Luthieria – Como remover a escala?


Na melhor fase!

Como remover a escala?

Ae pessoal, tenho uma giannini SG de 1975, comprei ela num brique… estou com vontade de restaurar essa guitarra e mudar algumas coisas entre elas vou trocar a escala e colocar novas marcações, tipo as gibson, trapézio… as dela são bem desalinhadas, de fábrica mesmo. Meu pepino é descolar essa escala, ovi dizer que se deve esquentar com um ferro quente aos poucos para soltar a cola, é verdade ou alguém tem uma dica, não sou profissional, apenas um hobby que estou começando, já tenho bastante ferramentas e um cuidado muito grande, trabalho em outra área mas gosto muito disso, o que se faz com prazer normalmente dá certo, abraço e obrigado.

27/04/08

Erik “Wolf-hard”

Então…o negócio é trabalhoso…tem que ter muito cuidado para não ir danificando tanto a escala como o braço da guitarra.Como a cola de madeira é uma cola que com umidade ela acaba perdendo a aderencia usando vapor você pode ir diminuindo a “força” que a cola exerce sobre o braço e pouco a pouco com uma espátula ir ajudando a tirar a cola para remover a escala.Toma cuidado para não acabar esquentando demais uma área só por que pode acabar queimando a madeira ou pela propria umidade o braço empenar, tenta manter o mais homogeneo possível.

28/04/08

Na melhor fase!

Valeu Erik, vou tentar.

13 mai

leo,

Cara,pra quem não tem soprador termico ou coisa parecida,uma das soluçoes mais simples de se fazer é colocar uma panela de pressão no fogo(só com água ,é claro)tirar o pino giratorio da panela e no lugar colocar uma mangueira de borracha para tentar descolar a escala ,com a ajuda de uma espátula… eu consegui isso com um violão…

de repente vc já tenha conseguido(ou desistido)descolar a escala,mas fica aí a dica!!!

14 mai

Sergio Henrique

Ferro de passar…

Caso não tenha conseguido com vapor quente, eu já soltei com ferro de passar roupa.

È isso mesmo; Com ferro de passar roupa e com laminas bem afiadas forçando, de leve e bem devagar, entre a escala e o braço.

É ferro pra lá e pra cá, como se estivesse passando roupa…rsrsrsrsrs.

Foi muito massa essa experiência, pode fazer que da certo.

15 mai

Sergio

Pra descolar com ferro eletrico tem que ser aos poucos, ou seja, alguns minutos em um ponto, tipo na ponta da escala, ae com uma espátula afiada vc vai forçando entre o braço e a escala (lógico, rsssss)….esse processo costuma empenar a escala, assim quando terminar vc tem que desempená-la com ar quente ou mesmo no fogo, faça isso se por acaso for trocar trastes e ter que retíficá-la…..na pressãp acho mais complicado (difícil de soltar)….

Obs.: Muito cuidado ao manusear uma espátula afiada, pois ela é impiedosa caso escape da escala e vá direto pra sua mão….mantenha a mão de apoio sempre por detrás dela, nunca na frente…..

17 ago

rossimaringa

Uso uma lampada de 1000w tipo palito, daquelas usadas em canhão de luz, ela é de 220v mas ligo em 127v , ou seja uma de 500w resolveria.

posicione o holofote a uma distancia de 15 cm da escala, e deixe esquenta ai é só forçar com uma espatula.

Eu faço assim.

17 ago

Eduardo Divino

ouça o que o sergio disse , funciona mesmo

rsrsrs

18 ago

::: Pauleira

um secador de cabelo também ajuda

18 ago

Julio & Elaine

Eu comecei a restaurar uma Gianinni strato, e na mesma trampada tirei duas escalas (tinha um braço sobrando lá em casa… rsrsrsrs).

Sempre ultilizei a “técnica” do ferro de passar. Dessa vez oq eu fiz de diferente, foi colocar um pano levemente umedecido, oq em contato com o ferro liberava o vapor… e aí foi fácil tirar as escalas.

William

Sergio…pelo jeito voce ja teve algum acidente com laminas afiadas…

Gosto de usar o vapor….

Ou com uma daquelas cafeteiras que fazem expresso ou mesmo com aqueles mini vaporeto.

21 ago

Sergio

Já tive sim William, quatro pontos no polegar esquerdo, muita dor e vários dias sem pegar no trampo… Ainda tive sorte, soube de acidentes bem mais terríveis que ficou até osso aparecendo, no meu caso a espátula pegou de frente, cortando a unha… Dói pra burro…

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luthieria – Como remover a escala?

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format