Esperança de melhorar o ensino nas cidades


[cristielle] [tielle1997@hotmail.com] [Macaé, RJ – Brasil] [11]
o rosely, concordo com vc plenamente as vezes vc pode achar que é mentira minha mas acho essa meninas de hoje muito avançada mesmo . ex: na minha escola tem uma menina de 15 anos, gravida e aí imagina como esta a cabeça da mae dela tomara que no futuro termos meninas mais inteligentes vamos torcer!!!!!!!

18/09/2008 21:12

[Maria José] [mnunes@cjf.gov.br] [Brasília-DF] [44]
Parabéns Rosely por este artigo! Espero que o sua sugestão chegue aos ouvidos de quem pode tomar uma decisão; é quase certo que a criança equilibrada será um adulto equilibrado.

18/09/2008 12:00

[César Ferreira] [zizosb@yahoo.com.br] [Porto Alegre] [46a]
… a propósito, já leram algo como o deste artigo: http://br.noticias.yahoo.com/s/15092008/25/politica-1-prioriza-educa-votar-indica-pesquisa.html ?

17/09/2008 14:32

[Luiza Christov] [luizachristov@gmail.com] [São Paulo, SP, Brasil] [55]
Com Marta, já tivemos avanço de a periferia contar com verdadeiros centros de cultura como os CEUS…é preciso retomar seus projetos. Mas qualquer candidato deveria se comprometer com plano decenal e cumprir etapas do mesmo, sem ficarmos na mão deste candidato ou daquele. Saúde, educação, moradia, lixo e transporte não podem ficar ao acaso da votnade política de cada candidato…devem ser cumpridas soluções técnicas. Em educação: salários dos tops (jogadores, publicitários, modelos, atores) para educadores (mas podemos começar com mínimo de 3000,00 por 30 horas semanais)e escolas pequenas, ninguém educa multidão… mas é preciso muit acoragem pra fazer isto. Quem a tem?

15/09/2008 13:38

[vivi dall´osto] [vividallosto@gmail.com] [SP/BR] [55]
Certamente que as questões políticas precisam de ações mais efetivas por parte das instituições e governos. A ausência de comprometimento verdadeiro com a ética na formação, a saúde como prevenção, o atendimento das reais necessidades das novas gerações quanto aos conteúdos e programas de estudos não estão à altura de preencher os anseios curiosos das crianças e adolescentes. Fato que constatamos pelo índice de problemas como drogas, bolloing,desatenção que não parecem ser meras “doenças”, mas falta real de comprometimentos dos adultos e profissionais de cada área em rever as posições e abrir novoas fronteiras que atendam e preencham os anseios sutis da formação do Ser em sua integridade de configuração;física, emocional,intelctual e espiritual. Assim proponho se não vale abrir-nos para novos métodos, formas recursos no sentido de reestrutura intercambiando os bons resultados obtidos com as novas proposições. Formar seres fraternos para a felicidade e auto realização.

14/09/2008 13:01

[Eliana] [elianapinna@uol.com.br] [46]
Iara, concordo com você.As empresas falam,falam e adoram este tema:RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTAVEL.Mas fui demitida com problemas de saúde de uma dessas empresas que sustentam este lema.Mas, na hora em que eu mais precisei da empresa(Social) ela me furtou este “beneficio” de cuidar da minha saúde.Tudo é balela…papo para gringo ver e ouvir; como as maiores empresas neste país tem sócios majoritários estrangeiros…dá para entender. Na urna poderíamos inverter,mas nem todos sabem ouvir e cobrar o que os candidatos falam.

13/09/2008 13:20

[Luiz Carlos Gonçalves] [lcg_crlos@uol.com.br] [50 anos]
Que a Marta é melhor, todo mundo sabe. Mas melhor pra quem? Para os pobres, é claro. São Paulo é a cidade mais rica do país, aqui é que mora a elite. Serão capazes de tudo pra eleger alguém que nada sabe, já que o governador Serra finge que apoia o Alckmin, que é do seu partido, mas todo mundo sabe, isso sim, todo mundo sabe, que ele apoia o Kassab. E como o Serra é o dono da mídia, fica um pouco complicado escolhermos o melhor, ou melhor dizendo, a melhor, a mulher, além de tudo, o que também esbarra em preconceitos. Que Marta é a melhor todo mundo sabe e se o robozinho do Kassab fez alguma coisa em sua gestão é porque Marta deixou a prefeitura toda organizada, muita coisa licitada, era só ir lá e concluir. Já ela, recebeu a prefeitura devastada por duas gestões Maluf e Pitta. Mas rico nem quer saber nada disso, rico quer mesmo é continuar tendo privilégios e direitos, esquecendo-se que quanto menos se faz para os pobres, pior para todos, já que estamos todos no mesmo barco.

12/09/2008 23:42

[Iara] [iarasip@yahoo.com.br] [São Paulo – SP] [29]
Quando a Rosely fala que responsabilidade social nas empresas deve começar com os próprios funcionários, ela toca numa questão central. As empresas adoram divulgar por aí seus projetos de responsabilidade social, para mostrar o quão bondosas elas são, quando na verdade o que acontece é que elas tem uma grande redução no pagamanto de impostos com esses projetos e continuam tendo empregados que ganham salário mínimo e atravessam a cidade, muitas vezes levando cerca de duas horas de ônibus para chegar aos seus locais de trabalho. Se a prefeitura não provê creches e as empresas também não se preocupam, esses profissioanis tem que contar com a solideriedade de alguém que possa ficar com seus filhos para que possam trabalhar – muitas vezes, cuidando dos filhos dos outros. Se nem o estado nem a iniciativa privada se preocupam com esses benefícios, quem paga o pato, pra variar, são os mais pobres.

12/09/2008 16:37

[Sylvia Manzano] [sylviamanzano@uol.com.br] [www.sylviamanzano.com] [66]
Também estou adorando saber que a Marta vai deixar a cidade antenada, internet com banda larga para todos.

12/09/2008 13:26

[Paulo Siqueira Campos] [pasicampos@uol.com.br] [45 anos]
Excelente o momento do debate entre os candidatos à prefeitura ontem na Band, quando a Marta disse para o Kassab que foi ele que mandou construir as escolas de lata, no governo Pitta, já que ele era o Secretário de Planejamento. A Marta pegou a prefeitura destruída após as gestões Maluf-Pitta, já o Serra/Kassab tiveram maior sorte: a prefeitura estava toda organizada depois de Marta. Sem a lente de contato azul que tem usado na propaganda eleitoral e sem os recursos usados pelo marketing, Kassab parecia um menino assustado procurando pelos pais. Patético.

12/09/2008 10:17

[Yra doce.] [yaramariafamilia2@yahoo.com.br] [57]
Já acreditei nos tucanos. mas meu voto só leva quem faz. Por isso votaria na Marta,se não tivesse me mudado para o interior. Aqui o pessoal da Marta foi “enxovalhado” pela elite da cidade. Não creio que voltem a prefeitura.

12/09/2008 02:36

[Fabiano] [fabianoliveira@uol.com.br] [22]
E os demais trabalhadores, a quem ninguém pensa em dar tempo para descanso, estudo e informação? Tratam os professores como o filho mimado, que tem que ser só protegido, amparado e ajudado, sem que ele tenha que se esforçar para algo. Tudo e´dado, ganhado. Os trabalhadores braçais, que trabalham horas por dias, e sempre precisam daquela hora-extra para pagar as contas, deles ninguém se lembra. Porque será? Eu acho é muito vantajoso ser professor, ser a vítima do mundo, férias duas vezes ao ano…

12/09/2008 01:03

[ANGELLA LEMOS] [nuvemixirica@uol.com.br] [www.nuvemixirica.blog.uol.com.br/] [SÃO PAULO/SP/BRASIL] [55]
Precisamos pensar nas emoções de nossas crianças da ed.infantil e fundamental. Com esta preocupação ocupei-me ministrando aulas de educação emocional que está de vento em popa. Esses meus alunos apresentam maior controle emocional e maior percepção de suas próprias emoções – estamos colaborando com muito amor para o melhor de nossas crianças o que implica pais e professores, é claro.

11/09/2008 23:27

[Marcos José Filho] [mjolf13@hotmail.com] [João Pessoa, Paraíba] [22]
Tão importante quanto o voto, é o acompanhamento das ações da prefeitura no município. Enquanto continuarmos a entregar uma procuração em branco para os políticos fazerem o que quiserem, ou trocarmos os nossos votos por interesses pessoais (afinal, apesar do discusso, a classe média adora fazer isso também), a educação continuará a servir de propaganda para os preparadores de mão obra para o mercado como assim quer a revista “Veja” e não para buscar formar seres humanos conscientes. Com a participação popular através da sociedade organizada é que poderemos avançar.

11/09/2008 17:33

[Lúcia de Almeida] [almeida@almeida.com.br] [30 anos]
Foram 8 anos de tucanos na presidência do país, 14 anos de tucanos no governo de São Paulo. Deu no que deu. O PSDB é um partido mesquinho, medíocre e massificador. Como diz o ditado, comem sardinha e arrotam caviar. A única vantagem deles é que a mídia os favorece e encobre todas as coisas erradas que eles fazem.

11/09/2008 15:42

[antonio alonso sobrinho] [toninho_alonso@ig.com.br] [ipaussu , sp, brasil] [64 anos]
e verdade rosely, os salarios de todos os professores deveriam se iguais. infelizmente o atual governadore, aqueles do psdb que o antecederam, não cuidam de seus funcionarios, pelo contrario, tratam-nos como se fossemos servicais do estadoe, naõ, como servidores estaduais. infelizmente e isso que ocorre atualmente em nossas escolas. a maioria dos politicos so pensam em obras e suaus gordas comissões

11/09/2008 10:48

[Dolores] [monteiro.aax@terra.com.br] [www.colegiomonteirolobatoaraxa.com.br] [Araxa] [45 anos]
Assino embaixo das prioridades da Rosely e coloco ainda que é preciso acabar com os milhares de projetos, dentre esses, o da obrigatoriedade dos alunos até o ensino fundamental desfilarem em 7 de setembro (prática comum nas cidades do interior). Os projetos que as Secretarias inventam e impõem às escolas e o tempo perdido com preparação de desfiles, faz alunos e professores perderem precioso tempo didático. Aí vem o discuros: alunos até o 5º ano saem sem saber ler…

11/09/2008 07:56

[Sylvia] [sylviavasc@uol.com.br] [Minas Gerais] [55]
É claro que precisamos aumentar o salário das professoras de Educação Infantil.Elas precisam de reciclagem curricular e também de descanso.Já pensaram na vida de uma professora que durante horas dá aulas,e quando chega em casa tem que lavar,passar e cozinhar?Que tempo sobra para ler um livro ou jornal?Garanto que se tivesse melhores salários sobraria tempo para tudo em sua vida inclusive para melhorar suas aulas,fazer pesquisas e tudo mais.Vamos valorizar os professores da Educação Infantil?

10/09/2008 23:19

[Érika Nepomuceno] [erikanepomu_@ig.com.br] [40]
O programa da Marta de hoje realmente me emocionou. Ela vai deixar a cidade antenada, internet banda larga para toda a cidade. E grátis.

10/09/2008 23:02

[Luzia Helena Gonçalves] [serluz11@hotmail.com] [São Paulo] [47]
Será que não seria possível os prefeitos e todo os políticos realmente se preocuparem com a educação.Será que não poderiam fazer convênios com as escolas particulares de educação infantil já regularmente funcionando e atender a demanda de crianças sem escola e educação? Isso seria impossível de acontecer? Não acredito que eles tenham dificuldades em realizar projetos e executar obras que atendam essa problemática tão antiga. Falta consciência social e vontade de resolver esse problema sem pensar em partidos, eleições, em faturamento, em caixa 2 , etc.

10/09/2008 22:24

[Sylvia Manzano] [sylviamanzano@uol.com.br] [www.sylviamanzano.com] [Praia Grande- SP- Brasil] [66]
Eu também voto na Marta, sem a menor sombra de dúvida.

10/09/2008 19:00

[Luiz Carlos Gonçalves] [lcg_crlos@uol.com.br] [40 anos]
Marta fez os CEUS, deu uniforme, comida, material escolar e ônibus pra buscar e levar as crianças para a escola. Agora todo mundo anda querendo ser pai do CEU, mas o céu só tem uma mãe e o nome dela é Marta Suplicy. Agora ela vai investir na qualidade dos professores. Ninguém duvida que ela faz o que promete, mas já pensou se ela ganha e os filhos dos pobres começam a ir para as faculdades e podendo competir com os filhinhos de papai, que só pelo fato de terem nascido, já tem direito a tudo? Rico é assim: podem ter piscina em casa, na escola dos filhos, no clube, na casa de campo ou de praia, mas a alegria só vai ser completa se isso for exclusividade, se pobre também começa a ter também, perde a graça. Depois tomam prozac pra dormir e pronto, não há consciência que resista.

10/09/2008 15:16

[Diva de Mairiporã] [Divinayolu_57@ig.com.br] [São Paulo] [55]
Prezada Rosely: Acompanho sempre seus comentários enriquecedores. A indisciplina nas escolas está de deixar qualquer professor enlouquecido. Veja agora qual é a moda das moças se comportarem em salas de aulas acessando o blog de meu colega professor: geppi.blog.uol.com.br Ele escreveu uma crônica de forma cômica mas não deixa de ser muito preocupante. Um horror!!! Sabemos que a escola é um reflexo da sociedade… Abraços.

10/09/2008 14:36

[Sylvia Manzano] [sylviamanzano@uol.com.br] [www.sylviamanzano.com] [Praia Grande- SP- Brasil] [66]
Aqui na Praia Grande, os turistas acham lindo colocar um som no porta-mala do carro na maior altura, abrir o porta-mala e ficar desfilando ou parar num bar. Aí, fica aquele duelo de som, já que dois bares adiante tem outro carro com som e outro e outro. Sempre música de péssima qualidade, como a de Ivete Sangalo, os axé da vida, sertanejo. Claro, gosto não se discute, cada um tem o direito de gostar do que quiser, mas impor o próprio gosto e “obrigar” todo mundo a gostar do que eles gostam, é meio demais. Sem falar, como disse o Jairo, que as pessoas falam, brigam, amam no celular numa altura absurda e eu acho que se é proibido fumar, também deveria ser proibido falar. Na academia onde faço hidroginástica, as mulheres falam o tempo todo e se ainda fossem assuntos agradáveis, vá lá, mas geralmente é a descrição em detalhes de sua última operação. Sou fumante e lido com minha ansiedade na fumacinha de um cigarro, já quem não fuma, joga sua ansiedade na sociedade.

10/09/2008 10:00

[Yra doce.] [yaramariafamilia2@yahoo.com.br] [SP] [57]
Tenho um filho de 12 anos que coloquei na escola aos 4.O objetivo foi pra que o menino pudesse conviver com outras çças,já que morávamos em apto.e ele convivia sómente conosco. Tive sorte pq.o Colégio que escolhi foi muito bom,ele ficou lá por 4 anos até que viemos morar no interior. Nos primeiros 3 anos a maior parte do tempo era destinado a recreação,porém tinha um tempo de sala de aula.Mas nada em excesso.E quase chegando aos 6 anos,ele estava lendo e bem. Foi aos poucos,e não foram todos que chegaram na mesma época alfabetizados. O método deles é misturar o Piaget com o Moderno,funcionou bem,e não “massacrou” o aluno. Há 5 anos precisou mudar de escola por conta da nossa vinda para o interior,e aqui já não tenho a mesma satisfação. Embora as necessidades sejam outras.

10/09/2008 04:00

[Jairo] [Jairyn_56@ig.com.br] [56]
Sr. Paulo Siqueira Campos: Parabéns! Não aguento mais a fumaça dos carros, as pessoas contando sua vida íntima ao celular, música alta nos carros, pichação pela cidade, gargalhadas nos restaurantes e alunos destruindo as escolas públicas. O fumante fica mesmo no seu cantinho, só observando a falta de educação de muitos não fumantes.

10/09/2008 02:19

[Paulo Siqueira Campos] [pasicampos@uol.com.br] [45 anos]
Sou fumante e gostei muito da declaração do presidente, já que os fumantes têm sido tratados como marginais ultimamente. Se é proibido fumar em lugares públicos, também deveria ser proibido fazer tanto barulho, conversar tão alto, dar gargalhadas histéricas, juntar aqueles grupos que vão nos locais públicos pra cantar parabéns e monipolizar a atenção de todos. Será que sou obrigado a ouvir o que se conversa na mesa próxima? Hoje em dia, ninguém fala mais, ninguém conversa mais, as pessoas gritam, dão gargalhadas que se ouvem a um quarteirão de distância. Isso é bem pior que fumar, porque quem fuma, geralmente se comporta muito bem, fica lá bem quietinho fumando seu cigarrinho, sonhando com a fumaça, fazendo mal apenas a si próprio.

09/09/2008 23:37

[Érika Nepomuceno] [erikanepomu_@ig.com.br] [40]
Eu não tenho a menor dúvida, meu voto é da Marta. Os tucanos já mostraram o que fizeram com a educação em tantos anos no poder.

09/09/2008 22:29

[Luiza] [luiza@folly.com.br] [59]
Muito feliz a colocação de Rosely Saião.Os anos iniciais do estudante, formam a base da pirâmide estudantil. E seguindo suas palavras, a criança nem sabe como se defender se a educação estiver inadequada. Imprescindível também que os professores dominem o conteúdo a que se propõem ensinar. Reciclagem curricular e valorização profissional para os professores de Educação Infantil.Equivalência salarial, visto que, bons professores, com ideais de traballhar com os pequenos alunos,desistem devido à diferença no salário. Debandam para trabalhar com adolescentes/adultos.É assim o resultado que aí vemos, infelizmente.

09/09/2008 21:40

[Mayda Aparecida Zanirato] [maycla_17@hotmail.com] [Santos ] [63]
Complementando, quero dizer que se não temos claro para nós mesmos o que queremos da escola, fica difícil cobrar de políticos algo que nem mesmo conseguimos definir.

09/09/2008 20:00

[Mayda Aparecida Zanirato] [maycla_17@hotmail.com] [Santos ] [63]
Vejo com freqüência uma inversão da expectativa de muitos pais: Mal seus filhos entram numa escolinha, querem-no alfabetizado, que se comece aos quatro, cinco anos… Depois, quando já são grandinhos para as creches, valorizam a escola não pelo ensino em si, mas pelo papel “creche” que ela desempenha, pois a propalada satisfação dos pais com relação à escola vem do papel que ela representa como local privilegiado onde alguém toma conta de seus filhos. A escola é , mais que o lar, o local onde os pais confiam que seus filhos estejam seguros e bem cuidados. Pelas babás, ops, pelos professores…

09/09/2008 19:50

[Ana] [ana@uol.com.br] [37]
O Brasil deve basear a educação infantil nos paises desenvolvidos, que obtiveram sucesso, e não na simples intuição.

09/09/2008 19:29

[JOÃO TELES DE AGUIAR] [coreausiara@bol.com.br] [43]
Como mantenho um projeto de incentivo à leitura em Maracanaú, gostaria de deixar meu contato para venda de livretos de literatura de cordel. Coisa séria. coreausiara@bol.com.br

09/09/2008 18:22

[Luciana] [lucianabarrosoc@uol.com.br] [37]
A Ana está muito certa, mas é muito difícil remar contra a maré, na reunião da pré-escola do meu filho eu tentei falar do blog da Rosely,inclusive uma mãe que era professora em outra escola disse que estava tendo dificuldades em ensinar as letras à filha de 4a, mas acho que ela nem me ouviu. Eu não sou profissional de educação, mas essa cobrança vinda de uma professora me deixa pessimista.

09/09/2008 16:01

[Ana] [ana@uol.com.br] [37]
Gostaria que além do direito da educação infantil os pais fossem orientados em relação da importância da infância para formação do indivíduo.Vejo muitas mães leigas em relação aos cuidados básicos da criança.Mães que consideram a brincadeira na escola coisa inútil e a alfabetização precoce algo vantajoso.

09/09/2008 14:05

[luciana] [lumenandro@hotmail.com] [37]
É, é mesmo uma pena o descaso com a educação. Ontem mesmo estava ouvindo uma notícia que peguei pela metade, dizendo que não sei onde aqui no Brasil (deve ser em todas cidades) as crianças saem do 5o do fundamental sem saber ler nem escrever. E o nosso Presidente se vangloriando tanto do nosso IDEB (nem sei se é assim que se escreve). Também pudera, um Presidente que faz apologia ao cigarro. Só aqui mesmo.

09/09/2008 11:13

[Ana Paula Marino] [lattesap@uol.com.br] [São Carlos, SP, BR] [34 ]
Já que estamos falando em utopia aí vai, na minha cidade as escolas de educação infantil, ligadas a rede pública de ensino, não oferecem aulas de educação artística e aulas de música, apesar de termos 2 grandes faculdades a USP e a UFSCAR, e pessoas capazes de exercer tal função. Gostaria de saber pq essas duas áresas, tão importantes nessa fase da vida de uma criança são banidas do currículo escolar.

09/09/2008 08:49

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esperança de melhorar o ensino nas cidades

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format