Tela Capacitiva ou Tela Resistiva – Entenda a diferença entre elas

0
2.805 visitas

A febre dos tablets e dos smartphones tem popularizado a tecnologia touchscreen. É a tendência até mesmo para os monitores de PC´s e Notebooks, banindo futuramente o uso de mouse.

Porém há no mercado dois tipos de telas de toque e muita gente não sabe disso. Trata-se da Tela Capacitiva e tela Resistiva.

Eu pesquisei em muitos sites sobre o assunto e o que encontrei foram apenas explicações técnicas. Explicações que descrevem do que é feitos cada uma das telas, mas não esclarecem dúvidas e nem deixam claro a diferença entre elas.

O fato é simples:

Tela Capacitiva é feita de um material rígido que lembra vidro e é muito sensível ao toque. Descrevendo num português bem popular: é aquela tela dura que só funciona com o toque dos dedos. Não funciona com caneta stylus nem responde ao toque se você estiver usando luvas.

A Tela Resistiva é flexível e parece ser feita de plástico. Passe o dedo na tela do seu notebook que você saberá identificar uma tela resistiva quando se deparar com uma. Além disso, as telas resistivas respondem ao toque de caneta stylus e qualquer outro material rígido. Se você tiver usando uma luva, ela responderá ao toque normalmente.

Observando o que escrevi é provável que quem não tenha experimentado ambas tecnologias achem que as telas Resistivas sejam melhores, no entanto é muito pelo contrário.

As telas resistivas são mais baratas e de menor durabilidade. Equipam Tablets de baixo custo e smartphones mais antigos. Assim como aqueles computadores de mão, os PDAS (alguém se recordam dos PalmTops?).

As Telas Capacitivas são mais caras, equipam Tablets de ponta, como o Ipad, o Samsung Tab, o Motorola Xoom. Assim como smartphones Xperia 10, Samsung Galaxy e S; ou o mais famosos de todos, o Iphone da Apple.

Na hora de comprar um dispositivo Touchscreen, se puder escolha com tela Capacitiva. Infinitamente proporcionam uma experiência muito melhor que as telas resistivas.

Se for comprar um Tablet então, a única razão para escolher um com tela resistiva será se você não puder pagar mais pela tela Capacitiva. A diferença na qualidade é enorme.

 

Abaixo alguns modelos de Tablet que usam tela Capacitiva:

Motorola Xoom
Ipad
Samsung Galaxy Tab
Asus Transformer
Positivo Ypy
Blackberry Playbook

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar!
Digite seu nome!