Palavra de Psicólogo – Teorias do Amor – As diversas formas de amar


Milhões de dólares são gastos anualmente em pesquisas que buscam a compreensão de um dos maiores mistérios da natureza: o amor. Na companhia de meia dúzia de outras espécies, o Homem é um dos poucos capaz de relacionar-se por tempo indeterminado com um só parceiro, aliando profundos e complexos sentimentos à função básica do sexo, a reprodução. É justamente esta característica distinta que torna o entendimento tão complicado, e posso dizer que até hoje cientistas de todo o mundo não foram mais felizes nesta tarefa do que os músicos, poetas, enfim, artistas de um modo geral que se dedicam à exaltação desta belíssima capacidade humana. Mas há, isto é verdade, teorias muitíssimo interessantes. E de todas a que mais me agrada é a popularmente conhecida como “as cores do amor”.

A teoria dos estilos de amor, desenvolvida pelo pesquisador canadense John Alan Lee, faz uma analogia com a roda de cores para definir seis estilos principais, sendo três primários (Eros, Ludus e Storge) e três secundários (Pragma, Mania e Ágape). Da combinação destes estilos principais derivam milhares de estilos terciários. A teoria formulada por Lee defende que há diversos modos de amar e ser amado, e os estilos surgem como verdadeiros padrões de relacionamentos. Vale frisar que os estilos de Amor poderiam mudar ao longo da vida, em função das experiências pessoais de cada um. Brevemente disponibilizaremos um teste para determinar os estilos dos Quiçabidinhos, bem como explicações mais detalhadas sobre cada um deles.

A energia dispensada e o cuidado com os detalhes na elaboração e comprovação de teorias como essa são imensos, e tais esforços são muito bem-vindos. De cada uma delas podemos tirar conclusões interessantíssimas, que nos ajudam a compreender o outro e principalmente a nós mesmos. Da teoria de Alan Lee, por exemplo, deduzimos entre outras coisas que as pessoas se apaixonam e expressam os sentimentos de maneiras diferentes, e que portanto devemos tomar imenso cuidado ao interpretar as atitudes de nossos parceiros. Muitos se sentem menos amados quando na verdade recebem aquilo que o outro pode oferecer. Há outros motivos para a existência de tais diferenças, e falaremos sobre eles em nossas próximas conversas! Um abração a todos os Quiçabidinhos!!!



  1. Oi, bom dia!!! Gostaria de fazer uma pergunta ao Dr. Sergio a respeito de comportamento. Conheci um rapaz pela internet há 6 meses, nos conhecemos pessoalmente e é como se nos conhecêssemos há anos; já tivemos envolvimento afetivo, mas ele tem muito medo de admitir que gosta de alguém e que gostaria de estar comigo. Na maior parte do tempo, ele não transparece nenhum tipo de sentimento, mas sempre deixa escapar alguma coisa que eu percebo e utilizo para descobrir mais sobre ele. Ele diz que não sabe o que é uma paixão, mesmo tendo namorado uma menina por 4 anos… Nunca pensei que existiria alguém assim, que não acredita que pode sentir paixão ou amor. O que posso fazer para quebrar essa barreira???? Ps: ele tem 26 anos. Muito obrigada pela atenção!!!! Estou a disposição caso haja alguma dúvida. Um abraço, e um bom dia.
  2. Dr. Sergio, em janeiro deste ano conheci uma garota no trabalho. Sou muito tímido no que se refere a relacionamentos e fiquei um certo tempo observando ela de longe. Certo dia tomei coragem e puxei assunto com ela. Começamos a conversar e descobrimos que gostávamos de muitas coisas em comum, aliás, quase tudo. Certo dia, ela me disse que queria muito ver um filme que estava entrando em cartaz, e eu, muito timidamente perguntei se ela queria assistir ao filme comigo. Ela disse que sim. Até então não havia rolado nenhum papo sobre sentimentos entre nós, inclusive eu não perguntei se ela tinha namorado nem ela a mim. Comentei sobre o assunto com uma amiga do trabalho e ela me deu a maior força. Um dia antes do dia que marcamos para o cinema, esta minha amiga me chamou e disse que iria me avisar de algo… Ela disse que havia visto a garota com um rapaz no banco, e que pelo modo como estavam, pareciam ser namorados. Esta notícia me gelou, pois eu es t a! va entendendo a atenção que ela me dava como se estivesse rolando algo. No dia seguinte fui ao cinema com ela, assistimos o filme normalmente e eu fiquei meio travado na presença dela. Depois que nos despedimos, fiquei pensando em tudo que eu podia ou devia ter falado e não falei. Acabei ligando pra ela, meia hora depois e dizendo que estava apaixonado por ela. Ela me disse que não dava pra falar sobre isso por telefone e que conversaríamos no dia seguinte. Procurei por ela mas ela ficou fugindo de mim por uns 15 dias. Depois voltou a falar normalmente, mas toda vez que eu toco no assunto, ela desconversa. De lá pra cá, já fomos ao cinema mais 3 vezes, e sempre fico com medo de retornar ao assunto. Mandei flores pra ela mês passado e ela me ligou chorando dizendo que tinha ficado emocionada. O que acho muito estranho é que ela nunca admitiu pra mim ter namorado… As vezes ela diz pra mim que foi ao cinema, mas sempre diz que foi com a prima ou a mãe. Sei que ela gosta de mi m ,! mas não estou entendendo bem o que está acontecendo… O! que o sr. acha que devo fazer?

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavra de Psicólogo – Teorias do Amor – As diversas formas de amar

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format