Personalize a Interface do Windows 7 – Dicas de Informática


A INTERFACE COM SEU TOQUE

Há várias maneiras de mudar o visual do Windows 7 e ajustar a interface ao seu modo de trabalhar

As p r i n c i p a i s mudanças do Windows 7 estão na interface e na forma de operar o s i s t e m a . Tudo ficou mais intuitivo e prático. Apesar disso, há v á r i a s formas de personalizar as j a n e l a s , s e j a para ganhar maior funcionalidade ou ainda para manter um pouco do estilo das versões anteriores do Windows. Fique por dentro de algumas das novidades da interface e conheça formas de modificação do visual do Windows 7 com essas 24 dicas.


JUNTE TUDO NO TEMA
Os temas no Windows 7 tornaram-se uma forma prática de empacotar papéis de parede, cores para as janelas, sons e proteção de tela. Depois de modificar quaisquer desses itens, surge um novo tema, denominado Tema Não Salvo, que é acessado dicando-se com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolhendo Personalizar. Para criar um pacote para distribuição do visual atual do desktop, clique com o botão direito do mouse em Tema Não Salvo e escolha Salvar Tema Para Compartilhamento. Dé um nome ao novo tema e pressione OK. Depois, é só distribuir o arquivo com extensão THEME. O que ficou faltando foi a distribuição de widgets, já que só os ajustes de papel de parede, janela, som e proteção de tela são gravados.


PAPEL DE PAREDE PERIÓDICO
Um truque bem simples mas interessante do Windows 7 é a troca periódica de papeis de parede. Para fazer isso. clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha Personalizar. Clique no link Plano de Fundo da Área de Trabalho. Em Local da Imagem, escolha uma pasta onde estejam as fotos para o papel de parede. Marque todos os itens que serão alternados e escolha um intervalo de tempo para a troca em Alterar Imagem a Cada Clique em Salvar. Note que. se você salvar um tema depois de escolher várias imagens como papel de parede, todas elas farão parte do arquivo de tema gravado.


TELAS DE FUNDO POR RSS
Essa dica vem do blog oficial do Windows 7. criado pelos programadores do sistema na Microsoft. É possível modificar as telas de fundo do sistema operacional usando como base um canal RSS. em vez de uma pasta no HD. Comece baixando o arquivo em www.info.abril.com.br/downloads/teflw-para-windows-7-com-rss. Ele já vem pré-configurado para usar os papéis de parede do serviço de buscas Bing, da Microsoft. Se quise mudar para um canal RSS próprio, abra o arquivo com o Bloco de Notas e troque os textos após DisplayName e RssFeed para, respectivamente, o nome do canal e seu endereço RSS. Grave tudo (preferencialmente com outro nome), mantendo a extensão THEME. Clique duas vezes no novo arquivo para instalá-lo como um tema do Windows 7. pressionando, em seguida. Baixar Anexos. Um ponto importante: nem todos os canais RSS com imagens funcionam para esta dica. Somente os que usam as imagens como um item do tipo endosure do RSS.

MUDE A TELA DELOGIN
O Windows 7 vem pronto para a personalização da tela de login, apesar de os ajustes ficarem escondidos no Registro do sistema operacional. Mesmo com esse recurso interno, dá menos trabalho usar um programinha pronto para esse fim. o Logon Changer (www.info.abril.com.br/downloads/logon-changer). Ele ajusta automaticamente as imagens carregadas e modifica o visual da tela de login.

BOTÃO DE LOGIN PERSONALIZADO
Se as cores usadas na tela de login deixam o botão pouco visível, existe um truque para mudar a tonalidade dele. Mas será preciso mexer no Registro do Windows 7. Tecle regedit no campo de busca do menu Iniciar. Navegue até HKey.Locai.Machine > Software > Microsoft > Windows • CurrentVersion > Authentication > Logonlll. Clique com o botão direito do mouse no lado direito da janela e escolha Novo > Dword. Dê o nome de ButtonSet para o novo item. Depois, clique duas vezes nele para definir o valor, que configura o botão de login. Use os números de O a 2, sendo o primeiro o ajuste padrão e o último, a versão mais escura do botão.

TRAVA PARA 0 MOUSE
O recurso Trava de Clique facilita a operação de arrastar e soltar para arquivos, janelas ou quaisquer outros elementos do sistema
operacional. Quando se segura o botão esquerdo do mouse por alguns segundos ao selecionar um ou mais itens, o
Windows 7 simula que esse botão esteja sempre pressionado, bastando soltá-lo e arrastar o item normalmente. Para soltar, pressione novamente o botão esquerdo do mouse. Para ligar o recurso Trava de Clique, pressione a tecla Windows e digite, no campo de pesquisa, o texto Mouse, seguido de Enter Na guia Botões, marque a opção Ativar Trava de Clique. Se quiser ajustar o tempo necessário para que o comando de arrastar seja detectado, pressione o botão Configurações e modifique a posição do controle na janela que surge.

VEJA 0 DESKTOP
O Windows 7 traz um atalho rápido para visualizar ícones, arquivos e outros elementos na área de trabalho. Ele já vem habilitado na instalação padrão do sistema: basta mover a seta do mouse para o canto inferior direito da tela para visualizar o desktop. O recurso é bem parecido com os atalhos de canto de tela do Mac OS X. Se você quiser desabilitar o Aero Peek, dique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha propriedades. Na guia Barra de Tarefas, desmarque a opção Usar Aero Peek Para Visualizar Área de Trabalho.


ACESSO RÁPIDO DE VOLTA
Na interface do Windows 7. não há mais a barra de acesso rápido. Esse recurso foi substituído pelos ícones de programa, que ficam fixos na barra de tarefas. Para que ela volte a aparecer, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e acesse Barra de Ferramentas >Nova Barra de Ferramentas. No campo Pasta, digite o seguinte texto: %userprofile%\AppOata\Roaming\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch. Clique em Selecionar Pasta para adicionar a barra de acesso rápido, que fica ao lado esquerdo da área de notificação. Para remover o texto que aparece e aumentar o número de ícones mostrados, primeiro clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e desmarque Bloquear a Barra de Tarefas. Depois, clique em Quick Launch com o botão direito do mouse e desmarque as opções Mostrar Texto e Mostrar Titulo. Por fim, arraste o delimitador da barra de acesso rápido para a esquerda, aumentando o número de ícones mostrado. Para sumir com a barra de acesso rápido, clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse, escolha Barra de Tarefas e desmarque a opção Quick Launch.

ENCARE AS JUMP LISTS
As jump lists são atalhos rápidos para recursos ou operações de um programa. Elas são acessadas com um clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo na barra de tarefas, ou ainda clicando no ícone com o botão esquerdo e arrastando o mouse para cima. No Internet Explorer 8, por exemplo, a jump list permite abrir uma nova guia ou ainda ligar o modo de navegação privada (sem guardar dados de histórico). Existem ainda poucos programas com suporte a jump lists, mas esse número deve aumentar nos próximos meses. É possível criar um item de jump list manualmente, arrastando um arquivo e soltando-o num ícone do programa, na barra de tarefas. Nesse caso. o item criado abre o arquivo arrastado com o programa no qual ele foi solto. Assim, por exemplo, ao arrastar um arquivo de link para a internet para o ícone do Firefox, é criado um item da jump list desse programa, que abre o site relativo ao link.

VOLUME NO AUTOMÁTICO 6
O ajuste automático de volume é um recurso interessante para quem assiste a filmes, ouve música ou joga no micro, mas precisa ficar de olho em mensagens do sistema ou no Skype. O recurso reduz o volume do aplicativo em execução caso seja disparada uma mensagem do sistema. No entanto, para máquinas que não precisam desse recurso, como as destinadas somente a tocar conteúdo multimídia, é interessante desabilitá-lo. Para isso, clique no Ícone de alto falante na área de notificação e. depois, em Mixer. Pressione o botão sobre Sons do Sistema. Na janela que surge, passe à guia Comunicações e selecione a opção Não Fazer Nada. Clique em OK e pronto.

TODOS OS DRIVES NA TELA
O Windows 7 nào mostra drives vazios no Windows Explorer. Por exemplo, o drive de DVD só aparece quando um disco é inserido. O mesmo ocorre para leitores de cartões de memória. Mas é possível mostrar todos os drives. va2ios ou não. bastando um ajuste rápido. Abra o Windows Explorer e clique em Organizar. Selecione a opção Opções de Pasta e Pesquisa. Depois, passe à guia Modo de Exibição e desmarque, em Configurações Avançadas, a opção Ocultar Unidades vazias na Pasta Computador.


DESLIGUE AS AMOSTRAS
Se a geração de imagens de amostra de arquivos está deixando a navegação nas pastas muito lenta, é possível desabilitar esse recurso. Para isso. abra o Windows Explorer e clique eni Organizar, escolhendo, depois. Opções de Pasta e Pesquisa. Passe à guia Modo de Exibição e. na seção Configurações Avançadas, marque a opção Sempre Mostrar ícones, Nunca Miniaturas. Com isso. além das imagens de amostras de vídeos, o recurso também será desligado para fotos e outros formatos, como PDF.

E-MAILS RÁPIDOS
A barra de tarefas do Windows 7 pode mostrar ações rápidas relacionadas a aplicativos, de forma personalizada. Isso é útil, por exemplo, para acessar modelos de mensagens no Outlook. Para fazer isso, crie uma nova mensagem no programa e, depois, acesse o Botão Office > Salvar Como > Salvar Como. Tecle um nome para o modelo de mensagem. Então, no campo Tipo. escolha a opção Modelo do Outlook e pressione Salvar. Abra a pasta C:\Usuários\login\AppData\Microsoft\Modelos (substituindo login pelo nome do usuário) e arraste o arquivo de modelo criado para o item do Outlook na barra de tarefas. Com isso, para criar um novo e-mail baseado no modelo, basta clicar com o botão direito no ícone do Outlook na barra de tarefas e escolher o item apropriado.

LIMPEZA DAS NOTIFICAÇÕES
Se a área de notificação do Windows 7 esta muito cheia de ícones, dá para manter só os mais importantes. A configuração é semelhante à do Windows Vista. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha Propriedades. Na guia Barra de Tarefas, pressione o botão Personalizar, na seção Área de Notificação. Serão listados todos os ícones que já apareceram na área de notificação. Para cada um deles, é possível selecionar três opções, que alternam entre mostrar tudo (ícone e notificações do programa), apenas notificações ou nada. Para aplicativos que serão sempre acessados na área de notificação, escolha a opção de mostrar tudo. Já para aqueles que só enviam avisos eventuais, fique somente com as notificações.

TEXTO DE VOLTA
Quem não gostou da interface mais voltada a ícones do Windows 7 pode trazer os textos de volta à Barra de Tarefas, deixando o visual dela mais parecido com a barra do Vista e do XP. Para isso, clique nela com o botão direito do mouse e escolha Propriedades. Na guia Barra de Tarefas, marque a opção Usar ícones Pequenos e. em Botões da Barra de Tarefas, escolha Nunca Combinar. Clique em OK e pronto. Se você só quiser ganhar área útil na tela. e ainda ter espaço de sobra para vários ícones na barra de ferramentas, siga os passos anteriores, mas marque Usar ícones Pequenos e ative a opção Sempre Combinar, Ocultar Rótulos.

JANELAS QUE SE MOVEM
O Windows 7 traz alguns atalhos rápidos para redimensionar janelas com o mouse. Se uma janela for arrastada até o topo da tela. movendo o mouse um pouco mais para cima fará com que o aplicativo seja maximizado, ocupando todo o monitor. Movendo a janela para o lado esquerdo ou direito, o aplicativo passa a ocupar uma das metades da tela. conforme a direção para a qual foi movido.

BALANCE 0 PROGRAMA
Quer limpar o desktop, deixando só um aplicativo visível? Clique na barra superior da janela desse programa e balance-a
de um lado para o outro. Todos os outros aplicativos serão minimizados automaticamente. Se a operação for repetida, os
programas voltam aos lugares anteriores. É uma opção interessante para dar foco a um programa, tanto para o usuário
quanto para o sistema operacional, que normalmente dá menor prioridade aos itens minimizados.

REDIMENSIONE OS ÍCONES
Um recurso do Windows Vista que foi mantido no Windows 7 é a possibilidade de alterar rapidamente o tamanho dos ícones na área de trabalho. Você só tem de girar o botão central do mouse (a rodinha) enquanto mantém pressionada a tecla Ctrl. O movimento para trás reduz o tamanho dos ícones, enquanto o movimento para a frente torna-os maiores.

COMANDOS ANTIGOS
As jump lists. acessadas quando se clica com o botão direito do mouse sobre os ícones na barra de tarefas, são interessantes. Entre as possibilidades que oferecem está a de fechar o programa. Mas cadê as antigas opções Restaurar, Mover, Minimizar, Maximizar e Tamanho? Continuam disponíveis, mas para ter acesso a elas é preciso teclar e manter pressionadas as teclas Shift e Ctrl enquanto se clica com o botão direito do mouse no ícone.

FIXO OU NÂO?
Por padrão, o Internet Explorer mantém-se como um ícone permanente na barra de tarefas do Windows 7. Mas se você é fã do
Firefox, do Opera ou do Chrome e nem dá bola para o navegador da Microsoft, pode se incomodar com essa presença. Para removê-lo dessa posição fixa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção Desafixar Este Programa da Barra de Tarefas.
Para incluir seu browser preferido como item permanente, faça o processo contrário. Com o programa aberto, clique em seu ícone na barra de tarefas com o botão direito do mouse e escolha Fixar Este Programa na Barra de Tarefas O mesmo truque, evidentemente, serve para facilitar o acesso a qualquer programa de uso freqüente.

AJUSTES MAIS ÀMÂO
Os ajustes para a personalização do desktop no Vista eram acessados com um clique com o botão direito do mouse na área de trabalho. No Windows 7 também. A diferença é que na nova versão algumas configurações ficaram mais próximas. Ou seja, não é preciso navegar por várias janelas até chegar a elas. A alteração da resolução de tela, por exemplo, aparece diretamente nesse menu (antes, era preciso clicar em Personalizar e. na janela seguinte, em Configurações de Vídeo). O item Opções Gráficas desse menu também traz novas possibilidades de configuração. Além disso, o novo menu de contexto inclui o item Gadgets. que facilita a localização e a inserção de widgets no desktop.

NOVO LUGAR PARA O ÍCONE
Quando se alterna freqüentemente entre dois dos programas abertos pode ser melhor tê-los lado a lado na barra de tarefas e não afastados por outros aplicativos em uso. Até o Windows Vista não havia a possibilidade de movimentá-los na barra. A única saída é fechar todos e abri-los na seqüência certa – o que, convenhamos, é um trabalhão. No Windows 7, os ícones são deslocáveis. Basta clicar num deles e, mantendo o botão do mouse pressionado, mover para a direita ou para a esquerda até encontrar a nova posição na barra. O mesmo truque, por sinal, vale para o rearranjo dos ícones na área de notificação.


DE VOLTA À ÁREA DE NOTIFICAÇÃO

O Windows Live Messenger ficava na área de notificação do Windows, mas na versão 7 seu ícone permanece na barra de tarefas. Essa solução é prática porque, por meia dela, você pode trocar seu status ou acessar outros serviços Windows live de forma mais fácil e rápida. Mas se você preferir o modo antigo, feche o Live Messenger, localize o ícone do programa (Iniciar > Todos os Programas), clique nele com o botão direito do mouse e escolha Propriedades. Na guia Compatibilidade, marque Executar Este Programa em Modo de Compatibilidade e selecione Windows Vista na lista logo abaixo.

INICIAR DO SEU JEITO
O menu Iniciar também é personalizável – com algumas pequenas modificações, as possibilidades de ajuste são praticamente as mesmas disponíveis no Windows Vista. Para ter acesso a elas. clique com o botão direito do mouse no ícone correspondente e selecione Propriedades. De cara, você pode escolher a ação do botão de energia e definir se quer armazenar e exibir os programas e itens abertos recentemente. Se quiser ir mais fundo, clique no botão Personalizar. Você vai encontrar uma série de configurações para a aparência e o comportamento de links, ícones e menus.

Artigos Relacionados:

  • Related posts on Informática
  • Quasar – Todo Informática » Blog Archive » La RIAA dice que

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pingback: Entendendo a Wikipedia – Entrevista com o presidente da Enciclopedia Jimmy Wales | Dramático Expressivo
  2. cara tentei faze o que voçê falo sobre o som, mas não adianto nada por que ele continua reduzindo o som quando detecta o som do TS3.
    gostaria de saber se tem solução por que to de saco cheio disso de fica baixando e subindo som!!
    vlws aew

Personalize a Interface do Windows 7 – Dicas de Informática

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format