Como Utilizar o Google Analytics – Tutorial Completo – Parte 2/6


Na edição passada, fizemos uma introdução sobre a importância dos indicadores de performance ou desempenho, as diferenças nos processos de mensuração através de Weblogs e Tags Javascript e o uso gratuito do Google Analytics (www.google.com.br/analytics). Como vimos, após criar uma conta, é fundamental inserir um código de monitoramento em cada página do seu site para que o Google Analytics comece a mensurar os dados de acessos pelos ambientes.

Na segunda parte deste tutorial, vamos analisar outra característica na etapa inicial de configuração da ferramenta, que envolve a criação de perfis de sites.

Por que essa funcionalidade é importante?
Nem sempre a melhor forma de análise é usar o relatório de um domínio principal. Isso porque, em alguns projetos, um domínio pode ter vários sites “pendurados” nele. Para exemplificar esta situação, vamos recorrer a um exemplo caseiro: o site da Arteccom. No domínio www.arteccom.com.br, temos o site do Encontro de Webdesign (EWD), da Revista Webdesign, do Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital (FIND), do Concurso Peixe Grande, entre outros. Assim, cada um desses sites pode ter um perfil diferente configurado no Google Analytics. Ao fazer isso, a tarefa de analisar projetos com objetivos tão diferentes será extremamente facilitada.

Gerenciando o processo


Antes de analisarmos a etapa de adição de novos perfis no Google Analytics, é importante destacar que  a ferramenta oferece algumas opções interessantes no gerenciamento do processo de mensuração dos dados:
– Gerenciador de usuário: pode ser usado para criar acessos aos relatórios para várias pessoas. Você pode inserir usuários como administradores somente com a possibilidade de visualizar relatórios.
– Gerador de filtros: serve para, por exemplo, desabilitar os IP’s de sua empresa ou até mesmo desabilitar o acesso feito por alguma URL específica.

Adicionando novos perfis
Agora, veremos como é possível adicionar novos perfis de sites dentro da sua conta no Google Analytics.


Na imagem acima, por exemplo, você estaria configurando um perfil para visualizar a performance exclusivamente do site do Encontro de Webdesign. Na próxima imagem, temos um exemplo de conta na ferramenta com vários perfis para os vários sites do
Instituto Infnet:


Assim, é possível trabalhar com relatórios de análise para cada um dos perfis criados: o site institucional, o hotsite do marketing digital, o site dos cursos de graduação e pós-graduação e da newsletter mensal (InfnetNews).

Conclusão
Se você estiver configurando um relatório pela primeira vez, provavelmente não será necessário criar mais que um perfil. No mundo de Webanalytics, lembre-se que o importante é configurar a ferramenta para as suas necessidades.
Se você não precisa de muitos perfis, não crie perfis desnecessários. Caso queira fazer algumas experiências, mais uma vez a dica é criar um blog e usá-lo como laboratório. Na próxima edição, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre o Google Analytics, analisando a configuração de metas e funil. Até a próxima!

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Utilizar o Google Analytics – Tutorial Completo – Parte 2/6

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format