O Orfanato


poster

O Orfanato
(El Orfanato)

Elenco: Belén Rueda, Fernando Cayo, Geraldine Chaplin, Montserrat Carulla, Mabel Rivera, Andrés Gertrúdix, Roger Príncep, Carla Gordillo Alicia, Georgina Avellaneda, Alejandro Campos (1), Oscar Guillermo Garretón, Edgar Vivar
Direção: J.A. Bayona
Gênero: Suspense
Duração: 100 min.
Ano: 2007

Antes de assistir ao filme, procurei no Google informações sobre O Orfanato, e sinceramente, após ter visto o filme, percebo que nenhuma das opiniões encontradas foi condizente com a qualidade do mesmo. Não falo do aspecto técnico ou da atuação, pois tais detalhes são para os cinéfilos, os especialistas em cinema que analisam desde o olhar do ator até o montante gasto com a produção. Quando me refiro a opiniões destoantes da qualidade do filme, falo da história em si, ao quanto ela acrescenta intelectualmente, diverte ou faz refletir. Se a atuação dos atores é brilhante, se o diretor é gênio, creio que isso não é relevante a quem apenas quer fechar uma noite com uma história bacana.

As analises encontradas tratam o filme como sendo ótimo, porém eu já o classifico como sem graça e chato. Sinceramente, se você quer se cansar na frente da tela veja O Orfanato.

A história se passa num casarão onde no passado foi um orfanato, lar da protagonista, Laura, que 30 anos mais tarde, já casada, compra o imóvel e se muda com sua família. A intenção de Laura é reabrir o orfanato para fazer dele uma instituição para crianças deficientes.

Laura tem um filho, Simón, é portador do vírus HIV e necessita de cuidados constantes.  Simón, há tempos tem dois amigos imaginários, fato que seus pais nunca deram importância. Mas ao chegar à casa nova, ele “conhece” outros amigos imaginários e passa a narrar situações estranhas vividas com eles. A partir daí que o filme ganha ares espíritas e gradualmente se torna cansativo, apesar de toda seqüência de suspense nas cenas.

Durante uma festa beneficente que marca a chegada das crianças ao orfanato, Simón desaparece, e a busca cansativa incansável de Laura é que traz o clímax da história.

Em todo o tempo a história traz situações envolvendo espíritos e perturbações pós-morte. E no geral, as seqüências dos fatos não são lógicas, chegando a ser desconexas.

O desfecho da trama apenas confirma suas inclinações espíritas, com traços fúnebres e desconfortáveis, como a cena do garoto morto no porão.

A única parte interessante foi quando eu reconheci logo de cara o Senhor Barriga do seriado Chaves atuando como Doutor de ciências paranormais.  Isso mesmo, o ator Edgard Vivar, inclui o elenco de O Orfanato.


Edgar Vivar - O seu Barriga do Chaves


 

Resumindo: Não veja o Orfanato, a não ser que queira usar o filme apenas como desculpa para cansar as vistas e dormir ou ainda porque ficou curioso para ver o Sr. Barriga atuando.

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu achei o filme ótimo, acredito que só pareceu “chato e sem graça” para pessoas sem conhecimento

  2. Obrigado pela visita, Celly!

    Mas sem conhecimento em que Celly? Em espiritismo? Em ocultismo?
    Ou sem conhecimento cultural? Ou será que a história desse filme nos traz uma reflexão intelectual?
    Se puder explicar aos demais leitores porque o filme é bom e o que ele acrescenta, eu agradeço!
    Caso contrário meu conselho permanece: Não assistam o filme! É chato e sem graça!

O Orfanato

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format