Fiscalização de Penápolis faz nova apreensão de alimentos estragados


Na última terça-feira, 17, os fiscais do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária e do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) efetuaram mais uma apreensão de produtos alimentícios impróprios para o consumo em um supermercado da cidade. Desta vez foram 60 quilos de carne de frango, 14 bandejas de iogurte com oito unidades cada e 18 pacotes de pão de queijo. Com relação à carne, estava distribuída entre peito de frango, coxa, coração, asa e frango inteiro.

Juntamente com o pão de queijo, estes alimentos estavam acondicionados fora da temperatura recomendada pelo fabricante. A medida adequada no caso é de -10º C, entretanto o supermercado colocou a mercadoria à venda em equipamento que apresentava temperatura de 10º C, perfazendo, portanto uma margem muito grande de diferença.

Devido à temperatura muito alta para conservação das carnes havia líquidos e sangue escorridos nos refrigeradores, além de moscas. Já no caso das bandejas de iogurte, todas estavam com a data de validade vencida. Além das irregularidades verificadas com os produtos, os fiscais também verificaram péssimas condições de higiene nos locais de manipulação de alimentos, freezeres e banheiros. Todo o material apreendido foi inutilizado pelos fiscais com água sanitária e depois encaminhado ao aterro municipal para destinação adequada.

Multa: Quanto ao supermercado, o mesmo foi autuado por infração à Lei Federal nº 1.283 que regulamenta a inspeção industrial e sanitária. A partir de agora o estabelecimento tem 10 dias para se defender, podendo após este prazo sofrer multa cujo valor pode variar de 10 a 10 mil Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo – R$ 15,80).

A Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal estão intensificando as ações de fiscalização para minimizar a possibilidade de ocorrência de agravos à saúde dos consumidores, por conta das altas temperaturas desta época do ano, que contribuem para a proliferação de microorganismos que causam doenças.

Não é possível divulgar o nome do estabelecimento autuado em razão do sigilo garantido por lei, na Constituição Federal, no seu artigo 5º, inciso X; no Código Civil, artigo 20º e também no Código Tributário Nacional, artigo 198º. A Constituição Federal, por exemplo, diz que são invioláveis, a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Para denúncias o serviço coloca à disposição da comunidade o telefone 3654.2546.

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fiscalização de Penápolis faz nova apreensão de alimentos estragados

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format