Minha visão sobre o Firefox

0
702 visitas

Firefox, o melhor navegador! É a melhor definição que posso dar ao “Pandinha Vermelho”. E para evidenciar isso, vamos a uma breve história! Será breve mesmo, prometo!
Como a maioria daqueles que usam computador aqui no Brasil e no mundo, meu sistema operacional sempre foi o Windows. Tal sistema, além dos “bugs”, traz consigo de fábrica o famoso “E Azul” ou simplesmente “Internet Explorer”. Conseqüentemente, isso faz dele o navegador mais utilizado pelos internautas; não significando que seja o melhor! Longe disso! É o mais usado porque vem embutido no Windows.

Como muitos usuários nunca se preocuparam em trocar o navegador, por comodidade ou por nem se dar conta que isso é possível; o “E azul” continua soberano e ponto final. Estes usuários aprendem a conviver com a lentidão, a ausência de extensões, uma única aparência; além dos diversos “bugs” e falhas de segurança.

Por anos utilizei o navegador da Microsoft e além de todos os problemas descritos, sofri com dificuldade para organizar e fazer backup dos meus favoritos. Perdi-me entre as diversas janelas que se amontoavam na minha barra de ferramentas… E o que dizer dos travamentos e erros que por diversas vezes me fez perder downloads, páginas não guardadas nos “favoritos”…

E o que pôs fim às minhas mazelas? A resposta é óbvia.

Contrastando com a obscuridade do “Azulzinho” da Microsoft, vamos ao charme e graça do “Panda de Fogo”.

Favoritos sempre à mão
O Firefox traz consigo um gerenciador de favoritos que permite importar os links do Internet Explorer ou de qualquer arquivo com extensão “html”. Ainda é possível organizar facilmente e fazer backup de tudo, num só clique.

Abas inteligentes
Além da navegação por abas (separadores) ser mais agradável, o Firefox permite que estas sejam restauradas em caso de haver algum travamento e o programa precisar ser fechado bruscamente. É automático. Basta reabrir o navegador e uma caixa de diálogo dá a opção de abrir a página inicial ou todas as páginas que estavam abertas anteriormente.

Downloads sob controle
Não são apenas as páginas que podem ser retomadas em caso de travamento, pois os downloads também poderão continuar do ponto em que pararam. Isso graças ao gerenciador de downloads integrado.

RSS também pode
Assine os feeds de seus sites favoritos sem precisar de outro programa. É igual adicionar um endereço aos “favoritos”; com apenas um clique sua assinatura é garantida.

Segurança
Em 2007 foram encontradas 18 vulnerabilidades no navegador, contra 38 do Internet Explorer no mesmo período.

Estável como poucos
Dificilmente apresenta alguma instabilidade, e se isso ocorre, a possibilidade de recuperar as abas que estavam abertas, redime o software do imprevisto.

Personalize Já
Centenas de “temas” deixam o Firefox com a aparência que você desejar. E as diversas “extensões” adicionam novas funcionalidades ao software o tornando ainda mais interessante.

Barra de busca integrada.
Faça busca em sites, na própria página ou em diretórios da web sem precisar abrir o site do Google ou de outro buscador.

Backup, backup, backup!!!
Quando a palavra de ordem é “backup” o navegador surpreende ainda mais. É possível salvar todas as suas preferências, favoritos, históricos, extensões, temas, senhas armazenadas e cookies num só clique.

Navegando sempre
Se algum site não for exibido corretamente (por ter sido desenhado para o “Internet Explorer”), num só clique o Firefox traz o motor do “E azul” para dentro de sua janela de navegação.

O que esperar ainda?

Vejo Vocês…

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTrabalhar em casa é mais saudável
Próximo artigoÓtimas Extensões para Firefox

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP.
Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar!
Digite seu nome!