Home / Cinema / Melhores Filmes – Vidas Secas de Nelson Pereira dos Santos

Melhores Filmes – Vidas Secas de Nelson Pereira dos Santos

Vidas Secas

(IDEM. 1963. BRASIL) NELSON PEREIRA DOS SANTOS
ÁTILA IÓRIO, MARIA RIBEIRO, JORGE SOARES, ORLANDO MACEDO
PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO NO FESTIVAL DE CANNES 103 MIN.


POR QUE VER? Considerado o pai do Cinema Novo, o cineasta Nelson Pereira dos Santos deu outra grande contribuição ao movimento nesta adaptação forte do clássico romance de Graciliano Ramos. Atores não profissionais, câmera na mão, luz natural e um desejo sincero de mostrar (e mudar para melhor) a realidade como ela é são os ingredientes deste drama sobre uma família de retirantes da seca do Nordeste. Nelson Pereira leva o filme com sensibilidade e crueza.

FIQUE ATENTO: Na fotografia estourada de sol em preto-e-branco de Luiz Carlos Barreto, que mais tarde se dedicaria exclusivamente à produção cinematográfica, e a presença cativante da cadela que “interpreta” Baleia.

NELSON PEREIRA DOS SANTOS

22 A OUTUBRO DE 1928 • Sempre que se fala em Cinema Novo, o primeiro nome a ser lembrado é o de Glauber Rocha, mas Nelson Pereira dos Santos è o pai do gênero. Um dos maiores cineastas da nossa história, ele amadureceu à força o cinema nacional ao retratar a favela carioca de forma crua e direta em Rio 40″ (1955). Saiu da cidade e foi para o sertão Com o mesmo despojo estético e conceitual na adaptação devidas Secas (1963), de Graciliano Ramos, criando um cinema brasileiro bem distante dos arremedos de Hollywood ou das referências cult européias. Levou para as telas livros de outros mestres brasileiros, como Machado de Assis e Jorge Amado. Em 2006 foi eleito imortal peia Academia Brasileira de Letras.


Trailer do Filme – Vidas Secas


Artigos Relacionados:

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Emma Watson, a Hermione de Harry Potter afirma que o beijo em Ron, Rupert Grint, foi muito chato

O elenco de Harry Potter se reuniu, em Londres, para dizer adeus à série de …

1 comentário

  1. Oi amigo… legal seu trabalho de divulgação deste belíssimo filme. Fiz um clip com o “Vidas Secas” e a música “Lamento Sertanejo”. Quando der, dê uma olhadinha, está no meu perfil. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *