Saramago – Morre o Escritor Português, um Mito da Literatura


O Escritor José Saramago morreu nessa sexta-feira, 18 de junho de 2010. Morreu em casa de multi-falha de orgãos.

O autor de “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a cegueira” morava em Lanzarote desde 1993 com a esposa, a jornalista Pilar del Río.

Vencedor do Prêmio Nobel de literatura, saramago é considerado um dos maiores escritores do mundo. Era Ateu e disparava duras críticas a religiosidade.

Mais sobre Saramago:

Saramago = Raphanus raphanistrum
Divisão: SpermatophytaSubdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Classe: Magnoliatae (Dicotyledoneae)Subclasse: Malvidae
Ordem: Capparales
Família: Cruciferae (Brassicaceae)
Espécie: Raphanus raphanistrumSubespecie: raphanistrum
Quando pegamos um nome Português derivado de uma planta, como Saramago, que é uma Terófita, assim como Carvalho que é uma árvore, Oliveira entre muitos outros, significa que eram Judeus-Portugueses convertidos ao Catolicismo para fugir da
Inquisição.

Os nomes populares para a planta em Portugal são:
Cabrestos; Ineixa; Labrêsto-branco; Rábão; Rábão-bravo; Rábão-silvestre; Saramago; Saramago-de-fruto-articulado; Saramago-de-fruto-grosso.
É uma planta que ocorre em toda a extensão do território Português, e muito famosa.
Saramago também era a alcunha da família de José de Sousa, sendo assim José de Sousa, foi registrado como José de Sousa Saramago.
Embora alguns biógrafos de José Saramago digam que ele era Jose Meirinho Sousa, isso é irreal, visto que até meados do século XX, em Portugal, era muito comum a esposa não incorporar o sobrenome do marido ao seu, e os filhos não terem o sobrenome materno. Além disso, muitos nomes compostos eram constituídos pela junção dos sobrenomes maternos e paternos, mas sim, pelo sobrenome paterno e a alcunha da família, como exemplo, meu avô que era Antonio José Pires Fundevila.
Seu sobrenome era Pires, e apenas ele, e dois irmãos (os mais velhos) tiveram o Fundevila incorporados aos nome, o resto da família eram apenas Pires, e sem sobrenome materno.
Não que isso fosse uma regra, muito pelo contrário, mas era costume em vilas do interior, dado à burocracia e custo.
Algo que não ficou esclarecido no post anterior, era hábito em Portugal, o filho mais velho ter o MESMO NOME QUE O PAI, hoje popularmente utilizado os pós nomes Junior e Filho. Sendo assim, Jose de Sousa Saramago, era filho de José de Sousa, conhecido por Saramago. Daí provavelmente vem o motivo da inclusão do sobrenome.

Segundo conversa do escritor com nosso famoso primo Evaldo Saramago Pinheiro (tem neto do Evaldo aqui na comunidade, podem confirmar com seu avô!), quando à muitos anos conversaram em uma visita do escritor ao Brasil, o mesmo afirmou que o pai adorava o sobrenome de nossa família, e por livre iniciativa, se autodenominou Saramago, o que encorreu no “erro”, em sua certidão de nascimento.

Um amigo meu, que estudou na faculdade comigo, e morou a vida inteira em Portugal, veio com uma história que José Saramago em entrevista à televisão portuguesa esclareceu que as famílias do Norte de Portugal, que tinham sobrenome derivados de sobrenomes espanhóis, como Souza/ Sousa e Perez/Peres e Pires, costumavam colocar alcunhas no lugar do sobrenome para ficarem, digamos mais, nacionalistas, outras vezes, como já disse anteriormente, não era costume no interior colocar o sobrenome materno, sendo assim, segundo esse amigo, Saramago seria o sobrenome do Pai do José Saramago.

Evaldo Saramago Pinheiro teve contato com Jose Meirinho de Sousa, registrado no cartório de nascidos de Portugal como Jose de Sousa Saramago, filho de Jose de Sousa, conhecido desde que serviu na França, durante a primeira Grande Guerra como Saramago.

Ninguém sabe de verdade o motivo, pelo qual Jose de Sousa, era conhecido por Saramago, mas segundo mais de um parente, tinha haver sim com a família ex judia Saramago.

A família Saramago, pelo que consta, era muito rica e ao se tornar novos cristãos e ao adotar o novo sobrenome Saramago, perderam tudo e ficaram pobres, vieram para o Brasil em diversos momentos, principalmente durante o ciclo da borracha no Norte do País, e retornaram Semi-Ricos para Portugal, foi assim que cada um deles, um deles meu bisavô, comprou o casarão Saramago. Ao que averiguei existem 3 casarãos Saramago e eles não eram irmãos, acho que não, mas primos irmãos!

Até aonde sei, os Saramago, sempre procuraram manter a linhagem pura casando entre si… isso é sinal de alguma nobreza perdida…

Os Saramagos sempre procuram os Saramagos… parece que nossa família procura se fechar nela mesma…

Entrevista com José Saramago


Saramago Critica as Religiões e Nega Existência de Deus


Livros Essenciais de Saramago

“Levantado do Chão” (1980)

“Memorial do Convento” (1982)

“O Ano da Morte de Ricardo Reis” (1984)

“História do Cerco de Lisboa” (1989)

“O Evangelho segundo Jesus Cristo” (1991)

“Ensaio sobre A Cegueira” (1995)

“As Intermitências da Morte” (2005)

“Poesía Completa” (2005)

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 123

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. @debatedordaoeste Olá amorzinho minha querida pequenina , e diz vc que não vai ao google a minha procura “freud” explica , né “vize” e etc … Quando eu escrevo algo existe uma razão para tal minha beleza ! Eu não vivo as custas do Estado a simular álgo para não trabalhar , nem ando pelas “costas” como fez teu amigo a chamar os outros de filho da pu** … beijinhos debinha minha querida

  2. Voce que é ateu mostre a sua força contra todas as religioes :;
    se INSCREVA-SE NO MEU CANAL QUE VAI SER O MAIOR CANAL ANTI _ RELIGIOSO DO BRASIL

  3. @debatedordaoeste Estranho ,eu comentar sobre carater.Sendo que eu mesmo não tenho ,aff cada um viu ! kkkkkkkkkk

  4. @guitmm
    Que pena! Se vc não possui o domínio da sua própria língua, quem dirá de uma outra língua. Eu costumo entender tudo o q os tugas dizem ( com exceção de expressões locais, claro). Procure assistir vídeos de portugal (sem legendas, óbvio) .O fato de NÃO conseguir entender a sua própria língua falada de um modo um pouco diferente, apenas evidencia um total desconhecimento do seu próprio idioma. Não é uma crítica, apenas uma idéia 🙂

  5. @guitmm @guitmm
    Que pena! Se vc não possui o domínio da sua própria língua, quem dirá de uma outra língua. Eu costumo entender tudo o q os tugas dizem ( com exceção de expressões locais, claro). Procure assistir vídeos de portugal (sem legendas, óbvio) .O fato de NÃO conseguir entender a sua própria língua falada de um modo um pouco diferente, apenas evidencia um total desconhecimento do seu próprio idioma. Não é uma crítica, apenas uma idéia 🙂

  6. @NatiFRLD Quem desconhece o próprio idioma é você, afinal “Portugal” é um nome próprio, não um substantivo qualquer. 🙂
    Enfim, cansei de trolls. Está bloqueado(a).

  7. @guitmm
    Agora vc vai reclamar pq escrevi “clraro” tbm? rs,rs. Talvez reclame de alguma vírgula, sei lá… Aliás, vc NÃO reparou, mas tbm escrevi “Língua”, com inicial minúscula, e tal palavra qdo se refere a idioma tem q ser grafada com inicial maiúscula 🙂

  8. Quanta falta ele nos faz! A literatura em luto! O homem, o escritor, os seus pensamentos, ele se foi e deixou uma grande lacuna que demora´ra muito a ser preenchida! Salve Saramago! @meire_bv

  9. @seucoelho hoje não existe um portugues que não entenda um brasileiro! Mas faz uns mais de 30 anos não era assim, qd surgiu a 1ª telenovela Gabriela, era necessária muita concentração e persistência para enterder o vosso sotaque. Lamentavelmente a ponte entre nós só se fez num único sentido. Existiu um certo autismo das instituições culturais brasileiras que se propaga depois aos cidadãos. Felizmente isso está mudando.

  10. @mdcorreia também concordo, temos que pensar nos direitos dos surdos. Já para os que não possuem deficiencia auditiva é meio caminho andado para se tornarem deficientes mentais.

  11. “como ás vezes o portugues do outro lado vos soa estranho” é porque não têm o menor interesse em o escutar mais vezes adaptando vosso ouvido para a Lingua mátria, e esse desinteresse geral de um povo pela origem da sua cultura é simbólico a respeito da sua identidade.

  12. Deveriam colocar uma nova cadeira nas universidades……SARAMAGOLOGIA….creio que isso faria os imbecis que formam atualmente a grande maioria da populacao mundial um pouco mais esclarecidos( a estupidez humana nao e apanagio de nenhuma raca ou nacao…ela foi distribuida por todos) SARAMAGO PARA TODOS

  13. Saramago foi um homem sábio. Hômi-Sabído se traduzirmos pro português brasileiro de origem nordestina que seria a região mais provável te ter aparecido um Saramago. Coisa que nem @ricardofaust e nem @MultiEscriba foram sensíveis de perceber.

Saramago – Morre o Escritor Português, um Mito da Literatura

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format