Nico Rosso – Grande Ilustrador Brasileiro


Durante os anos 40 e 50 o Brasil teve uma série de grandes ilustradores e quadrinistas pioneiros que iniciaram uma era de ouro, perpetuando um trabalho que é possível sentir as influências até hoje. Entre eles estava Nico Rosso. Um dos maiores ícones dos quadrinhos do Brasil, nasceu em Turim, norte da Itália, em 19 de Julho de 1910, com o nome de Nicola Rosso.Sua paixão pelo desenho o levou a estudar, ainda em criança, na Academia Albertina de Turim, e pouco depois estudou retrato com Giacomo Grosso e Giovanni Reduzzi, aprofundando mais tarde os estudos na França por dois anos. De volta à Itália, trabalhou em todos os setores das artes gráficas, sendo um destacado profissional, além de ser também professor de ilustração e história do traje na Escola de Artes

Gráficas Bernard Semeriz.

No entanto, a Segunda Guerra Mundial destruiu quase que a totalidade de seus bens, e com o fim da Guerra e o reconhecimento de seu trabalho outras oportunidades começaram a surgir, com propostas no exterior. Acaba escolhendo o Brasil, em boa parte devido ao clima, e desembarca no porto de Santos em outubro de 1947, para chefiar o departamento de artes gráficas da Brasilgráfica. Sua mulher e seus dois filhos viriam apenas seis meses depois. Seus primeiros trabalhos como ilustrador foram para a Sociedade Pia, em seu periódico O Jornalzinho, e pouco depois ilustra para o semanário A Gazetinha. Muitas outras colaborações começaram a surgir, como os títulos da Editora Saraiva; Coleção Cinzenta, Coleção Jabuti e Coleção Saraiva, esta última trabalhando durante 22 anos ininterruptos até 1972, produzindo sempre as capas.

No final dos anos 50 começa a se dedicar aos quadrinhos com as coleções Grandes Figuras e Edição Maravilhosa, além de Contos de Fadas e capas para as Edições Paulinas entre outros. Paralelamente são editadas uma série de publicações na Itália.
Por volta de 1964 Nico Rosso volta a ser professor de desenho, desta vez na Escola Panamericana de Arte. A partir de 1966 faz parceria com R.F. Lucchetti e passam a produzir uma série de quadrinhos de terror, onde Rosso se consagrou, como nas coleções Cripta, Drácula, Naiara e O Estranho mundo de Zé do Caixão, sem nunca deixar de fazer quadrinhos de humor, infantil e aventura.
Durante a década de 70 Nico Rosso notabilizou-se pela enorme produção de quadrinhos de todos os gêneros (terror, aventura, histórico, humor, infantil).

Em 1976 seu estúdio sofreu um desabamento e foi soterrado por um terreno vizinho devido a fortes chuvas, e com isso perdeu praticamente toda a sua produção e acervo. Fortemente abalado, sofre um acidente vascular cerebral. Apesar do acidente, continuou trabalhando, agora com a mão direita, já que era canhoto de nascença, dedicando-se è pintura.
Após um terceiro infarto, Nico Rosso vem a falecer no dia 1 de outubro de 1981. Na noite anterior deixou sua última obra inacabada. O lançamento da Revista Ilustrar coincide com o lançamento da biografia de Nico Rosso no site www.rosso.com.br/nicorosso.

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nico Rosso – Grande Ilustrador Brasileiro

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format