Home / Diversas / Dicas / Como escolher seu telefone sem Fio – Cuidado na Hora de Comprar

Como escolher seu telefone sem Fio – Cuidado na Hora de Comprar

Foi-se o tempo em que um telefone sem fio era feio, pesado, de alcance limitado e com ruídos na comunicação. A praticidade, o aperfeiçoamento das funções e a constante oferta de novos modelos ajudam a explicar a preferência por este tipo de produto. Na análise realizada pela PROTESTE, mapeamos as características e funções das marcas mais vendidas com e sem secretária eletrônica.

Constatamos que a compra do produto em lojas virtuais pode gerar economia; entretanto, você precisa ficar atento se há cobrança de frete – se houver, a compra pode não valer a pena. E ao analisar a diferença de preço entre o produto melhor do teste e a escolha certa nos modelos sem secretária eletrônica, a diferença é de quase 80% (ou seja, com nossa indicação, você pode comprar dois aparelhos em relação ao melhor do teste e ainda levar um bom produto para casa). No caso dos modelos com secretária, a diferença é de R$ 90, economia significativa para
o consumidor. Eletricidade e bateria são fundamentais Este tipo de telefone depende, necessariamente, de uma bateria para funcionar. Para o teste, carregamos as baterias fornecidas pelos fabricantes e realizamos três ciclos de carga e descarga.

Os produtos da Ibratele e da Intelbras oferecem baterias que duram quatro dias em modo de espera, o que não é um mau resultado. As baterias dos demais telefones avaliados têm duração de cinco dias. Ao carregar os aparelhos por apenas 10 minutos – a chamada carga rápida –, os resultados variaram: enquanto com o telefone Ibratele não foi possível efetuar uma chamada de cinco minutos, o da Siemens proporcionou uma conversa contínua de 50 minutos. A média das outras marcas foi de 20 minutos. Também há uma grande variação da durabilidade da carga no modo de comunicação normal. O melhor resultado foi obtido pelo Siemens Gigaset CL6015 (16 horas); entre os que a bateria não dura tanto tempo, está Intelbras TS 60V, com 7,5 horas.

De modo geral, todos os telefones avaliados são econômicos quando o assunto é pouco consumo de energia. Mas nenhum funciona em caso de falha ou pane da rede elétrica, o que pode ser um transtorno numa situação de emergência. Facilidades de uso A avaliação também mostra o grau de funcionalidade dos aparelhos. Independentemente de marca e preço, em alguns aspectos os 11 telefones são idênticos: todos armazenaram pelo menos as últimas dez chamadas não atendidas, os últimos três números discados e, com o modo de espera ativado, todos exibiram o número da segunda chamada. Nenhum dos modelos selecionados é compatível com o sistema VoIP (que utiliza a Internet para realizar as ligações), bem como não enviam mensagens SMS através da rede fixa. Todos os modelos são projetados para operação multiaparelho, que permite chamadas internas e conferências em três vias (sendo duas chamadas internas e uma externa).

Nos telefones com secretária, analisamos a qualidade e gravação e de recepção de mensagens. Os telefones Siemens Gigaset CL6015 e Vtech Corsa 150SE obtiveram os melhores resultados tanto para mensagem recebida quanto para mensagem gravada. Já o pior resultado foi o do telefone Philips CD 551B/55, que apresentou som distorcido e ruidoso. Se você comprar um telefone sem fio, cuidado com o manual de instruções: todos os avaliados são de baixa qualidade, por conta das imagens sem resolução, fontes muito pequenas e, em alguns casos, ausência de índice e tabela de conteúdos.


Preço – Valores coletados em abril de 2010, nas capitais de ES, PR, RJ (mais Niterói), RS, SC, SP (mais Campinas) e no Distrito Federal.
Qualidade – Analisamos, entre outros aspectos, o tempo de duração das baterias e a facilidade de navegação dos menus, bem como o alcance de cada um dos aparelhos em ambientes fechados. Nos modelos com secretária eletrônica, também avaliamos a qualidade das mensagens, tanto para gravação, quanto para os recados.

Economia – Avaliamos o consumo de energia elétrica dos aparelhos.

Segurança – Verificamos se existiam arestas cortantes ou cantos que poderiam ser perigosos para o usuário.


Parece celular, mas não é

Assim como os celulares, os modelos de telefone sem fio são práticos e apresentam diversas facilidades ao consumidor – só que
com algumas limitações. Uma delas é o alcance, principalmente em ambientes fechados. Nesse quesito, o melhor do teste foi o Intelbras TS
60V e o pior resultado, o Ibratele BR DECT WIN . A memória e a facilidade de uso da agenda também são importantes. Constatamos que os
modelos da Philips (com apenas 20 entradas, sem a possibilidade de armazenar nomes na agenda, somente o número) e da Ibratele não
permitem salvar números sem a ajuda do manual. Em nenhum caso foi possível salvar mais de um número por nome. Observando a facilidade em atender uma chamada, constatamos que os melhores do teste foram os dois modelos da Siemens e o Intelbras TS 60V. Já o pior do teste foi o Ibratele BR DECT 60V, que não possui o botão vermeho para finalizar a chamada, nem a função de autoatendimento, o que dificulta o uso. Quanto ao armazenamento das chamadas não atendidas, o modelo Philips CD1 401B/57 não informa a hora e a data; os demais modelos permitem localizar as chamadas perdidas e fazer a rediscagem.
O melhor resultado neste quesito foi do Intelbras.
Quatro dos telefones testados (Intelbras TS 60V, os dois telefones da Siemens e o Vtech Corsa 150SE ) fornecem um recurso de discagem rápida.
Da mesma forma que os celulares, o nível de ruído externo pode atrapalhar a audição da conversa – caso dos modelos da Panasonic.

Artigos Relacionados:

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Lojas Virtuais Seguras e de Confiança – Podem Comprar sem Medo

Dia a dia nascem novas lojas virtuais na internet, oferecendo diversos produtos. Mas nem sempre …

3 comentários

  1. Eu acho que os fatores “Duração de Bateria” e “Qualidade de Recepção” sao os mais importantes

  2. Tenho um telefone da Siemens Gigaset CL6015 com um ramal é o principal problema dele é que se vc demora em atender a chamada, vc não consegue mais e no visor do telefone fica piscando BASE, li todo o manual e já escreví para a Siemens e não obtive nenhuma resposta.

  3. Cuidado com o tel sem fio da Interbras TS40ID 6.0 X NET, aparece mensagem no visor”EM USO” e fica mudo e o fabri.te sugeriu procurar outro local para executar teste(vizinho p. ex.) ou enviar p. assistencia técnica p. avaliacao. Agora fica a dúvida o problema é do tel sem fio ou da net, q torna este imcompatível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *