DMTT faz blitz educativa contra o alcoolismo no trânsito


A Campanha, denominada “Álcool Zero”, irá ser intensificada durante todo o mês de novembro pelas principais ruas de Parauapebas

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), iniciou desde o começo desse mês a campanha “Álcool Zero”, cujo objetivo é de conscientizar os condutores de veículos em Parauapebas para não ingerirem bebidas alcoólicas e, depois, conduzirem os seus respectivos veículos, pois que, segundo estatísticas do próprio DMTT, a maioria dos acidentes que acontece nos finais de semana tem a participação de pessoas alcoolizadas na condução dos veículos.

As blitzs educativas serão realizadas nas principais ruas e avenidas de Parauapebas, tendo em vista que a meta da coordenação da campanha é de abordar por dia o número de um mil condutores de veículos.
Em declarações prestadas à reportagem, Lemájore Pereira Soares, que faz parte do Núcleo de Educação para o Trânsito (Net) do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas e coordenador da campanha, afirma que o ato pelas ruas da cidade é de fundamental importância para conscientizar em relação à bebida alcoólica misturada com a condução de veículos.

“Infelizmente, em Parauapebas, o índice de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados é muito alto. Mas, através de nossas blitzs educativas, estamos diminuindo esses números lamentáveis”, relata Lemájore.
Bafômetros – Segundo o Núcleo de Educação para o Trânsito (Net), a partir de dezembro deste ano, a direção regional do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) irá realizar, nas vias de Parauapebas, o exame do bafômetro. Por isso, o órgão já vem trabalhando esse tipo de conscientização antecipadamente.

Imprudência – Durante a blitz educativa, nossa equipe de reportagem pôde flagrar diversas irregularidades por parte de motociclistas e motoristas de automóveis. Agentes do DMTT fazem o trabalho de conscientização, mas se os próprios condutores não cooperarem, com certeza o número de acidentes em Parauapebas deve aumentar nos próximos meses.

Tire suas dúvidas – Para estar sujeito a responder criminalmente, o limite é de seis decigramas de álcool por litro de sangue, ou 0,3 miligrama por litro de ar expelido no bafômetro, equivalente a dois chopes ou uma lata de cerveja. Para punições administrativas, a tolerância é menor: de 2 decigramas por litro de sangue, ou 0,1 miligrama por litro de ar expelido.

Caso algum condutor seja enquadrado criminalmente, a pena é de 6 meses a 3 anos de prisão, com direito a fiança. As penalidades administrativas são multa de R$ 955,00 e 7 pontos na carteira e apreensão do documento e do veiculo.
Caso os condutores se recusem a realizar exames previstos na lei, ele será penalizado conforme o artigo 165, ou seja, a recusa já implica na infração.
Uma taça de vinho demora cerca de 3 horas para ser eliminada pelo organismo. Uma lata de cerveja, cerca de 4 horas. Ambas as quantias já são flagradas no exame do bafômetro.

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DMTT faz blitz educativa contra o alcoolismo no trânsito

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format