Home / Diversas / Destaque / O que você precisa saber antes de Servir o Exército

O que você precisa saber antes de Servir o Exército

Você é daqueles que sonham com uma farda camuflada? Fica doente quando vê filmes de guerra, se imaginando no lugar dos soldados? É daqueles que acredita plenamente no lema do exército: Braço forte, mão amiga!?

Ou você é daqueles que vivem frustrados porque enfrentaram uma longa fila e receberam um carimbo de dispensa na reservista e por isso jura por tudo que é mais sagrado que vai incentivar seu filho servir o Exército?exercito2

Para esse pessoal eu apresento aqui o que é preciso saber sobre o exército que nenhum militar conta e que só quem serviu sabe:

1. A rotina de um quartel é todo baseado na administração dele próprio, ou seja, todos os trabalhos são voltados somente para manter o quartel funcionando. Nada mais que isso.

2. O trabalho dos Sargentos e cabos é orientar e ferrar os recrutas que todo ano chegam nos quartéis. E essa orientação é com gritaria, xingamentos e humilhações.

3. O trabalho dos oficiais é coçar o saco andar de um lado a outro chamando atenção dos sargentos, soldados e de todos os que forem menos graduados. Além de ficar muito tempo nas cantinas comendo e jogando conversa fora com outros oficiais. E às vezes vão para suas salas assinarem alguns papéis.

4. O Trabalho do Comandante do quartel – geralmente um tenente-coronel ou coronel – é praticar intensamente a coçação de saco, esperando se tornar General ou se aposentar nos próximos anos – nos dois casos eles continuarão coçando o saco. Outro serviço importante do comandante é garantir que o quartel esteja limpinho quando vier algum General visitá-lo.

5. O trabalho de um soldado, além de fazer guarda é limpar toda sujeira produzida pelos oficiais e sargentos; é cozinhar, fazer reparos, pintar, cortar grama, arrumar alojamentos e qualquer outro serviço que necessita de mão de obra escrava fardada.

6. Qualquer coisa que um soldado fizer que não estiver de acordo com o gosto do sargento, tenente ou qualquer outro que seja mais graduado , isto é, todo mundo; o soldado é chamado aos gritos de bisonho, demônio, satanás, extrato do cocô do hulk entre outros nomes carinhosos.

7. Toda limpeza, como já foi dito, é feita pelos soldados, e o material de limpeza fornecido sempre é da pior qualidade possível, e nem sempre há vassouras, rôdos, panos de chão para que a tarefa seja bem feita.

8. Tirar guarda no quartel é uma das piores coisas que o soldado irá enfrentar e isso é constante. E o serviço de guarda funciona assim: Três grupos de soldados – que podem variar o número – se revezam na guarda por 24 horas. Em cada turno, o soldado é obrigado a ficar em pé, sem poder se encostar ou fazer posição molenga, sustentando um fuzil que pesa quase 5kg; por duas horas. O turno se repete a cada quatro horas. Como isso roda por 24 horas e só pode dormir no quartel após as 22h00min., geralmente um soldado de guarda dorme em média 4 horas.

9. Caso dispare algum tiro enquanto estiver de guarda e não conseguir provar que foi porque viu um invasor, o soldado é punido e arrasado moralmente. Afinal você está no exército para servir os oficiais a pátria e não treinando para ser Rambo.

10. Há pelo quartel diversos tenentes temporários que após um curso numa escola de formação de incompetentes tenentes temporários, são enviados para os quartéis, onde na maioria dos casos são moleques mimados de 20 anos, que se acham espertos. São os mais cretinos entre os oficiais e os que mais se acham úteis.

12. Aqueles desfiles cheios de pompa e circunstância no dia 7 de Setembro, nos bastidores ferram com os soldados. A preparação para o evento acontece sempre muitos dias antes, com treinamentos exaustivos, chatos e sem noção. No dia da apresentação os soldados são obrigados a pernoitarem no quartel ou chegarem ainda de madrugada para ficarem em forma e se prepararem. E enquanto os generais e políticos ficam assistindo os desfiles de camarote , 99% dos soldados estão cansados, putos da vida, odiando a todos os expectadores e desejando estar em casa.

13. Os oficias e Sargentos ganham mais que a maioria da média da população e vivem reclamando querendo aumento. Mas não reconhecem que são um peso morto para a sociedade, e descontam suas frustrações xingando e humilhando os soldados bisonhos – ou seja, todos.

14. Os oficiais desprezam e odeiam os praças, mas em especial os soldados. Consideram-se especiais por terem ficado 5 anos na academia militar – embora esses anos de estudos não os tornam competentes. Todo trabalho duro são feitos pelos soldados e os oficiais que ficam com o mérito.

15. Homossexualismo é considerado crime nos estatutos do Exército, porém sempre há um oficial ou sargento gay enrustido tentando sentar no colo de algum recruta. Alguns até saem na Revista Veja, por isso.100578

16. A maioria das vantagens que um ex-soldado conta sobre seus dias no exército é mentira. Coisas como fazer rapel, rolar na lama, dormir molhado, acampar, dar tiro; geralmente fazem (quando fazem), uma única vez. E coisas como beber sangue, comer carne crua, saltar de pára-quedas, sobrevivência na selva, isso em 99% dos casos é uma mentira ao quadrado.

17. O atendimento médico e dentário nos quartéis é tenebroso. E quando um soldado precisa usá-lo é acusado de fazer corpo-mole, sob a gíria militar “acochambrão” que quer dizer: frouxo, fraco.

18. A comida feita nos refeitórios -rancho – dos soldados é horrível. Ainda que feitas sob boa higiene, a qualidade do alimento é duvidosa e em suma é ingerida porque a fome fala mais alto. A bebida que acompanha sempre é suco de limão – que tem mais água que limão -, chá-mate gelado – mais conhecido como chá-broxante – ou apenas água pura. Não é incomum haver soldados passarem mal com o que comeu, como o fato presenciado por este blogueiro, quando uma guarnição inteira de guarda quase morreu de disenteria após comer peixe estragado. A madrugada toda movimentada por soldados cagões – ninguém dormiu naquela noite.

19. Todo soldado anda com um “cartão de cabelo” que é um documento que recebe semanalmente uma assinatura de um oficial para garantir que o cabelo do soldado está cortado devidamente. Se o cabelo estiver fora do padrão tem detenção. O mesmo ocorre para os que são levam o cartão para o tenente assinar.

20. Se o soldado fizer alguma dívida e o credor for ao quartel e reclamar, o devedor vai para a prisão  e fica lá até pagar a dívida.

21. A forma física é cobrada é energicamente dos soldados, porém é comum ver sargentos e oficiais com uma pança de chopp que nem mesmo a farda camuflada consegue esconder.

22. Um soldado não fica em treinamento constante, isso é o que menos fazem. Soldado que é soldado está sempre com uma vassoura ou enxada nas mãos, andando em fila com um sargento gritando nos seus ouvidos.

23. General é sinônimo de deus. Enquanto você for um soldado tem que lamber o saco de qualquer general. Pois todos os demais militares fazem isso. Porém, na verdade, General é só um velho que coçou o saco a vida toda e ao invés de se aposentar foi escolhido por outros velhos generais, para continuar na ativa, coçando saco.

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Vocalista do Cranberries, Dolores O’Riordan, morreu em Londres

O ano de 2018 mal começou e já traz tristes notícias ao mundo da música. …

54 comentários

  1. É absurdamente ridículo, termos quartéis em Plena cidade de Osasco.

    Temos que ter quartéis em nossas fronteiras, como: Bolivia, Paraguay, e claro… bem reforçado com a fronteira Argentina…

    Pagamos salários de soldados para ficarem fazendo o que? Nada!

  2. oiiiiiiiiiiiiiii, gente. to procurando sobre paises que nao possuem exercito… nao achei nada, alguem sabe me dizê?

    e quero tambem saber da importancia do exercio para um paiz.

  3. iae blz galera o negocio é o ceguinte eu vou apresentar se agora mas estou meio inceguro de ñ ser chamado.
    É meu sonho entrar no exercito desde quando eu era pequeno eu já tinha minha farda, e queria q vcs me ajudasem a como reagir quando for se apresentar?

    flw pra vcs galera!

  4. A maior parte do que você falou meu chapa esta correto. Assino em baixo. Vida de quartel não é pra qualquer um. Os oficiais devem lembrar que o soldado é a base, ou seja o pilar do quartel.

  5. eae eu vou sevir o exercito com serdesa agora espero me chamar o exercito
    quero tambem ganha uma farda

  6. Irei servir ao exercito em Fortaleza CE no ano que vem (2011) e quero saber se preciso dormir no quartel uma vez que moro na mesma cidade em que irei servir!
    Desde já Obrigado!

  7. Isto é pura mentira, basta pesquisar corretamente a função do exercito brasileiro, e as respectivas vantagens por ser do exercito.

  8. nelson rodolfo de oliveira

    como faço para entra para o exercito e facil ser escolhido por eles

  9. li todo seu comentário, e falando na sua língua, 99% do que você escreveu são pensamentos podres de servir o exército.

  10. Gente quero muito servir ao exercito, E não vou dar mole para esses caras!

  11. Você esqueceu de falar dos soldados babões que mesmo sendo humilhados massacrados e explorado até a ultima gota ainda contam vantagem porque servem o exercito e são mais antigos, bando de retardados e debeis mentais, não sabem que depois que sairem de lá serão só mais um e que perderam uma vida de sete anos aprendendo a ser submisso e baixar a cabeça pra quem tá acima deles.
    Uma dica pra quem vai servir as forças armadas: essas dicas todas conferem com a realidade nos quartéis não pensa que tu vai descer de um helicoptero segurando um fuzil com uma das mãos e a outra segurando a corda, tudo mentira, quer ação de verdade entra pra policia do Rio de Janeiro se der sorte tu anda de helicóptero e ainda é alvejado por munição de ponto 50. (o melhor caminho que existe até hoje é o dos livros “não perca seu tempo e sua energia nessa ilusão chamada exercito”).

  12. gostaria de saber se no quartel as mulhers sao sugadas como os homens?

  13. no meu tempo tinha uma mulher; só que ela era sargento temporária acredito que não…

  14. PRIMEIRO VIREI AMERICANO,

    em 1988 fui aquela desgraça em BH minas 12 BI, isto tudo que foi postado e puríssima verdade. não tive como registro essa passagem excomungada em minha vida.

    depois de passar todas aquelas humilhações preliminares a que somos expostos sem nenhuma cerimonia por parte daqueles imundos ali dentro, fui obrigado a me vestir aquela veste “farda” que tanto assassinou brasileiros com pensamentos de liberdade de um pais.

    tomei um murro no estomago de um desgraçado daqueles. se fosse hoje eu enfiaria pelo menos 6 tiros na cabeça daquele maldito.

    servi esta desgraça que nunca me deu nada, só sofrimento e humilhação…

    Aqueles malditos ali, só escravizam jovens pobres e sem muita sociabilidade esta ultima e falta de dinheiro mesmo. uma pergunta?

    o filho de lula passou ali? filho de FHC? filhos de governadores de estado? sobrinho de dilma etc…
    acham que iria tirar um ano de minha vida servido essa cachorrada ai apanhei peguei o certificado de filme porno tirei meu passaporte e sumi disto ai. VAI TOMAR NO C*** BRASIL

  15. SENHORES, Servir à pátria é a MELHOR EXPERIÊNCIA que pode lhes ocorrer, experiência esta, ABSOLUTAMENTE enriquecedora, formadora de valores morais e cívicos. RECOMENDA-SE!

  16. Márcio Erick Pedroso Beltrame

    no exercito quem é cocientizado nas tarefas quanha mas coisas para se fazer sim ou não

  17. um bando de idiotas falando merda, no minimo esses babacas queriam servi é foram dispensados é agora estão assim falando mal de uma coisa que nem sabe :@

  18. tenho 18 anos estou cursando o 9° ano posso entrar no exercito, sou muito durao nao dou mole pra nimguem

  19. quero saber se posso morar no quartel.

  20. Bando de retardados que ñ queriam servir e foram convocados ou queriam e foram dispensados.Nunca vi tanda merda escrita como essa. O exercito ñ é para os fracos, por isso estas mocinhas senciveis e fracas q ficaram ofendidas com as ofenças dos oficiais e o duro treinamento saem e postam lixos como este.

  21. eu gostaria de saber se é obrigatorio levar o can carinbado no primeiro dia de guartel ?

  22. olha eu odeio o serviço mlitar devido aos seguintes fatores, nao faz bosta nenhuma e o trafico toma conta de tudo, a violencia nao leva a nada se queremos nos diferenciar dos animais nao devemos entao nos preparar par matar nossos semelhante e tbm pq os quarteis so servem para dar gastos.
    numa guerra pq nao vai os velhos calçudos dos politicos e deixem os jovens q nao querem isso de fora desse lixo.

  23. Rapaziada servi o exercito em 2009 cara dei baixa apos um ano 2010, e pults mano tudo que está escrito aí é verdade. cara, foda! guarnição treinamento duro para as formaturas ordem unida e os caralho a quatro. mas tipo tirei muita coisa boa de la tipo amizade churrasco cerveja não faltava cara se eu não tivesses de serviço era cervejada na certa e tipo tem um monte de coisa legal pultsss desci rapel atirei de fal de 9mm missão de campo, treinamento com tank urutu e etc. mas uma dica se você é apegado na familia é uma perca de tempo querer seguir essa carreira chega uma hora q pultss vc se ente sozinho em, é barra mas nada que uns meses a mais não cure hehe,desejo uma boa sorte aqueles que deseja servir.

    BRASIL ACIMA DE TUDO.

  24. HAHAHAHA. Lendo todos esses itens, concordo 101%, leio comentários de moleques bisonhos falando que sonham com o exercito KKKK eu só tenho que rir da cara desses pia, estou servindo e quase saindo, não tenho tempo pra descansar, agora que está acabando o ano o coronel está fazendo expediente das 8 da manha ao 12:00 e das 13 as 18 horas. Estou exausto durmo muito pouco no máximo 5 horas por dia, e no outro dia ainda tirar serviço de guarda que é a pior bosta que existe no exército. Nunca tive uma alteração, meus TAF’s (treinamento físico) são todos bons e mesmo assim vou sair em fevereiro, enquanto os caras que dão muito problema vão sair em janeiro. Quartel é pura, PURA injustiça. Se você estiver certo e tentar provar, pode receber até cadeia que é melhor ainda, pois você ganha 4 refeiçoes por dia com direito a repetir, cama felpuda chuveiro quente e roupinha pro frio, enquanto quem está na guarda, está passando frio ou calor do inferno, com dor no joelho sem poder se encostar ou se queixar. Você simplesmente perde 1 ano da vida fazendo essa bosta, sem contar q o salario que você recebe, metade vai pro batalhão, em compras na alfaiataria, barbeiro, cantina (principalmente). pois o rancho é uma desgraça, aquele chá-broxante quando só encosto a boca dá vontade de vomitar, sem contar o café que só o cheiro já me embrulha o estomago. Mas o café para oficiais e sargentos são os melhores e a comida também, pãozinho que é feito para o soldado é de dias atrás, para oficiais e sargentos são feitos na hora.
    você só vê capitão gordo, porque não fazem nada depois que viram oficiais e ainda querem cobrar de você uma boa forma. O exercito é PURO BULLYNG. Se você tem alguma deformação ou anomalia e tiver uma cabeça fraca, você se mata fácil la dentro. como dito, Tenentes temporários se acham os mais fodas e são todos lixos que tem 10 meses de formação, já tive q ensinar um tenente temporário a tirar munição do fuzil porque ele não conseguia. Soldado tem pouco tempo pra comer, sendo que depois passa mal, no meu ano tínhamos 7 minutos para comer toda a comida, e depois o soldado vomitou e ainda o sargento humilhou até o talo. você fica punido no quartel sem poder sair do mesmo por dias só por causa de um cabelo mal cortado, de uma amarração do coturno errada ou ate mesmo de um fiozinho escroto de barba.
    Fica queimando no sol sem poder descansar, fica passando frio sem poder se esquentar, sugação ate o talo, e esses moleques ainda querem servir o exercito, então vai la e se arrependa, se quiser saber se o exercito é bom, primeiro você conta quantos incorporam no ano e depois conta quantos ficam. É só uma logica, você acha que aprende justiça e disciplina, você pode ate ter disciplina, mas o próprio quartel é o maior exemplo de INJUSTIÇA. se algum superior manda você tomar no c***, e você responder já toma uma chamada e se manda tomar de volta, é cadeia na certa. Então você só tem que é ficar quieto e eu, quantas vezes já tive vontade de engatilhar o fuzil e matar alguns, é cruel, vai la e serve…
    SD Cardozo 1ª Cia Vanguardeira Leão Infantaria 2011

  25. Bem, após todos esses comentários principalmente de um SD, creio que servir é mais um opção mesmo com ponto altos e baixo, como conheço outros SD viu dar minha opinião, bem vamos lá.

    Primeiro:

    à respeito de ser humilhado, e entre outros, sim e verdade porém se não for tratado com esse rigor, em uma futura guerra será totalmente inutilizado na ativa, e quando falo na ativo me refiro em “Guerra” e outras situações.

    Bom, serviço domestico pra uns um medo para outros rotina, quem bem mora com os pais e ainda não trabalha fora, isso e mais fácil que beaba porquê ? você apenas vai fazer coisa que com sorte faz no seu dia-a-dia apenas em escala maior, fico rindo com pessoas que falam sobre a comida do quartel, e imaginando será que vão apenas pra comer ?, espero que não pois como já falado a comida não e assim uma mãe ou vó, pra quem e adolescente ta mais comparada a comida servida na escola, também se coloque no caso você por incrível que pareca esta sendo treinado para as mais diversas situações, SD Cardozo você se refere ao seu ano de serviço como totalmente inutilizado, -lhe pergunto seu porte físico atual e posterior ao ano servido, outra coisa você apenas ficou um ano correto ?, sua saída foi sua decisão ou não ? Bem muitos colegas meus falam que o primeiro ano e de adaptação psicologia que o principal pois nos ano sucessor se mostrara o que realmente se faz em ordem militar, bem como falei é uma maneira de peneirar os melhores fisicamente e psicologicamente, ao que querem servir apenas falo, NÃO É UM ANO QUE VOCÊ SE ORGULHARÁ POR SEUS FEITOS E SIM UM ANO QUE VOCÊ SE TORNARÁ MAIS SEM HOMEM POSSÍVEL NÃO PENSE QUE COMO BRINCAR POIS COMO EM QUALQUER TRABALHO VOCÊ SERÁ HUMILHADO E SEM PODER RESPONDER, E UM APRENDIZADO A QUEM SERVE E UMA VIDA A QUEM SE DEDICA ….

    Amigos tenha certeza antes se sair falando que quer servir busque não em apenas um lugar e reflita antes de tudo mais , se possível converse com um SD, CABO ou a um CONSCRITO…

    Sem Mais, Att Brother

  26. gostaria de saber se quando a pessoa nao terminou o 3°, e obrigado servir o execito? poi se gostaria de terminar os estudo e nao servir o exercito… gostaria muito de saber …. poi se tenho que me apresentar e nao sei com escapar dessa dizem que se eu comprovar renda familiar baixa nao sou obrigado a servir ai! mais gostaria muito de umas dicas. obrigado….

    • Robson, você apenas conseguirá dispensa se tiver excesso de contigente e você der sorte de não ser selecionado. Caso contrário, não há nada que impeça. SE for pobre é mais facil ainda, pois quem tem boas condições acabam arrumando algum esquema e se livra. Caso conheça algum graduado, um capitão, major, coronel, você pode conseguir se livrar. Se não conhece, reze…

  27. eu tenho 12 anos e meu sonho e entrar no quartel, mas eu fico pensando como será lá. Será que vou me sair bem? Meu tio já foi 3º sargento do quartel e algumas coisas ele me diz, mas muitas coisas quero ainda saber.

  28. Meu pai serviu em área de fronteira, era de infantaria e gostava muito desse trabalho, foi soldado depois foi promovido a cabo, sargento, subtenente e foi até primeiro tenente. Meu irmão é fuzileiro naval, primeiro sargento. Eles se adaptaram e nunca reclamaram.

  29. Na aeronáutica o sonho de todo soldado é voar num Mirage

  30. Isso é a pura verdade! Exército brasileiro é uma vergonha!

  31. Quero servie o exercito,ñ tou nem ae se é muito cansativo.
    Quero só saber o que fazemos no primeiro dia que formos chamado???
    Desde já Obrigado!

  32. Posso morar no quartel e cursar faculdade? Estou no primeiro semestre, me alistei esse ano, no proximo ano (se eu for recrutado) estaria no 3 semestre.

  33. Gosto muito do exercito! meu sonho é servi e por muito tempo

  34. Olá bom dia fui militar por quatro anos, popular guerreiro de caatinga, a pura verdade o que o cidadão falou.

  35. Ridículo isso! Não é porque sou filha de militar, mas sim porque vivo no quartel e isto está errado! Coçar o saco? Mas não é isso mesmo hahah. Péssimo

  36. Tudo que ele falow e vdd kkkkkkkkk mas se fo da vontade de Deus vai evangelize pro seus irmaos e faça a vontade de Deus ,caso vc fo sozinho e n tiver nada e um oportunidade mt boa depois de antigo melhora ,,, mas vc q tem uma vida boa ,, n aconcelho estude e vire u oficial bom beiro e bizu forte abrasso

  37. Concordo com tudo que foi dito. Quem está falando que e mentira é porque nunca serviu o exército, assim como eu servi em 2008. É tudo isso aí e muito mais amigo, perfeita descrição. O exército é só ilusão, uma bosta…

  38. pessoal eu vo fala numa boa mas eu sei quemuita gente vai concorda comigo
    o Brasil é uma gramde piada

  39. concordo com maioria que voce falou

    • na verdade o exercito e uma forca mal paga no br desde que servi oficiais e sargentos falavam oque menos recebia verbas nao e a toa que iludem como os americanos, mas la eles realmente um dia vao combater bem diferente do br , cara o eb subordinado do presidente e ministro da defesa lutar pelo povo nao sei ,sera que ja estudou sobre a guerra das malvinas onde mais de 600 recrutas, foram mortos por generais do primeiro escalao para nao lutar

  40. Olha, eu servi o exercito por 2 anos, algumas coisas ali são verdadeiras, mas outras sao exageradas, outras estão maliciosamente distorcidas. Quartel tem muita faxina, sim (basicamente você passa o tempo todo fazendo faxina), mas eu discordo quando fala que os cabos e sargentos gritam com voce, te desrespeitam… onde servi (20 bib Curitiba) ninguem me tratava mal, e se chamavam de bizonho, normalmente era quando fazia algo errado mesmo. É puro treinamento e nunca me senti desrespeitado. Os oficiais, por sua vez, sempre procuram dar o bom exemplo, são camaradas e ensinam coisas para o soldado. Quanto à comida, ela é simples, mas não é ruim. Arroz, feijão, carne de frango ou “picadão”, naõ tem nada de mal nisso. Para tomar, um belo café com leite e açucar, ralo, conhecido como “caol”. Viadagem, eu nunca vi nem ouvi falar de nada disso lá dentro, todo mundo semrpe se mostrou ser cabra macho. Acredito que o quartel, é ruim para aqueles que não são adaptados ao mundo miltar, a cumprir regras, seguir os regulamentos… mas para quem não tiver problema com autoridade, é um periodo maravilhoso, onde fazemos muitos amigos e aprendemos muita coisa. BRASIL!!

  41. Tudo isso é vdd mas
    se um dia vc quiser tmbem só coçar saco vai ter q antes agasalhar tudo isso ai
    eu passei por tudo isso na boa pq servir foi oq eu sempre quis
    ja to no meu segundo ano de ep to papirando pra fazer carreira dentro do eb nao so fazer faxina tem que correr atras

  42. tudo e verdade os oficiais sgt sao um bando de fdp ,eu servi, quem pode dizer o que e verdade eles so pensao em promocao .

  43. imagina esses folgados na querra nao sabe nem fica acordado ta na querra ai dormi em pe e os terrorista pega ele e mata ele na faca

  44. To servindo em um regimento de cavalaria e posso dizer que muitas das coisas que foram colocadas aqui são mentiras, coisas do passado, ou são MUITO exageradas. Servindo num quartel como soldado EV ou “recruta” é realmente muito duro, nesse ano você tem sua liberdade bastante limitada, trabalha muito e recebe pouco, têm os campos, que são muito cansativos, sim você pode comer carne crua, mas não acontece com muita frequência, eu mesmo como um olho de coelho mas instruções de sobrevivência, é um ano que você abri mão de muita coisa pela pátria, mas que se tiver dedicação pode juntar bastante experiências boas como camaradagem, honestidade, e patriotismo. O Exército não é perfeito, precisa melhorar e muito, mas também não é o inferno, a formação do soldado é dura por que a guerra é dura e não perdoa!

  45. Sempre fui fascinado pelo militarismo e espero poder servir na PE, confesso q fiquei com um pouco de medo do q falaram de ter q ficar fazendo faxina e tals, já fiz uma visita ao qualquer da PE e notei q todos os soldados tem uma ótima forma física mas vi um sargento q realmente tinha uma barriga de chopp q a farda não escondia mas vi tbm um coronel eu acho q tinha uma forma física ótima…
    Depois q eu estiver servindo e eu quiser seguir carreira eu terei q fazer um concurso pra ESsA, posso fazer esse concurso enquanto estou servindo ???
    Alguém pode me ajudar nessa dúvida por favor? 🙂
    Meu email caso for responder por lá: vini.golim@hotmail.com

  46. Senhores, e não vão com a ideia de que na marinha vai ser diferente… É MUITO pior. a pois, a marinha dos oficiais é muito exagerada, humilha muito mais, e chove parte de ocorrência sem noção, vai respknder a um cabo pra ver, é pior pois a três tipo de marinheiros, o recruta, o RM2 (recruta engajado) e RM1 (o de carreira) mesmo quando engajado você é humilhado e em nada reconhecido, eles sempre daram ênfase a quem é de carreira, eles preferem dar um melhor alimento a alunos da EAM QUE NEM SE FORMARAM a dar uma seia melhorada a quem está de SERVIÇO, reclamar? hahaha você irá ouvir, ISSO AQUI É MARINHA. e você será obrigado a ficar calado.entre tantas coisas mais que passei. querem melhorias? ESTUDEM!

  47. Esse materia sobre o exercito e ridicula para atualidade, conta fatos distorcidos, A manutençao da OM essencial (ate por que geralmente voçe limpa o que voçe suja!!). Curso de CFC ou CFST da oportunidades do recruta cresce, de fazer estagios (como montanha). O exercito no começo é ralado, muitas experiencias voçe so vivenciara la, depois dara risada, ( a dor e passageira mais o orgulho e eterno.)

  48. Espero que isso seja uma piada, por que se isso é realmente o que achas, está profundamente enganado. Admiro sua coragem de fazer uma merda dessas, desmanchando a imagem das pessoas que deixam seu país seguro, que estão patrulhando a noite para verificar se não tem nenhum problema, pra que você durma tranquilo a noite, é preciso muita coragem pra isso, porque você deve ser só mais um alienado que acha que sua opinião é soberana, você não é nada, uma simples formiga, espero que tome providência de excluir isto.

    • Patrulhando para ver se não há problema no quartel e não nas ruas. O exército já foi uma instituição bem aproveitada para a nação, atualmente não é assim. Ninguém está aqui querendo desmoralizar o Exército, apenas discorrendo sobre a realidade. É uma instituição que poderia sim ser bem aproveitada, mas infelizmente, o medo de haver intervenção militar, transformou o exército no que está atualmente.

  49. Quase desanimei em entra no exercito eu tenho 17 anos e lendo isso ai….. foi… foda…..
    Mais quem e guerreiro não gela e nem amarela…..
    Então fé e foco….
    Exército me espera…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *