Home / Informática / Compartilhe suas Músicas – Recurso do Windows Media Player permite compartilhar arquivos multimídia entre PCs da mesma rede

Compartilhe suas Músicas – Recurso do Windows Media Player permite compartilhar arquivos multimídia entre PCs da mesma rede

COMPARTILHE SONS E VÍDEOS

Recurso do Windows Media Player permite compartilhar arquivos multimídia entre PCs da mesma rede

O recurso de grupo doméstico não é a única novidade do Windows 7 quando o tema é compartilhamento. Com a nova versão, estreou também um sistema prático de partilhamento de arquivos multimídia. Esse método permite acessar as bibliotecas de sons e vídeos nos PCs da rede. tocando o conteúdo por streaming (o que dribla a proteção contra cópia), além de permitir o controle remoto do Windows Media Piayer. Esta função é útil. por exemplo, para deixar um micro na sala ou. para empresas, na recepção, controlando o conteúdo exibido com facilidade. Aprenda, a seguir, a configurar o compartilhamento multimídia e a controlar o Windows Media Piayer remotamente.


BIBLIOTECAS EM ORDEM

Antes de tudo, é importante organizar os arquivos de som e vídeo no Windows Media Piayer corretamente. Você pode adicionar as pastas com músicas e filmes nas bibliotecas correspondentes, o que é a melhor opção. Uma alternativa é só incluir as pastas no próprio Media Piayer. Para isso. abra o programa, clicando em seu ícone na barra de tarefas e. então, acesse Organizar > Gerenciar Bibliotecas. Escolha o tipo de mídia desejado e serão mostradas, na  janela que surge, as pastas que fazem parte da biblioteca no Windows Media Piayer. Se quiser incluir mais uma pasta, clique em Adicionar, selecione-a no computador e pressione Incluir Pasta.


O AJUSTE DO COMPARTILHAMENTO

Acesse o Painel de Controle e clique em Escolher Opções de Grupo Doméstico e de Compartilhamento. Depois, marque a opção Compartilhar Minhas Fotos, Músicas e videos com Dispositivos na Minha Rede Doméstica. Clique no link Escolha Opções de Compartilhamento de Mídia. Na janela que surge, dê um nome à biblioteca multimídia do computador. É importante que o nome seja descritivo do micro ou do conteúdo, já que ele servirá de base para acessar os arquivos posteriormente. Clique em Salvar Alterações. Pronto! O conteúdo multimídia

O OUTRAS MAQUINAS
Para que o compartilhamento funcione bem, é preciso repetir os passos anteriores em todas as máquinas na rede que contenham conteúdo multimídia a ser distribuído. É possível ainda bloquear o compartilhamento para determinadas máquinas. Mantenha o micro que será bloqueado ligado. No PC com o conteúdo, abra as opções de compartilhamento de mídia. Note que outro micro aparece na lista de dispositivos. Clique na caixa à direita do nome dele e escolha a opção Bloqueado. Com isso. aquela máquina não conseguirá acessar o conteúdo compartilhado.

O ACESSO DIRETO

Para tocar um vídeo ou uma música que esteja compartilhada na rede. abra o Windows Media Player. Espere alguns segundos até que ele localize as bibliotecas compartilhadas. Clique no item que contém os arquivos desejados. Serão listados os tipos de conteúdo. Clique em uma
dessas opções e escolha uma música ou vídeo, clicando duas vezes nele.
A reprodução do conteúdo escolhido começará imediatamente. Há dois aspectos importantes desse recurso. Para começar, a máquina remota deve ser capaz de tocar o arquivo, já que ela efetivamente fará isso, enviando o som ou o vídeo por streaming. Além disso, dependendo da qualidade do vídeo e do tráfego na rede. pode haver alguns atrasos eventuais.


CONTROLE REMOTO

Além de fazer streaming, é possível controlar o Windows Media Player remotamente. Para isso, abra esse programa na máquina que será controlada. Acesse Transmitir e marque a opção Permitir Controle Remoto de Meu Player. Será exibida uma mensagem de confirmação. Clique em Permitir Controle Remoto Nesta Rede. Agora, na máquina remota, clique em um arquivo da biblioteca (que pode ser dela mesma ou do PC que será controlado) com o botão direito do mouse. Escolha Reproduzir Em e. na lista, selecione a máquina remota. Surgirá uma janela, na qual é possível adicionar mais músicas ou vídeos, criando uma lista de reprodução para o PC remoto.

QUALIDADE OU IDADE
Na janela de compartilhamento de mídia é possível definir algumas formas de limitar o que será compartilhado. Para isso. clique em Personalizar. Na janela que surge, desmarque a opção Usar Configurações Padrão. Será possível limitar o compartilhamento pela qualidade, incluindo somente itens com notas altas, dadas no Windows Media Player. Também dá para restringir o conteúdo pela classificação etária, desde que essas informações estejam cadastradas também no Windows Media Player.

Artigos Relacionados:

  • Related posts on Informática
  • Quasar – Todo Informática » Blog Archive » La RIAA dice que

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP.
Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Instale Windows por PenDrive – Windows sem DVD-ROM

Com a popularidade dos Netbooks surgiu um problema para quem deseja instalar o Windows. A …

2 comentários

  1. Até então deu tudo certo! Só que não toca músicas que de origem estão em outro pc na rede que está compartilhado.
    Só toca as que estão no meu notebbok se eu arrastar música de uma pasta da rede não toca, fica procurando conexão com o servidor.

    ex.: desktop (servidor de músicas)
    notebook (para acesso a mídia via media player)
    Todos compartilhados!

    Pelo que entendi é só a músicas locais que tocam remotamente. Mas mesmo a DICA é muito boa, se tiverem uma alternativa eu agradeço!

  1. Pingback: Compartilhe suas Músicas – Recurso do Windows Media Player permite … | Media Brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *