Igreja Renascer Apresenta Novo Marketing para Atrair Fiéis: Luta de Vale-Tudo


Com o perdedor estirado na lona, o pastor Mazola encerra a primeira série de lutas e anuncia o começo do culto.

É 1 hora da madrugada de sábado e o templo da Empresa Igreja Renascer em Cristo em Alphaville, na Grande São Paulo, tem o seu primeiro campeonato de vale-tudo.

“Queremos atrair mais jovens”, fala o bispo Leandro Miglioli, 33, de jeans e camiseta pólo.

Sem álcool e cigarro, mas com toda a pancadaria tradicional do esporte, o festival reuniu freqüentadores de academias da região para lutarem no ringue junto ao altar. O público – bermuda, chinelo, tatuagem – vibrava.

O locutor ficava no mesmo palco onde os pastores fazem as pregações. Na pausa para louvor no mesmo local, o pastor Mazola – cabeça raspada e camiseta regata de lutador – disse que já foi usuário de drogas e convocou os presentes a se converterem.

“Cerca de 60 jovens entregaram a vida para Jesus”, diz Miglioli, ou seria para a Empresa Renascer?, que cadastrou nomes e telefones dos  novos contribuintes convertidos .

Culto? encerrado, a luta perdura até depois das 3h30min, totalizando 5 horas de pancadaria.

Duas vezes por semana, o mesmo templo da Igreja Empresa Renascer abre para treinos de jiu-jítsu.

“Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão”, diz Emerson Silva, 27, afirma uma dos jovens convertidos…

Antes de eu começar a pancadaria de palavras, quero deixar explícito um detalhe: Se a Renascer quisesse promover uma ação social e não estivesse interessada no dízimo dos jovens que são atraídos pelo evento, simplesmente faria esse campeonato fora de suas dependências e não envolveria culto algum. Ou seja, isso não tem nada a ver com responsabilidade Social, e sim no puro interesse de manter a empresa Renascer faturando seus milhões de dólares.

Cristo é apenas um produto nessas igrejas empresas como a Renascer, Universal e tantas outras que sustentam seus pastores com o dinheiro dos fiéis. Não há interesse na salvação de alma e a preocupação com a melhoria de vida do indivíduo existe por que isso funciona como um Marketing para atrair novos fiéis.

A preocupação de ser como Deus quer não existe, neste caso vale fazer de Deus o que quiser!

Em exemplo da Igreja Católica que deturpa a palavra de Jesus Cristo, inventando dogmas sem sentido, que não tem fundamento bíblico – missa para mortos, batizado de crianças, celibato de sacerdotes, petição às esculturas, etc.- a Renascer vai conseguindo inventar um novo cristianismo, um cristianismo movido pelo lucro material.

Sinto pena daqueles que se empolgam e entregam sua a alma para essas empresas…

0907134
Isso parece com culto? Culto a que? A quem?

Lembrando que:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 17

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. oq eu mais acho ingraçado nisso é que muitos dos que escreveram materias ou depoimentos não estavam lah para ver como aconteceu, eu treino jiu jitsu la e tambem estava no dia do evento, acho que se a renascer foc assim um comercio como estão rotulando por ai, os cultos não lotavão como vem acontecendo a cada dia, o dizimo é uma coisa opicional não é o dinheiro que vc coloca no envelope que vai te levar pro céu ou para o inferno, não acho justo rotular sem conhecer, acho que a originalidade é oq mais deicha as pessoas em duvida, e aqui deicho um convite para quem quizer, aparece lah um dia pra ver como é os treinos e depois disso se mesmo assim não mudarem de opinião eu apago todos os postes que venho fazendo em blogs!!!

  2. A verdade é que não houve crítica aos interessados no campeonato. O protesto não é contra o fiéis, afinal “o povo vai onde a banda toca”. Onde houver festa sempre haverá público.
    O que nos motivou a escrever o artigo é o interesse dos pastores e fundadores da Renascer, que lucram com o público. Os bispos fundadores, por exemplo, se envolveram em escândalos recentemente por tentar trafegar com dinheiro indevidamente, ou seja, andando fora da lei.
    Sem contar que eles são abastados, vivem do lucro da igreja. Não há preocupação alguma com salvação, com a fé do povo, senão o interesse material.

    Agora, estamos num país livre, quem quiser ir aos treinos de jiu jitsu, quiser seguir a igreja é amparado pela lei. Nosso foco de crítica é quem engana o povo e não o povo.

  3. Olá, Douglas;

    Não sou formador de opinião, apenas administro o Blog e como vivo num país democrático, tenho direito de expor as minhas visões. Não é preciso ser muito inteligente para perceber que a situação financeira do casal Estevam e Sonia cresceu muito após a fundação da Igreja; ou será que um ex-gerente da Xerox teria condições de adquirir fazendas, emissoras de TV, e enviar Dólares ao exterior?
    Como já afirmei, não critico e nem desmereço os seguidores da igreja e se você diz ter sido beneficiado, com certeza eu acredito; Porém os fins não justificam os meios. A Igreja Renascer funciona aos moldes de uma empresa capitalista que trabalha em pró do lucro. Você mesmo, Douglas, exerce a função de pastor gratuitamente? A recomendação de Jesus Cristo que diz: “…DE GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAÍ” (Mat. 10:8) é levado em consideração?

    Somente em 2002 a dupla de fundadores da Renascer respondiam mais de 50 processos na justiça. Embora isso seja vinculado na mídia, será que é tudo invenção?
    Não só a Renascer, como outras igrejas que se denominam evangélicas usam a renda adquirida pela oferta dos fiéis para comprar emissoras de rádio, televisão, entre outros bens. E seus fundadores sempre usam e abusam de todo esse luxo.

    Na Alemanha nazista, quando Hitler tomou o poder, ele convenceu o povo de suas idéias, e obviamente que não foi só pelo discurso. Ele proveu alguns benefícios a Alemanha e isso trouxe o apoio do povo. Porém, mais uma vez, os fins não justificaram os meios. Da mesma forma que muitos recebem trabalhos sociais dessas igrejas, porém aqueles que estão no topo da hierarquia são políticos, vaidosos e se esbaldam no luxo gerado pela oferta dos fiéis.

    Há até um estudo interessante sobre chamado: O Fenômeno do Marketing Religioso: Análise do Discurso Religioso da Igreja Renascer
    Um material acadêmico escrito por uma Mestra da Universidade Federal do Pernambuco

    Para saber mais…
    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1420385-4005-0-0-14012007,00.html
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75958-5856-447-1,00.html
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG75956-5856,00.html
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75958-5856-447-2,00-O+PARAISO+DO+APOSTOLO.html
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u87332.shtml
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u87786.shtml

  4. Prezado Administrador desse blog…
    Peço a gentileza de vc colocar aqui nesse blog ou enviar em meu e-mail, todas as provas e documentos q vc “tem” que compravam q os fundadores da igreja são aproveitadores, não sou um dos fundadores, mas sou pastor e filho da visão desta igreja, ou vc manda todas as provas ou logo saberei q vc é mais um daqueles “formadores de opinião” que tiram suas próprias conclusões por aquilo q ouvem na mídia… Meu irmão não fala aquilo q vc não sabe e “não tem conhecimento”… minha família é eternamente grata ao ministério Renascer em Cristo, pois antes de ser um pastor eu era um drogado e destruido… obviamente foi JESUS q me libertou, mas o canal foi a igreja.. assim como eu milhares de jovens e famílias são abençoadas, restauradas e transformadas através do trabalho da Igreja… Venha vc para um dos cultos, ouça a palavra, conheça o trabalho, converse com as pessoas que fazem parte, venha conhecer a estrutura e ai vc terá uma outra opinião formada a respeito, ok!!

    Pr. Douglas

  5. Bom dia tudo bem?!

    Respondendo, esclarecendo e falando um pouco de nós. Bom como vc perguntou acima se eu sou remunerado ou não, não sou, pois fora pastor eu tbm trabalho em uma multinacional, minha esposa tbm é pastora mas tbm não recebe pq trabalha fora, se nós dois não trabalhasemos fora e ficassemos só na igreja já seria uma outra situação… Acho q vc tem o direito de expor seu ponto de vista, mas nós vivemos em um país totalmente influenciado e manipulado pela mídia, por isso é importante conhecer a fundo, antes de sair falando… A Renascer tem um grande estrutura de rádio, TV … precisamos de profissionais qualificados para esses meios, da mesmo forma é quase q normal ter um processo ou outro trabalhista ou outro processo q seja, mas se vc for acompanhá-los foram todos processos resolvidos ou estão em fase de conclusão… a fazenda q vc cita acima é a fazenda renascer, é um local q a igreja “conquistou” nessa fazendo fazemos mensalmente eventos, acampamentos, retiros, no último carnaval eu estava lá junto com 2 mil jovens, foram 4 dias maravilhosos q passamos em comunhão…. A comparação q vc faz com Hitlher acho q é meio forçado, pois Hitler matou milhares e milhares de pessoas, nós pelo contrário pregamos q Jesus é vida e vida em abundância, faz uma visita em nosso centro de recuperação em Santana de Parnaíba, é um local maravilhoso com um maravilhoso estrutura, nesse centro jovens são “gratuitamente” restaurado das drogas a cada seis meses centenas de jovens passam por lá, o local é realmente digno e estruturado…
    Através da Rádio e TV a mensagem do amor de Deus chega a lugares q nem sempre tem uma igreja, a mensagem através da Radio e TV chega nas casas em momentos oportunos, vc não imagina, pois muitas pessoas a beira de um suicídio numa madrugada ouviram ou assistiram a tv ou rádio e foram tocados e salvas da morte, uma vida vale mais q o mundo inteiro e a vida não tem preço… Da mesma forma nós precisamos de recursos para manter a rádio e tv no ar, e como vc deve saber esses custos não são baixos, se vc parar pra refletir vai entender q para se manter uma estrutura como a nossa de rádio, tv, trabalhos sociais não é fácil… Mais uma vez quero deixar a vc o convite para conhecer o nosso trabalho a fundo e tirar uma nova conclusão de tudo q vc acha e q já leu a respeito na mídia…
    Fica com Deus, Jesus te ama e tem um plano especial na sua vida!
    No amor de Cristo.

    Pr Douglas

  6. Ok, Douglas, você precisa mesmo defender seus ideais. Não o desprezo por isso.

    E quando citei Hitler, não foi relacionando os seus crimes, mas sim a lavagem cerebral que ele fez numa nação inteira.

    Mas se você estiver certo, então toda a mídia é mentirosa, todas as notícias iludem, todas as revistas são manipuladoras. Somente as rádios evangélicas, as TV´s, os Jornais evangélicos são corretos. Afinal, eles não devem manipular, não devem fazer lavagem cerebral… Será?

    SENDO ASSIM ENTÃO FOI ÓBVIO QUE O “CASAL RENASCER” NÃO TENTOU ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS COM DINHEIRO ESCONDIDO NA BAGAGEM… QUE ISSO, AFINAL A MÍDIA É MANIPULADORA, CERTO, DOUGLAS?

    AH! PESSOAL, LEMBRANDO QUE A MÍDIA É MANIPULADORA, ENTÃO, SEGUINDO O RACIOCÍNIO SÁBIO DE DOUGLAS, PODEMOS PENSAR QUE HITLER NÃO ODIAVA JUDEU NEM ORDENOU O HOLOCAUSTO. ISSO FOI TUDO OBRA DA MÍDIA MANIPULADORA! OK??

    Lembrando que não sou ateu, pelo contrário, creio em Jesus, e justamente por ver o nome dele se transformar em comércio é que coube o meu protesto. Pois por trás de um “Jesus te ama” há impérios sendo montados. Impérios que pregam o bem estar material, a riqueza econômica.

    Quem era Sônia e Estevan antes de criarem a igreja? Quem era Edir Mascedo? Eram milionários? Gozavam do luxo que hoje gozam?

  7. Caaarraaakaasss.
    Esses pastores são manipuladores de opinião mesmo. Tudo que o Admin diz, eles contra-argumentam com desvio de linha de raciocício. Coitado do povão que não tem capacidade instrucional de discernimento. Esses pastores conseguem colocá-los no bolso. Mas senhor Amin. Deixamos um pouco o senso ético de lado (mesmo porque ele é um ideal, algo abstrato). A lógica do mundo é tirar dinheiro dos outrou. Veja hoje o governo. Você paga por dia R$2.00 de impostos para andar com seu carro. A energia eletrica que vc paga é mais uma forma de tirar dinheiro da população. Essa energia tem um custo quase zero. E a mídia é o mais poderoso instrumento de manipulação mesmo. Exemplo? Aquela conversa fiada de que metrô não dá lucro. Como assim? Quem produz a energia é o estado. O custo é quase zero. Mas na planilha, colocam o mesmo preço pago por uma dona de casa. Pura manipulação. Não sou pastor, mas assim que terminar meu curso de administração de empresas , serei. Infelizmente, neste mundo existem pessoas que nasceram e , por falta de educação de qualidade e outros, serão sempre corpo. Enquanto, outros, poucos, são cabeças. O próprio povo não aceita a não manipulação. Estão loucos para serem enganados. Só não tem consciência disso. E esses pastores? Não posso julgá-los. Aprendi que na vida todos estão certos, todos estão errados, todos têm razão, todos estão sem razão. Enquanto pensava nos outros, só me lasquei. Meu caixa foi furtado por meus próprios irmãos e cunhadas, e funcionários… Qual o maior sinônimo de amor e união do que uma família? Apesar de querer montar minha igreja, por outro lado, espero que a patria um dia dê educação de qualidade para seus filhos. Mas enquanto ela é uma mãe puta, deixa a vida levar.

  8. De fato, em partes concordo com você, Edson. Talvez realmente precisemos afirmar que todos estejam certos, no sentido de exercer o “amor ao próximo”, onde praticamos o respeito e a pacificação como Jesus Cristo mesmo disse.

    Realmente o povo muita das vezes faz errado por não conhecer o que é certo. A sociedade anda carente espiritualmente e qualquer um que gritar “vinde a mim que vos salvo”, pode ter certeza que haverá alguém que o seguirá.

    É uma pena! Mas a carência espiritual é semelhante a um faminto que na falta de pão remexe o lixo em busca de algo para continuar sobrevivendo…
    Jesus veio na forma de um homem simples e rude para que assim pudesse ser entendido por todos e percebessem que a salvação não está nas grandezas da Terra, e sim na busca pelo crescimento de dentro para fora. Então, o que dizer de tais igrejas pregando riquezas, enobrecimento material, “O Evangelho da Prosperidade”…

    “(…) movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.” II Pedro 2:3
    E pensar que Cristo pregou o amor e a simplicidade, nunca teve bens materiais, nunca teve nenhum título nobre enquanto caminhou na Terra. Porém hoje se afirma que para pregar a salvação é preciso fazer cursos, faculdades, se aprofundar na teologia dos homens.

    Muito contraditório… Isso seria o mesmo que dizer que o apóstolo Pedro não tinha autoridade para pregar, já que era um rude pescador.

  9. Muito boa essa visão sobre o assunto Sr. Admin, eu concordo plenamente que o homem é de fato de fácil manipulação, isso começa desde cedo, dê um doce a uma criança que vc ganha a confiança dela, (eu mesmo quando criança ia a uma igreja evangélica porque no final do culto era distribuído doces, balas e pirulitos pra molecada….era uma festa!).

    Assim o indivíduo que tomou vergonha na cara e deixou de ser usuário de drogas, de ser escória da sociedade, devia se envergonhar do seu passado e nem mencionar o que fez de ruim, ou não é o próprio evangelho que diz para ESQUECER o passado pois ele foi apagado da vida ou da consciência daquele que o aceitou e passou a segui-lo? O testemunho desse tal Douglas não é mais do que uma forma de marketing, propaganda muita das vezes enganosa, pois sempre esses “ex” usuários aumentam suas histórias querendo mostrar que foram o que realmente não foram; com algumas exceções esses “ex-manés” fazem dos seus “testemunhos” histórias fictícias para deslumbre da platéia ouvinte ou leitor admirado!

    Algumas dessas pessoas estão realmente agradecidas pelo “doce” que receberam, e um doce é tão barato, aliás a “Palavra doce mais que mel” não pode valer dinheiro pois ela é sinônimo de caridade, não é mesmo…..

    Bem, agradeço a Sr. Admin pelo espaço cedido para deixar meu de vista que poderá desapontar alguns, infelizmente é assim que tudo funciona…..

  10. KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!! Ki baxaria! Agora, isso aqui virou ringue de travecos! Vcs, num tem o ki fazer não, hein? Pastor de meia-tijela! Vai, estudar ô idiota1 Pare de fazerm, lavagem cerebral na cabeça dos descamizados! VAi, pegar numa enxada pra tú vê o ki é bom… ganhar o dindim pra sustentar seus filhos1 PASTÔOOOO!!!MAMA NA GATA OCÊ NUm KER NÉ!!!!!

  11. como é facil criticar,mostrar erros dos outros,como seria bom que cuidácimos de nossas proprias vidas.Eu proprio tenho levado a palavra de DEUS para as pessoas que estão nos cáceres,ñ quero saber o que fiseram sei que ñ foi coisas boas mais mesmo assim tenhon visto o grande amor de DEUS pessoas tem realmente se entregados a JESUS e realmente isto tem feito a diferença nestes presidios,portanto amigos sei que temos direitos de expormos nossos pensamentos ideias pos vivemos em um pais democratico,bom seria que estiversimos unidos com o proposito de verdadeiramente ajudarmos o nosso proximo,sei que serei criticado tambem por isto que estou escrevendo mais tudo bem,eu aprendir valorizar mais minha conciencia que minha reputação,minha conciencia é eu proprio minha reputação é o que as pessoas pensam de mim,o que pensam de mim ñ é problema meu.abraços a todos.

  12. Bem pessoal, o meu comentário é o seguinte, vou dizer a diferença entre alguns ‘hóspedes’ que estão hospedados em uma penitenciária de segurança máxima, para alguns “pastores (as), bispos (as) que existem por ai, é simples, os “hóspedes” que citei, alguns usaram armas letais, matando e roubando, por isso estão presos pagando pelo o seu delito, e quanto alguns pastores (as), bispos (as) etc, estão estorquindo seus fieis membros, usando a Biblia Sagrada, o nome de Cristo como arma, fazendo verdadeira lavagen cerebral, e com toda liberdade, isto e VERGONHOSO, É NOJENTO, IMORAL, E DESUMANO, que DEUS tenha misericordia deste povo.

  13. Pelo visto você só leva a palavra, pois da leitura da palavra você passa longe. Pois quem muito lê também aprende a escrever corretamente, não é mesmo Rodrigues!?

  14. Meu caro adm, não fala daquilo que vc naum tem conhecimento, naum seja mais um “maria vai com as outras”, seja original, a midia gosta de falar das mesmas coisas que vc esta falando, entao, pq vc naum vai falar dos governantes desse pais, que no dia das eleicoes promete um mundo para os pobres e depois nao faz nada, pq vc naum fala deles?
    vai procurar o que fazer, quantas vidas voces ja salvou das maos do diabo hoje? quantas pessoas voce ajudou a curar, a se restaurar, a ter o seu lar restaurado?
    Vc tem como responder essas perguntas? Sou Renascer até morrer!!! Lamento aos fracos!!!

  15. Isso… seja Renascer até morrer…

    Bom seria se você fosse Cristão e não seguidor de Placa de igreja… Lamento aos tolos!

Igreja Renascer Apresenta Novo Marketing para Atrair Fiéis: Luta de Vale-Tudo

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format