Home / Diversas / Como limpar o violino?

Como limpar o violino?

Amós

o que é bom passar para limpar o violino? já ouvi muitas coisas, dentre as quais a mais (ou não) coerente é a noz, dizem que o óleo que dela sai ao ser passada no violino é bom para o mesmo, isso é verdade?

25/09/06

Luthier Tavares

Oi,

Esta ideia de passar oleo (qualquer) no violino é uma das mais absurdas que só poderia ter acontecido aqui no Brasil mesmo.

Primeiro – o oleo nunca vai chegar no violino ele ficará em cima do verniz.

Segundo – Por ficar sobre o verniz, e de dificil secagem o oleo vai contribuir para toda e qualquer poera que escontar nele grudar.

Terceiro – Tira o brilho do verniz deixando-o pegajoso e melequento.

O oleo é bom na composição do verniz, não sobre ele.

A limpesa de ser feita com flanela seca, sempre, sempre, que usa-lo. No arco também. Mas se o seu violino já estiver impregnado de breu, por falta de limpesa diaria, leve-o a um especialista, que tenha alguma formação (porque aqui está cheio de “luthier” que se acham) mas que acabam dando estas ideias como a do oleo.

Paulo Tavares – Luthier desde 1979.

30/09/06

Amós

Muito interessante e muito obrigado pela resposta.

05/10/06

Cezar

benzina

benzina eh recomendado por muitos

06/10/06

Amós

mas a benzina (obtida da destilação do petróleo?) não acaba com o verniz, visto que ela pode ser usada como solvente???

06/10/06

Cezar

se usada moderadamente

nao. mas eh muuuito pouco, soh pra tirar akela rezina q esta grudada ja ao violino. Pra limpeza normal, recomendo pano seco msmo,

07/10/06

Amós

hummm, muito obrigado

12/10/06

CESAR

cera machado/linhaça

Apesar de não tocar violino e sim guitarra vai uma dica que talvez possa ajudar. Para o corpo eu recomendaria cêra machado incolor esporadicamente pois é o que eu uso para polir o violão depois que eu envernizo ele tanto se o verniz for a base de nitrocelulose(para madeira), quanto se for goma laca(asa de barata) fica muito bom pois não é muito abrasivo. Já para a escala creio que no violino a madeira utilizada seja o ébano. Vou descrever o procedimento que eu uilizo para limpar a escala. 1-limpar a escala com palha de aço n 0 não deixando restos da palha sobre a madeira e sem botar muito peso na mão para não estragar a mesma; 2-limpar a escala com alcool isopropílico utilizando algodão para que os poros da madeira se abram; 3- ainda utilizando algodão(outro chumaço) hidratar a escala com oleo de linhaça natrielli e espere até que o oleo evapore o que poderá demorar um pouco. 4- Ainda em alguns casos eu passo cêra de carnaúba preparada com um pouco de cêra de abelha depois que o oleo secar e dou polimento manualmente até que a escala fique brilhando sem nenhum excesso de cêra. Faço qustão de usar certas marcas pois foram as que me deram melhor resultado até agora. Espero ter podido ajudar.

13/10/06

Amós

Nossa, muito muito obrigado, ajudou bastante.

17/10/06

Luthier Tavares

O verniz de violão e de guitarra não é o mesmo que do violino. CUIDADO.

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Segunda Guerra.org em Novo Endereço

O Site Segunda Guerra.org, um dos mais interessantes e conhecidos sites brasileiros sobre a Segunda …

4 comentários

  1. eu queria saber como limpar o arco do violino..
    ALGUEM ME AJUDA?

  2. toco a 8 anos e ja tive 2 violinos nhereson é bom a cera em pasta e o oleo de peroba o mais recomendado é o oleo de peroba

  3. eu sou iniciante no violino e agradeço pela ajuda

  4. Olá, boa noite.Fiquei sabendo por alguns violinistas e um luthiere que o que é bom para tirar o grude do breu no violino é a “Terebintina”. Deixa o violino super brilhoso, e não é um óleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *