Home / Informática / Como Utilizar o Google Analytics – Tutorial Completo – Parte 2/6

Como Utilizar o Google Analytics – Tutorial Completo – Parte 2/6

Na edição passada, fizemos uma introdução sobre a importância dos indicadores de performance ou desempenho, as diferenças nos processos de mensuração através de Weblogs e Tags Javascript e o uso gratuito do Google Analytics (www.google.com.br/analytics). Como vimos, após criar uma conta, é fundamental inserir um código de monitoramento em cada página do seu site para que o Google Analytics comece a mensurar os dados de acessos pelos ambientes.

Na segunda parte deste tutorial, vamos analisar outra característica na etapa inicial de configuração da ferramenta, que envolve a criação de perfis de sites.

Por que essa funcionalidade é importante?
Nem sempre a melhor forma de análise é usar o relatório de um domínio principal. Isso porque, em alguns projetos, um domínio pode ter vários sites “pendurados” nele. Para exemplificar esta situação, vamos recorrer a um exemplo caseiro: o site da Arteccom. No domínio www.arteccom.com.br, temos o site do Encontro de Webdesign (EWD), da Revista Webdesign, do Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital (FIND), do Concurso Peixe Grande, entre outros. Assim, cada um desses sites pode ter um perfil diferente configurado no Google Analytics. Ao fazer isso, a tarefa de analisar projetos com objetivos tão diferentes será extremamente facilitada.

Gerenciando o processo


Antes de analisarmos a etapa de adição de novos perfis no Google Analytics, é importante destacar que  a ferramenta oferece algumas opções interessantes no gerenciamento do processo de mensuração dos dados:
– Gerenciador de usuário: pode ser usado para criar acessos aos relatórios para várias pessoas. Você pode inserir usuários como administradores somente com a possibilidade de visualizar relatórios.
– Gerador de filtros: serve para, por exemplo, desabilitar os IP’s de sua empresa ou até mesmo desabilitar o acesso feito por alguma URL específica.

Adicionando novos perfis
Agora, veremos como é possível adicionar novos perfis de sites dentro da sua conta no Google Analytics.


Na imagem acima, por exemplo, você estaria configurando um perfil para visualizar a performance exclusivamente do site do Encontro de Webdesign. Na próxima imagem, temos um exemplo de conta na ferramenta com vários perfis para os vários sites do
Instituto Infnet:


Assim, é possível trabalhar com relatórios de análise para cada um dos perfis criados: o site institucional, o hotsite do marketing digital, o site dos cursos de graduação e pós-graduação e da newsletter mensal (InfnetNews).

Conclusão
Se você estiver configurando um relatório pela primeira vez, provavelmente não será necessário criar mais que um perfil. No mundo de Webanalytics, lembre-se que o importante é configurar a ferramenta para as suas necessidades.
Se você não precisa de muitos perfis, não crie perfis desnecessários. Caso queira fazer algumas experiências, mais uma vez a dica é criar um blog e usá-lo como laboratório. Na próxima edição, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre o Google Analytics, analisando a configuração de metas e funil. Até a próxima!

Artigos Relacionados:

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP.
Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Instale Windows por PenDrive – Windows sem DVD-ROM

Com a popularidade dos Netbooks surgiu um problema para quem deseja instalar o Windows. A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *