:43

[victoraas] [Curitiba/PR]
Juca, quando teremos um clássicos MEIO A MEIO com 120 000 pessoas como nos anos 80. Chega de copiar modelo de Europa e EUA , é uma babação de ovo que só a classe média gosta. Que falta faz os clássicos com o Morumbi abarrotado.

23/03/2009 10:29

[João Pedro] [BH]
Ok, concordo com vc. Violencia é o fim da picada. Mas a mídia precisa também reflrtir muito. Jornalistas de SP falam de outros estados sem saber direito o que falam. Materias são feitas sem melhor apuração de fatos, etc… A midia esportiva anda uma vergonha!

23/03/2009 10:28

[techbaguete] [Cornélio Procópio – PR – Brasil]
É realmente lamentável que isso continue acontecendo. Tinha torcedor enfrentando a polícia como se fosse um torcedor rival. Não que uma ou outra dessas atitudes se justifique, mas enquanto o nível de educação continuar assim, estaremos ainda muito longe de ter estádios como na Europa, sem alambrados. E pensar que 2014 e o Mundial de Futebol no Brasil tá chegando… onde vamos parar?

23/03/2009 10:26

[leonardofreirepereira] [São Paulo, BR]
Já ia me esquecendo de um detalhe muito importante: tudo indica que a confusão começou nas numeradas, onde se acomodam os vips e autoridades. Engraçado que, por lá, não vi a polícia bater em ninguém. Ou seja, o tal ingresso de R$ 150 imuniza o torcedor contra a truculência policial e, na esteira dos vips, ficam protegidas as autoridades e os convidados. E pau em quem compra ingresso popular…

23/03/2009 10:14UOL Blog – Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.

[leonardofreirepereira] [São Paulo, BR]
Não se trata de fazer a defesa de torcidas uniformizadas, mas de reconhecer que a rivalidade insana e irresponsável de torcedores e dirigentes aliada ao despreparo da polícia (pra não falar da lambança do árbitro no final do jogo), resultam em cenas como as vistas no final do clássico. Torcedores devem ser punidos, dirigentes devem ser punidos, policiais devem ser punidos. Nem todo torcedor organizado é bandido, como nem todo tordecor tido como “autônomo” é santo. E o presidente do Santos é daqueles valentes que, cercados por seguranças, acham que podem dizer e fazer o que bem entendem. Insuflados, a torcida do Santos enfrentou a polícia, que agiu com a costumeira selvageria oficializada. E ainda há quem defenda ações daquela espécie, sob o imbecil argumento de que “ninguém apanha de graça”. Não esqueçamos que as autoridades que usam seus porretes estatais e agridem pessoas dentro do estádio são as mesmas que deveriam nos defender dentro e fora dele.

23/03/2009 10:03

[leonardofreirepereira] [São Paulo, BR]
Não se trata de fazer a defesa de torcidas uniformizadas, mas de reconhecer que a rivalidade insana e irresponsável de torcedores e dirigentes aliada ao despreparo da polícia (pra não falar da lambança do árbitro no final do jogo), resultam em cenas como as vistas no final do clássico. Torcedores devem ser punidos, dirigentes devem ser punidos, policiais devem ser punidos. Nem todo torcedor organizado é bandido, como nem todo tordecor tido como “autônomo” é santo. E o presidente do Santos é daqueles valentes que, cercados por seguranças, acham que podem dizer e fazer o que bem entendem. Insuflados, a torcida do Santos enfrentou a polícia, que agiu com a costumeira selvageria oficializada. E ainda há quem defenda ações daquela espécie, sob o imbecil argumento de que “ninguém apanha de graça”. Não esqueçamos que as autoridades que usam seus porretes estatais e agridem pessoas dentro do estádio são as mesmas que deveriam nos defender dentro e fora dele.

23/03/2009 10:02

[Paulistano] [S. Paulo SP]
ELES venceram! Com muita tristeza parei de ir aos estádios. Quem gosta de ser bem tratado, parou. Se o objetivo dELES era este, ELES conseguiram. Seja lá quem forem ELES…

23/03/2009 09:50

[sandro.a.cardoso] [Porto Alegre, RS, Brasil]
“… os copos d’água arremessados pelos cartolas do Santos…” – Cartolas, a pior torcida uniformizada.

23/03/2009 09:45

[leao] [Sao Paulo]
Juca, o imperador da Vila Belmiro incitou 2000 santistas a partirem para a briga contra 31000 corintianos. Seria um massacre. Não fosse à disposição de algun policiais abnegados. O ditador da zona do cais, Marcelo Teixeira, e seu staff incitaram os santistas. Ridiculo é ver programas esportivos, TV Gazeta, vendo e ouvindo as imagens de um presidente descontrolado, brigando com torcedores, tentar minimizar as palavras do dito presidente. Ele foi pior que presidente de torcida uniformizada. Incitou e correu, cercado de seguranças. Ontem foi fácil identificar quem incitou. Quero ver se alguém terá coragem de punir este sr. Dúvido.

23/03/2009 09:40

[hearns] [SP br]
Violência, violência pandêmica … E os inúteis Poderes Legislativo e Judiciário não fazem nada além de olhar para os seus respectivos subsídios e privilégios. E os omissos Governo e militares assistindo a tudo isso de camarote, sem qualquer “projeto de Brasil”. E os vândalos da Idade Contemporânea mandando ver no faroeste do Futebol : “ESSA TERRA NÃO TEM DONO !!!”. E não há como manter distãncia de toda essa gente … DEUS, me tire daqui.

23/03/2009 09:39

[marcio.dutra] [Curitiba – Parana]
Ontem Corinthians x Santos…quem demonstrou TOTAL FALTA DE PREPARO foi a POLICIA de SP! O que a policia pretendia encurralando os torcedores? batendo como se estivessem tocando gado (acho que gado tem mais respeito). NENHUM MEIO DE COMUNICAÇÃO comenta sobre a Policia, apenas dizem que a culpa é da torcida! Respeitem o torcedor!

23/03/2009 09:24

[Green Land] [Sao Paulo]
Mas isso eh o Brasil, Juca, ou vc acha que essa situacao algum dia vai mudar? Essa eh uma situacao cronica, onde o Estado lava as maos em tudo de ruim que ocorre nesse pais. E quanto a essas “agressoes gratuitas”, acho que vcs da imprensa estao colhendo o que plantam, nos comentarios e materias

23/03/2009 09:12

[erascaju] [São Paulo – Brasil]
Juca, É redundante falar sobre a violência de torcedores. Agora, de Diretores de clubes tb. será? Estava na numerada quando do camarote do Santos foi arremessada uma lata de refrigerante, cheia e fechada, que quase acerta um torcedor ao meu lado. Sem medo de exagerar: se acertasse matava! Depois o “santo presidente” vem falar em ações para coibir a violência. Deixo algumas perguntas: Quem vc. imaginava que viria ao Pacaembú torcer pelo Santos, sabendo que era minoria e enfrentando 30.000 “rivais”? Vende-se latas de refrigerante no estádio? Pq. deixam entrar gente com sinalizadores? A polícia agiu errado ao descer o cacete naqueles bandidos (todos, corinthianos e santistas)? Volto a dizer: nos arredores do Pacaembú e nos bairros que o rodeiam, foram várias as brigas que presenciei. Não é caso esportivo, é caso de polícia!!! Vai ter punição para os Diretores irresponsáveis do Santos? Sds. Eraldo

23/03/2009 09:11

[aneto1935] [São Paulo ]
Juca, não vi ninguém perguntando ao presidente dos “mártires” sobre a confusão ontem. E também sobre o torcedor que atirou uma bomba na própria torcida no jogo entre S.Paulo e Corinthians. Oh imprensa ruim, não sabe fazer as perguntas difícieis. Quando chegam cara a cara com o sujeito só ficam lambendo, etc, etc. Pergunta para ele se o Pacaembu tem que ser interditado para jogos, como afirmou em relação ao Morumbi, por causa de uma briga da torcida do corinthians e a Polícia? Coerência é o mínimo que se deve esperar de uma pessoa sensata, mas para quem chiou uma semana toda por que recebeu 10% dos ingressos e deu só 6% para o visitante, vamos querer o quê? Sensatez?

23/03/2009 09:06

[joaoalencarandrade] [Blumenau SC – Taubate SP]
Juca, a violência que vemos parte de todos os setores da sociedade. É como o tráfico de droga, achar que a favela vende e produz. São setores do “asfalto” que comandam. Nos estádios porque os cartolas protegem tanto as torcidas organizadas? Talvez nos setores mais caros dos estádios estejam os comandantes dos violentos.

23/03/2009 08:51

[gotthilf] [Rotterdam, Holanda]
Bom Dia Juca; Gostaria de sugerir uma enquete: Voce nao Corinthiano, gostaria de ter o Ronaldo no seu time esse ano? ()Sim ()Nao *Muita gente critica, fala mau, mas gostaria de saber o que eles pensam se o Ronalducho tivesse no time deles. Abraços

23/03/2009 08:50

[mata_leao] [Udia]
Esse presidente do Santos é realmente uma mala sem alça. Não é a primeira vez que ele causa tumulto num clássico. Já havia feito isso num jogo contra o São Paulo no Morumbi.

23/03/2009 08:49

[marcos] [www.marcos.mazo.nom.br] [São Paulo/SP – Brasil]
Sabe que eu até vejo vantagens nessa tal Carteirinha? Não as vantagens que eu gostaria, claro… Para mim, é meio que obvio que essa carteirinha é só um meio para alguem lucrar com a desgraça alheia (e acho que antes mesmo de divulgarem a ideia, esse alguem já tinha sido escolhido). Sabe aquela história que, as vezes que quando a fundação está muito afetada, é melhor bota o prédio abaixo e reerguer novamente? Então, acho que essa história inviabilizaria a realização de jogos para grandes plateias. Obvio que os marginais uniformizados iriam fazer ela, mas seria uma minoria. Será que algum torcedor do interior iria se preocupar em fazer a carteirinha para assistir um Corinthians e Palmeiras em Presidente Prudente? Será que as TVs gostariam de transmitir jogos sem aquele bando de loucos (não a fiel, aqueles que levam os filhos para o estádio), será que isso já não afetaria o delicado equilibrio financeiro? Será que as pessoas de bem se preocupariam em largar suas tarefas para ir atras?

23/03/2009 08:36

[u2-ltda] [São Bernardo do Campo – São Paulo – Brasil]
Juca, Acho que você está enganado quando diz que por serem tratados como animais esses “cidadãos” se portam como animais. Não é verdade. Tanto que os animais a que vc faz referência são aqueles localizados nos setores nobres do Pacaembu e da Vila Belmiro. São bem tratados. Aliás, queria ver a confirmação do que ouvi na CBN dizendo que o animal presidente do Santos Futebol Clube foi quem iniciou a bagunça toda. Infelizmente os animais não estão restritos aos estádios de futebol, no sábado fui ao cinema em um Shopping de Santo André. Um lugar de classe média, tranquilo, onde as pessoas não são maltratadas. Saiu um tumulto gigante entre os próprios animais e que a segurança penou para controlar. Pensando em iniciar um abaixo assinado para transformar todos os estádios de futebol em novos “Coliseus”. Você assina? abs Waldir Martins

23/03/2009 08:34

[branco00] [São Paulo]
E a violência dentro de campo ” O sr. Cristian Popó ” esmurrou o Neymar e ficou por isso mesmo, imagina se o Fabão faz isso no Ronaldo ?? a Globo estaria em campanha pela Paz, vocês da Imprensa Fazendo um turbilhão e não duvido talvez a igreja pedindo uma excomunhão.. É tudo continua igual !!!!!

23/03/2009 08:34

[bruxel] [http://novaescola.acholegal.com] [Curitiba – Paraná – Brasil]
>> continuando. enquanto aqueles que detêm o poder no nosso país continuam tratando das causas mais sérias somente pensando em seu próprio bem, e o pior, OFENDENDO a inteligência do povo com desculpinhas do século retrasado, retóricas cheias de vazio e arrogância intimidativa em seus discursos. Abraços, Juca.

23/03/2009 08:27

[bruxel] [http://novaescola.acholegal.com] [Curitiba – Paraná – Brasil]
>> … continuando. Esse tipo de coisa vem reforçar que o problema da violência não é apenas a torcida em si, mas sim a falta de capacidade (sim, capacidade, na mais simples concepção da palavra) daqueles que são “responsáveis” pelo espetáculo. Enquanto não houver boa-vontade de todos, enquanto não tomarem iniciativas fundamentadas realmente em provocar uma evolução, causar o bem, melhorar o mundo, nada vai funcionar. Vamos continuar com dirigentes que apenas querem ganhar mais com essa ou aquela situação, querem prejudicar essa ou aquela torcida organizada, querem que seus seguranças batam em torcedores adversários apenas por comemorarem gol no seu estádio, enfim, vai continuar essa falta de vergonha que existe hoje em dia e, infelizmente, vai continuar ainda por muito tempo. Desculpe ter me alongado tanto, mas é que não suporto mais vendo alguns jornalistas sérios tratarem de assuntos importantes de forma objetiva e clara, enquanto… continua >>

23/03/2009 08:24

[bruxel] [http://novaescola.acholegal.com] [Curitiba – Paraná – Brasil]
>> continuando. Todos estamos vendo essa palhaçada que vai gastar dinheiro e não vai resolver nada, vai ser mais um “esforço” sem foco de “governantes” despreparados. Te pergunto Juca, o que podemos fazer para que uma empreitada ridícula dessas nem chegue a começar? Agora falando um pouco da realidade de futebol que eu posso viver. A inglaterra estava completamente certa quando definiu que o problema em seus gramados era de segurança, e não de violência. Aqui em Curitiba temos a arena da baixada (sou torcedor do Paraná Clube). Um estádio que oferece segurança por sua infraestrutura, limpeza, organização, etc. As pessoas se sentem pessoas no estádio, não se sentem bichos, e é justamente porisso que as torcidas na arena provocam muito pouco problema. Mas sabe o que acontece? Mesmo com a torcida mais calma, focada no jogo, constantemente temos atos truculentos vindo de policiais militares, de seguranças do atlético… continua >>

23/03/2009 08:20

[bruxel] [http://novaescola.acholegal.com] [Curitiba – Paraná – Brasil]
Caro Juca, desculpe a falta de precisão mas ontem vi na TV um cidadão que estava no jogo de Corinthians X Santos falando que ele estudou, que ele foi atrás, que ele se informou e que todos deveríamos fazer o mesmo e apoiar a carteirinha de torcedor (ugh!). Eu fiz isso antes mesmo dele dar a dica, me informei com autoridades competentes (juristas, policiais que trabalham em jogos, etc), li opinião de gente que trabalha com futebol (jornalistas, dirigentes, etc) e até mesmo, por influência de diversos blogs, fui ler toda a história de como começou o combate à violência na Inglaterra. E a conclusão que cheguei é a mesma de muita gente, a de que a carteirinha não vai funcionar, não é constitucional, vai nivelar os torcedores por baixo e, claro, abarrotar o bolso de poucos com dinheiro público. É perigoso afirmar ser dono da verdade absoluta, Juca. Porém, nesse caso, a opinião do povo é unânime! continua >>

23/03/2009 08:14

[celso] [sao paulo]
Defendo ate certo ponto a tese de que diversos jornalistas sao tambem irracionais ao fazerem criticas e agirem como torcedores nas diversas emissoras.Os torcedores rivais desencadeiam sua ira contra os mesmos, pois afinal os jornalistas tem uma arma poderosa em suas mãos: o microfone.Porem tais atos de selvageria não se justificam !

23/03/2009 08:12

[edgartadeu] [São Paulo – BR]
Juca,você tem toda razão, a vilência prepondera entre as organizadas, porém não é exclusividade delas, o torcedor é muito mal tratado, o futebol só tem público pela paixão. O cara já entra no estádio no maior stress pois passa dificuldades já na aquisição de seu ingresso. Fui ao jogo Palmeiras X Barueri, resolvi de última hora, então me restou comprar o ingresso na hora do jogo, este se iniciaria às 16hs e as 14 hs estava eu na fila. A fila tinha umas 20 pessoas na minha frente, pois bem após 1 hora com a fila ainda com 10 pessoas na minha frente, comecei observar o que se passava, e percebi que cambistas não saiam dos guiches, pegam o dinheiro pelas grades compravam, repassavam, e ali ficavam. Os orientadores, uma verdadeira piada, são coniventes. Guiches abertos mas sem gente para atender, apenas metada funciona efetivamente. O objetivo, fazer com que a fila não ande, cresça cada vez mais, assim os cambistas vendem meia a preço de inteira no fim da fila. O torcedor já entra irritado.

23/03/2009 08:01

[Juliano Carvalho] [Milano]
Nao houve nenhum progresso nessa area nos ultimos 15, 20 anos.

23/03/2009 08:00

[vasco] [BELO HORIZONTE……..]
cadeia, xilindró para todos. Na hora que prender , julgar e panalizar essa turma, isso tende a acabar. As TVs tranmitem jogos em estudios unicamente por questões de custo e não por segurança dos seus funcionários, diga-se de passagem a transmissão é um horror.

23/03/2009 07:50

[davidemmanuel] [Rio Preto, SP]
Juca, concordo plenamente com você, e é uma pena pois daqui a pouco todos comentáristas serão iguais ao Flávio Prado, ou seja totalmente sem noção. Pra comentar aquilo que eu também estou vendo na minha casa, seria melhor deixar apenas o som ambiente.

23/03/2009 04:07

[L. Ordoñez] [Santos-SP]
Juca, me perdoe por discordar de você em relação à “ausência do Estado”. Não vejo sentido, num negócio que movimenta milhões de reais a cada rodada, a utilização de policiais pagos com o dinheiro do contribuinte. Há, inclusive, escolta para os marginais que vão aos estádios. Certo seria que os organizadores do eventos só o pudessem realizar assim que garantissem determinado números de seguranças (profissionais, claro) e de câmeras de vigilância. O mesmo já ocorre com o atendimento médico e a obrigatoriedade de ambulância em eventos para mais de 200 pessoas.

23/03/2009 02:59

[castro.jaime] [SP]
Juca, nunca vi você comentar sobre a apatia do governo do estado de SP que é de fato o responsável pelo policiamento e segurança nos estádios. O projeto da carteirinha é patético, ridículo mas o que seu amigo Serra faz?

23/03/2009 01:47

[gerson.rodrigues] [sao paulo, sp-br]
Juca, me perdoe, não é por isso que as emissoras estão levando os jogos para dentro do estúdio, é sim para reduzir custos e aumentar a produtividade. E esse “comentarista de estúdio”, não tem a mesma propriedade para falar, do que alguém que está assistindo o jogo no estádio, pois a TV limita a visao de ações táticas, ou não mostra que um jogador está se matando de correr, ou seja, a transmissão vis estúdio é infinitamente maligna ao futebol, assim como comentaristas que não vão aos estádios. Abraço

23/03/2009 01:45

[**] [Gjá, Sp, Br]
Primeiro, quero saber o que vc tem contra o Santos ?? Segundo, ao invéz de falar que o torcedor do Santos é animal e etc, Pq vc não escreve sobre a palhaçada que fizeram com a gente ?? Quero ver vc passar o que nós passamos, enfrentar caravana, ser revistados humilhadamente pelos PM e talvez ir com INSEGURANÇA à um classico, sabendo que estariamos em um nº muito inferior, Eai? Me responda pelo menos. /obrigado/

23/03/2009 00:39

[bernardocattapan] [RJ]
Juca. Um detalhe interessante que a imprensa não mostra. No Rio há mUITO tempo que não temos esse tipo de problema. Quando acontece é realmente um fato esporádico.O rio é uma cidade muito violenta, sim, mas o problema de violência nos estádios parece que o Rio soube resolver, ou minimizar.

23/03/2009 00:30

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência nos estádios não é só coisa de uniformizados é de Cartola Também

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format