Livro A viagem das Idéias – Roberto Panzarani

0
1.360 visitas

Livro mostra como transformar idéias em resultados concretos

Como nascem as idéias inovadoras que geram as mudanças mais importantes? Como as empresas devem encarar o desafio da criatividade para o terceiro milênio? O que leva as pessoas, de modo geral, a pensarem grande ou pequeno? Qual é, afinal de contas, a receita para a inovação?

Estas e muitas outras reflexões estão no livro “A Viagem das Idéias”, de Roberto Panzarani, no qual o autor discute a novidade – não a tecnológica, mas a “forma mentis”, ou seja, a estrutura de pensamento de uma novidade – e de como é possível torná-la realidade. Quais seriam os recursos, sejam eles atingíveis ou não, passíveis de desencadear mudanças e inovações? Ou ainda: como tornar o ambiente propício à novidade?

No livro Panzarani se ocupa de questões pertinentes ao universo do gerenciamento sem, no entanto, perder de vista a dimensão psicológica dos fatos. De leitura fluente e fácil compreensão, “A Viagem das Idéias” ensina o leitor sobre a organização de empresas, economia de países emergentes, conceito de economia intangível, mercado, regras e democracia, além de esclarecer a importância de uma postura dinâmica e inovadora diante do terceiro milênio.

Um diferencial do livro é o fato dele ser formado por uma entrevista que o autor concedeu ao amigo Massimiliano Cannata apontando, inclusive, dados macros de crescimento econômico. Em sua opinião, por exemplo, a Europa que sempre foi um continente em vasto desenvolvimento, perde lugar atualmente para países como Índia, China e o Brasil.

Salvador, a capital da Bahia, serve como exemplo deste crescimento. Candeal Pequeno, a minúscula comunidade espremida entre os arranha-céus no coração da cidade, que por muito tempo teve fama de favela degradada e suja, agora é exemplo de uma receita de sucesso para todo o Brasil: uma história com final feliz que passa pela música, pelo orgulho da afrodescendência e pelo carisma de um de seus idealizadores – Carlinhos Brown.

Sobre o autor – O italiano Roberto Panzarani é professor de Processos de Inovação nas Organizações na Faculdade de Psicologia da Università La Sapienza, em Roma. Trabalha há muitos anos na Itália na área de educação. Foi responsável pela formação da Alitalia e fundou a Alitalia Business School.

Foi também presidente da Associação Italiana de Formadores (AIF) e atualmente é presidente de governança da Associação para a Promoção do Conhecimento e das Competências para o Exercício das Responsabilidades de Direção.

É um estudioso das problemáticas relacionadas ao capital intelectual em contextos com elevado grau de inovação e autor de várias publicações. Especialista em Business Innovation, atualmente dedica-se ao desenvolvimento de programas de formação gerencial para o top management das principais empresas italianas.

Seu último livro publicado na Itália foi Gestione e Sviluppo del Capitale Umano: le persone nel bilancio dell’intangibile di una organizzazione (Gestão e Desenvolvimento do Capital Humano: as Pessoas na Balança do Intangível de uma Organização).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar!
Digite seu nome!