Entendendo a Wikipedia – Entrevista com o presidente da Enciclopedia Jimmy Wales


A verdade, segundo a Wikipédia

Se depender de Jimmy Wales, a Wikipédia será sempre grátis e nunca terá publicidade, espiões ou editores que trabalham para governos

O presidente da Wikipédia não tem qualquer plano para remunerar os editores da maior ciberenciclopédia, mas mantém o objectivo de disponibilizar 250 mil entradas para todas as 350 línguas com mais de 1 milhão de falantes. Pelo meio. Jimmy Wales explicou ainda a importância de os chapters lançados Em vários países – entre eles, o recém-criado pela Wikimédia de Portugal.

Por quanto mais tempo vai a Wikipédia viver sem publicidade?
Não temos planos para inserir publicidade na Wikipédia. Por isso, não posso dizer por quanto mais tempo vamos continuar sem publicidade… com sorte, será para sempre! Todos os anos. hâ noticias sobre a falta de dinheiro da

Wikipédia… a publicidade não poderia ser uma solução?
Sim, mas temos conseguido juntar dinheiro suficiente, Todos os anos temos uma campanha de colecta de fundos e temos donativos do público e… temos angariado dinheiro suficiente. Logo, não temos razões para mudar. E não há planos para tornar a Wikipédia um serviço pago? Impossível! Nunca haveremos de ser um serviço pago.

Facebook. YouTube e outros projectos da denominada Web 2.0 acabaram por aproveitar a informação produzida pelos utilizadores para fazer negócios… por que não fazer o mesmo com a Wikipédia?
A Wikipédia é uma organização baseada na solidariedade, sem fins lucrativos, Estamos decididos a cumprir a missão de criar uma enciclopédia livre para todas as pessoas deste planeta, nos seus respectivos idiomas,


É verdade que a Wikipédia tem vindo a perder editares?
Não é verdade que tenhamos registado um decréscimo de participantes, apesar de algumas notícias incorrectas que andaram a circular sobre esse assunto. No que toca aos estímulos para os editores, estamos a focar-nos cada vez mais no mundo em vias de desenvolvimento e queremos eliminar as barreiras que existem para as pessoas que pretendem escrever “entradas” na Wikipédia em Suaili, Zulu, ou nos vários idiomas indianas… esse é o nosso enfoque, descobrir novas formas de divulgação, tornar o nosso software mais fácil de usar. Na maior parte das vezes, trata-se de resolver pequenos detalhes relacionados com o nosso software.


Os editores são sempre voluntários ou prevê-se que venham a ter uma remuneração?
São sempre voluntários.

Quantas linguas pode vir a suportar a Wikipédia?
Actualmente, temos versões com um milhar de entradas para 187 idiomas. É um número entusiasmante. mas queremos ter, pelo menos, 250 mil entradas em todas as línguas faladas por um mínimo de 1 milhão de pessoas. Há cerca de 350 linguas com esse número de falantes. Temos um grande trabalho para fazer, em especial com as línguas que têm menos falantes.

Há sempre a possibilidade de traduzir as “entradas” daversão inglesa para os idiomas adicionados â Wikipédia…
Eventualmente. Mas vai levar tempo. Provavelmente, os editores que trabalham com linguas menos faladas vão focar-se naquilo que consideram mais importante para as suas culturas.
Obviamente, essas versões não vão ter de uma só vez 3 milhões de entradas.

Como é que a Wikipédia lida com situações de censura como a que a Google tem enfrentado na China ou na Austrália?
Estivemos três anos banidos na China. Mas optámos por nunca ceder à censura. Entretanto, houve alguma abertura e passámos a estar disponíveis, apesar de termos algumas páginas censuradas.

Os editores da Wikipédia chineses ou de outros paises onde há censura são livres de escrever?
Na China, as pessoas não estão em risco por escreverem na Wikipédia. A China aplicou um sistema de censura que funciona como regulamento industrial para as empresas que disponibilizam o acesso à Net (ISP), mas não h á grande preocupação com o que escrevem os intemautas. Em países como o Irão, as pessoas arriscam bastante se escreverem sobre certas coisas. Preocupamo-nos com a segurança dessas pessoas, mas sabemos que são inteligentes… e a Wikipédia não é um projecto político. As pessoas que escrevem em persa (no Irão), só abordam tópicos que sabem não trazer problemas. E até à data, têm-se dado bem.


Sendo um projecto aberta, como é que a Wikipédia garante que as versões dos paises onde há censura não são escritas por espiões ou agentes ao serviço dos governos?
Não temos provas de casas desses… costumamos recorrera fontes externas (para confirmar a informação), El muitos voluntários não são totalmente desconhecidos- É possível que algum seja espião, mas não temos muitas provas disso.

Coma é que se mantém a qualidade com o aumentoda quantidade dos editores?
A solução passa por fornecer ferramentas para a comunidade, que permitam que as pessoas se monitorizem umas às outras e impeçam os casos em que alguém se porta mal

E os casos de exclusão de editores que não têm qualidade, como é que lidam com eles?
Bloqueamos as contas dessas pessoas… todos os dias há casos desses devido a pessoas que inserem entradas malucas.

Qual o objectivo dos chapters criados em vários países?
Hoje, temos 27 chapters, sendo o da Alemanha o maior. Os chapters contactam a comunidade acadêmica, organizam eventos para evangelizar pessoas, respondem a questões do público e dos media

É difícil acreditar que nenhum desses voluntários não quer tornar-se mais tarde um profissional pago…
O chapter Alemanha estabeleceu parcerias e, por isso. paga a algumas pessoas. Os chapters podem contratar pessoas, mas a maioria não tem dimensão para isso. No futuro, é possível que cada chapter tenha pelo menos alguns empregados.

Cada versão da Wíkipédia vai ter um chapter?
São duas coisas diferentes. Os chapters baseiam-se na geografia. Hoje, temos a Wikimedia da Alemanha e a Wikimedia da Áustria – falam a mesma língua, mas têm organizações diferentes. Por exemplo, nos Estados Unidos, podemos ter um chapter em Nova Iorque e outro em Los Angeles.

Como vai evoluir a Wikipédia?
Vamos concentrar-nos em tornar a utilização e a edição mais fáceis. Podemos ter mais vídeos, mas não me parece que assumam grande presença. Gostava que houvesse mais ilustrações interactivas, mas é algo a confirmar no futuro.

Quem escreveu a entrada de Jimrny Wales na Wíkipédia?
Acho que centenas pessoas escreveram a minha entrada…

E concorda com o que está escrito?
Com a maior parte das coisas, sim… mas quando os media escrevem coisas erradas a Wíkipédia escreve coisas erradas.

Nunca tentou emendar a sua entrada?
Tentei no passado, mas os media acharam o caso tão excitante, que acabei por desistir.

O que gostaria que os internautas lessem na sua entrada daqui a 100 anos?
Já não restam muitas dúvidas de que a Wikipédia é a coisa mais importante que alguma vez produzi na minha vida. Estou esperançoso que, no futuro, fique disponível em todas as línguas faladas no mundo. O mais importante ainda esta por alcançar: levar informação a todas as pessoas e chegar aos locais onde ainda não existe. *

“OS EDITORES DA WIKIPEDIA, NÃO SÃO TOTALMENTE DESCONHECIDOS. É POSSÍVEL QUE ALGUM DELES SEJA ESPIÃO, MAS NÃO TEMOS MUITAS PROVAS DISSO”

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entendendo a Wikipedia – Entrevista com o presidente da Enciclopedia Jimmy Wales

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format