Home / Diversas / Opinião / Projeto Cinema Livre em Parauapebas

Projeto Cinema Livre em Parauapebas

Nos dias 21 e 22 de novembro Parauapebas vai receber o projeto Cinema Livre, evento que contará com exibições gratuitas de filmes e homenageará os cineastas paraenses Priscilla Brasil e Alan Rodrigues. O projeto visa a popularização do cinema, tornando este acessível a todos, principalmente no interior onde raramente há locais como salas de cinema.

Homenageados – Os homenageados do evento são cineastas paraenses que se destacaram no cenário nacional com suas produções. A documentarista Priscilla Brasil, que produziu os documentários premiados: “Serra Pelada – Esperança não é um sonho” e “As Filhas da Chiquita”. Já o diretor Alan Rodrigues foi o vencedor do 1º DOC TV, realizado pela antiga TVE, com o curta: “Açaí com Jabá”. Todos os filmes dos cineastas vão ser exibidos durante o evento.

Objetivo – O objetivo do projeto é a democratização do cinema, formando público para produções alternativas que raramente são exibidas no interior. As oficinas vão ser responsáveis em despertar o olhar crítico e instruir tecnicamente os futuros cineastas, assim pondo produções do interior paraense na rota dos grandes festivais alternativos brasileiros. E o mais importante: proporcionar diversão e entretenimento.

Realização – Os produtores do Projeto Cinema Livre já são conhecidos do público, agora dando continuação a antigos projetos do Labirinto Cinema Clube (1ª e 2ª Mostra de Cinema de Parauapebas). Atualmente o grupo se se encontra em reorganização, partindo pra novas idéias e novos projetos, entre eles encontram-se: Rubens Motta, Carlos Viana e Djair Oliveira (foto).

CRONOGRAMA DAS OFICINAS

Oficinas:
– Oficina de roteiro (cinema / documentário / vídeo experimental)
– Oficina de direção (cinema / documentário / vídeo experimental)

Duração das oficinas: 1 dia

Carga horária: 4 (quatro) horas.

Turmas: 2 (duas) turmas de 15 (quinze) alunos cada.

Plano de ação: Realizar duas oficinas que envolvam: concepção de roteiro; teoria e prática na direção da obra audiovisual. Entrega de certificados no último dia das oficinas.

Conteúdo programático:

Oficina de roteiro e vídeo digital e Oficina de Direção: Encontro, conversas, discussões, explanações e teoria sobre roteiro. Exibição e análise de filmes. Concepção do roteiro através da demarcação da cidade, do povo e dos costumes locais. Apresentação do equipamento. Formação de equipe e a hierarquia no cinema. Exercício de campo (jornadas videográficas).

CRONOGRAMA DAS MOSTRAS DE CINEMA

Local: Centro de Conferência TWA Brasil / HSS – Parauapebas – PA.

Horário: 18h.

Será realizada uma Mostra de cinema, com exibição dos filmes: “SERRA PELADA, Esperança não é sonho”; “As filhas da Chiquita” e “Açaí com Jabá”.
A Mostra será realizada para um público bem amplo e com a finalidade de formação de platéia e entretenimento. O objetivo desta Mostra será de educação e aprimoramento do olhar, análise fílmica, e geração de discussão.

Grade da Mostra e Oficinas:
Sexta-feira: “SERRA PELADA, Esperança não é sonho”; “As filhas da Chiquita” e “Açaí com Jabá”.
Sábado: Oficinas de rote4iro e vídeo digital e Oficina de Direção.

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP.
Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Lei a Favor dos Homossexuais é Barrada no Senado – Deputado Bolsonaro Agradece

A votação para o projeto lei que criminaliza o preconceito contra homossexuais foi barrada no …

3 comentários

  1. По правде говоря, сначала не очень то до конца понял, но перечитав второй раз дошло – спасибо!

  2. Да уж. В этом блоге хоть комментаторы нормальные.. А то пишут обычно в комментарии ерунду всякую.

  3. Я бы сказала о монументальности, грандиозности некоторых сюжетов. А назвала бы – “нефильтрованный реал”. На мой взгляд, красота – это все-таки другое: лучшее, чистое, избранное, заставляющее трепетать и поражаться. Можно найти красоту во всем, но всё скопом – не есть красота. Имхо.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *