Home / Diversas / Livros / O Livro das Conspirações – Você acredita?

O Livro das Conspirações – Você acredita?

livroconspiracoeski51Edson Aran… do Nasc… Não, sacanagem! Eu não farei a piadinha de que ele é um Pelé pela metade – ao menos no nome – a pessoa em questão é “Edson Aran”, jornalista e cartunista, autor de um livro bem interessante. Ele simplesmente reuniu as mais famosas “conspirações” que se tem notícia e compilou em textos bem-humorados dando origem ao “Conspirações – Tudo o que Não Querem que Você Saiba”.
E diferente do que sugere o título, o livro não procura debater a veracidade ou mitologia dos fatos, mas apenas falar de sua existência, cabendo ao leitor tirar suas conclusões.

Podemos encontrar conspirações como a que sugere que o homem jamais pisou na lua, inclusive há um site brasileiro sobre o assunto: http://www.afraudedoseculo.com.br/. Alienígenas, Elvis não morreu; Hitler não se matou e até as menos conhecidas como a que trata dos povos que vivem no subterrâneo da Terra.

E sendo sincero, quem não gosta de mistérios? De fatos obscuros que nossa vã filosofia não explica ou de especulações que envolvem os planos secretos de um governo? Há sempre quem tenha uma história “sinistra” para contar?

O livro trata de assuntos sérios ou tolos, depende do ponto de vista, com bom humor desde o início:

“Pare de ler este livro agora. Você tem coisa melhor a fazer. Você tem mulher, casa, filho, cachorro, gato e emprego. Você pode não admitir, mas gosta da rotina. Pega o carro toda manhã na garagem. Chega ao escritório e bebe café no copo de plástico. Paquera a gostosa do marketing. Vai para a praia no sábado de manhã. Faz planos. Sua vida é segura. Tranquila. Calma. Previsível. Talvez previsível demais, você pensa. Seria melhor viver num universo paralelo, cheio de aventura e perigo. Segredos e Mistérios. Tramas macabras e excitantes. Foi por isso que você pegou este livro (“Conspirações? Deve ser interessante…”) e começou a ler a introdução.

Livro errado, meu amigo. Se você gosta da sua rotina, da sua vida previsível, do seu mundo pacato e das suas certezas, deixe esse livro agora. Você não vai dormir em paz se for em frente. Talvez não durma nunca mais.”

Está aí uma leitura saudável ou não… Caso você acredite, pode ser uma experiência terrível, como afirma o autor.


Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Livro A viagem das Idéias – Roberto Panzarani

Livro mostra como transformar idéias em resultados concretos Como nascem as idéias inovadoras que geram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *