Como Utilizar o Google Analytics – Tutorial Completo – Parte 6/6


Chegamos ao último texto dessa série e vou fechar não só com o Google Analytics, como falando também de web analytics de uma maneira geral.
Os textos anteriores tinham um foco mais técnico: criação de usuários, filtros, funil de conversão, entre outros. Mas quem normalmente usa o Google Analytics quer justamente analisar os números. Então, é importante falar de algumas métricas básicas e principalmente falar na importância de se criar uma cultura de web analytics na empresa onde você trabalha.

O Google Analytics tem uma grande quantidade de relatórios, com várias métricas que você pode usar para tomar decisões sobre o futuro do seu site, campanha, ou negócio. Temos essas métricas divididas em visitantes, fontes de tráfego, conteúdo e metas. Se o seu site tem uma versão e-commerce, você ainda teria outra opção.

Na última versão do Google Analytics, existe a possibilidade de gerar relatórios personalizados e segmentos avançados. No ETI (www.encontrodeti.com.br), realizado em novembro de 2008, fi z uma apresentação sobre Google Analytics com foco em campanhas de marketing digital, e-mail marketing, links patrocinados, SEO e até ações em mídias sociais. Muitas dessas informações você consegue no relatório de fontes de tráfego.


Além da visão geral, você tem números de tráfego direto, sites de referência, mecanismos de pesquisa, onde, por exemplo, você consegue saber quem acessa seu site e por qual mecanismo de pesquisa esse acesso é feito.

Na figura acima, temos um relatório que mostra não só quantos acessos eu tive do Orkut, como revela também de onde foi feito esse acesso no Orkut. Então, você sabe quem acessou o seu site vindo por scrap, quem veio por um link em comunidade, quem venho por testemunho e quem clicou no seu site em algum profile. Nesse exemplo, você pode decidir investir mais em ações junto a moderadores de comunidades ou em ações agressivas junto ao seu público-alvo, através de scrapbook.

Na imagem acima, temos um relatório mostrando a performance da versão do anúncio. Eu posso visualizar a performance pelo conteúdo do anúncio ou posso também visualizar por campanha, como na imagem abaixo.

Bom, além do Google Analytics, existem outros fornecedores de soluções em métricas para campanhas e websites. Certifica, Predicta, Omniture e WebTrends são alguns deles. Todos são muito bons e são pagos. A primeira pergunta que acho que você vai querer fazer é: por que pagar por uma ferramenta de web analytics se o Google Analytics é grátis?
Isso é uma grande vantagem quando o seu site não exige relatórios muito customizados.

Agora, se você trabalha em uma empresa que precisa de mais profundidade nas análises, você só encontra isso em ferramentas como Predicta (www.predicta.com.br), Omniture (www.omniture.com/en/), WebTrends (www.webtrends.com.br/), por exemplo.

Além de pagar pela customização de relatórios, você também paga pela consultoria, ou seja, a Predicta não vai simplesmente instalar um código de acompanhamento no seu site e apresentar relatórios com números. Normalmente, você tem profissionais que fazem treinamentos e ajudam com orientações nas tomadas de decisão.

Se você quiser uma opinião sobre como contratar um fornecedor de web analytics, tem um artigo meu sobre esse assunto no Webinsider (http://tinyurl.com/contratar-fornecedor).

Espero que nesses textos eu tenha passado, acima de tudo, uma visão imparcial sobre o mercado de web analytics e principalmente sobre uma ótima ferramenta que é o Google Analytics.

Quem procura por mais informações, existe no YouTube (www.youtube.com/user/googlebrasil) um canal com vários vídeos de treinamentos dos próprios funcionários do Google e claro que ninguém melhor do que eles para falar sobre seus produtos, certo?
O Google Analytics é como um remédio tarja preta. Se você não sabe usar, ele vai causar vários problemas para você e seu negócio. Se você usar
da maneira certa, ele ajuda e muito na melhora da performance de vendas e de campanhas de marketing on-line. Abraços e sucesso a todos!

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Utilizar o Google Analytics – Tutorial Completo – Parte 6/6

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format