Cooler para Phenom X4, vá de Evercool Buffalo.

2
4.434 visitas

Caso alguém precise de informações sobre um cooler para AMD Phenom X4, este artigo irá ser muito útil.

O cooler de meu Phenom X4 apresentou um problema e parou de funcionar. O modelo era um cooler Box original da AMD. Nada de especial, mas que dava conta do recado. A temperatura do processador ficava em média 52°- quando executava algum jogo subia a temperatura subia para 62° – Temperatura aceitável num Phenom X4, contando que a temperatura ambiente gira em torno de 35°.

Mas o cooler parou, precisei desesperadamente comprar outro. Para minha total decepção, na minha cidade (Marília/SP) nenhuma loja tinha o produto. Era eu perguntar: “Tem cooler para Phenom X4?” E a resposta era sempre negativa.

Ao tentar encontrar na internet, comecei a me desesperar. As referências que encontrei – em fóruns, não em lojas virtuais – apenas apontavam para coolers muito caros, algo que estava fora dos meus planos. Apenas queria um cooler que desse conta do recado.

Nas lojas virtuais não havia nenhum resultado nas buscas quando eu digitava o termo: cooler Phenom X4. Entrando em contato com o atendimento de algumas dessas lojas, os atendentes diziam não ter nenhum cooler para Phenom X4.

Quando comecei a ficar apavorado eu resolvi raciocinar um pouco mais e ler detalhes, não apenas sobre o Processador, mas também sobre o tipo de socket. Foi aí que percebi que o tipo de socket para o Phenom é AM2+. Nas diversas buscas que fiz, eu havia notado que a referência “AM2” (sem o sinal de +) tinha aparecido em algumas buscas.

Resolvi buscar sobre cooler para AM2 e encontrei um número considerável de resultado. Ainda pesquisando no Google, procurei me informar quais as diferenças entre os sockets AM2 e AM2+. E o que descobri é que a diferença está apenas na tecnologia, mas o formato físico é idêntico.

Sendo assim, teoricamente o cooler para AM2 serve no AM2+. Mas surgiu uma preocupação se o cooler em si daria conta de ventilar um Phenom, já que o socket AM2 é para Atlhons 64. Um temor que desapareceu quando analisei com mais calma alguns modelos de coolers para AM2. Embora não mencionassem que suportavam Phenom X4, se mostravam mais parrudos que o cooler Box que originalmente acompanha o processador.

Resolvi arriscar e escolhi o Cooler Evercool HPFA-10025 AMD Buffalo.

O resultado não podia ser melhor. O cooler é excelente. Possui um Ventilador de 100 mm, o que ventila muito mais que o de 80 mm do cooler Box original. Muito silencioso, se comparado com o antigo. Sem contar que o preço é bom e o design é o máximo.

Com o Evercool Buffalo, a temperatura do meu processador despencou de sua media de 52 graus, para 41 graus.

Resumindo: Se você precisa de um cooler para Phenom X4, procure por “cooler socket AM2”.

Apenas não escolha um cooler genérico, daqueles pretinhos padrões, pois neste caso pode ser que não suporte.

[nggallery id=11]

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma pergunta mais o seu fhenom é um quad?
    porque tenhu um Phenom X4 Quad-Core 9550 Box e a temperatura esta entre 47 a 56ºC
    queria e quero baixa-la mais.
    O buffalo Me ajudaria Nisso?
    Obrigado. Espero sua resposta

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar!
Digite seu nome!