Como escolher seu telefone sem Fio – Cuidado na Hora de Comprar


Foi-se o tempo em que um telefone sem fio era feio, pesado, de alcance limitado e com ruídos na comunicação. A praticidade, o aperfeiçoamento das funções e a constante oferta de novos modelos ajudam a explicar a preferência por este tipo de produto. Na análise realizada pela PROTESTE, mapeamos as características e funções das marcas mais vendidas com e sem secretária eletrônica.

Constatamos que a compra do produto em lojas virtuais pode gerar economia; entretanto, você precisa ficar atento se há cobrança de frete – se houver, a compra pode não valer a pena. E ao analisar a diferença de preço entre o produto melhor do teste e a escolha certa nos modelos sem secretária eletrônica, a diferença é de quase 80% (ou seja, com nossa indicação, você pode comprar dois aparelhos em relação ao melhor do teste e ainda levar um bom produto para casa). No caso dos modelos com secretária, a diferença é de R$ 90, economia significativa para
o consumidor. Eletricidade e bateria são fundamentais Este tipo de telefone depende, necessariamente, de uma bateria para funcionar. Para o teste, carregamos as baterias fornecidas pelos fabricantes e realizamos três ciclos de carga e descarga.

Os produtos da Ibratele e da Intelbras oferecem baterias que duram quatro dias em modo de espera, o que não é um mau resultado. As baterias dos demais telefones avaliados têm duração de cinco dias. Ao carregar os aparelhos por apenas 10 minutos – a chamada carga rápida –, os resultados variaram: enquanto com o telefone Ibratele não foi possível efetuar uma chamada de cinco minutos, o da Siemens proporcionou uma conversa contínua de 50 minutos. A média das outras marcas foi de 20 minutos. Também há uma grande variação da durabilidade da carga no modo de comunicação normal. O melhor resultado foi obtido pelo Siemens Gigaset CL6015 (16 horas); entre os que a bateria não dura tanto tempo, está Intelbras TS 60V, com 7,5 horas.

De modo geral, todos os telefones avaliados são econômicos quando o assunto é pouco consumo de energia. Mas nenhum funciona em caso de falha ou pane da rede elétrica, o que pode ser um transtorno numa situação de emergência. Facilidades de uso A avaliação também mostra o grau de funcionalidade dos aparelhos. Independentemente de marca e preço, em alguns aspectos os 11 telefones são idênticos: todos armazenaram pelo menos as últimas dez chamadas não atendidas, os últimos três números discados e, com o modo de espera ativado, todos exibiram o número da segunda chamada. Nenhum dos modelos selecionados é compatível com o sistema VoIP (que utiliza a Internet para realizar as ligações), bem como não enviam mensagens SMS através da rede fixa. Todos os modelos são projetados para operação multiaparelho, que permite chamadas internas e conferências em três vias (sendo duas chamadas internas e uma externa).

Nos telefones com secretária, analisamos a qualidade e gravação e de recepção de mensagens. Os telefones Siemens Gigaset CL6015 e Vtech Corsa 150SE obtiveram os melhores resultados tanto para mensagem recebida quanto para mensagem gravada. Já o pior resultado foi o do telefone Philips CD 551B/55, que apresentou som distorcido e ruidoso. Se você comprar um telefone sem fio, cuidado com o manual de instruções: todos os avaliados são de baixa qualidade, por conta das imagens sem resolução, fontes muito pequenas e, em alguns casos, ausência de índice e tabela de conteúdos.


Preço – Valores coletados em abril de 2010, nas capitais de ES, PR, RJ (mais Niterói), RS, SC, SP (mais Campinas) e no Distrito Federal.
Qualidade – Analisamos, entre outros aspectos, o tempo de duração das baterias e a facilidade de navegação dos menus, bem como o alcance de cada um dos aparelhos em ambientes fechados. Nos modelos com secretária eletrônica, também avaliamos a qualidade das mensagens, tanto para gravação, quanto para os recados.

Economia – Avaliamos o consumo de energia elétrica dos aparelhos.

Segurança – Verificamos se existiam arestas cortantes ou cantos que poderiam ser perigosos para o usuário.


Parece celular, mas não é

Assim como os celulares, os modelos de telefone sem fio são práticos e apresentam diversas facilidades ao consumidor – só que
com algumas limitações. Uma delas é o alcance, principalmente em ambientes fechados. Nesse quesito, o melhor do teste foi o Intelbras TS
60V e o pior resultado, o Ibratele BR DECT WIN . A memória e a facilidade de uso da agenda também são importantes. Constatamos que os
modelos da Philips (com apenas 20 entradas, sem a possibilidade de armazenar nomes na agenda, somente o número) e da Ibratele não
permitem salvar números sem a ajuda do manual. Em nenhum caso foi possível salvar mais de um número por nome. Observando a facilidade em atender uma chamada, constatamos que os melhores do teste foram os dois modelos da Siemens e o Intelbras TS 60V. Já o pior do teste foi o Ibratele BR DECT 60V, que não possui o botão vermeho para finalizar a chamada, nem a função de autoatendimento, o que dificulta o uso. Quanto ao armazenamento das chamadas não atendidas, o modelo Philips CD1 401B/57 não informa a hora e a data; os demais modelos permitem localizar as chamadas perdidas e fazer a rediscagem.
O melhor resultado neste quesito foi do Intelbras.
Quatro dos telefones testados (Intelbras TS 60V, os dois telefones da Siemens e o Vtech Corsa 150SE ) fornecem um recurso de discagem rápida.
Da mesma forma que os celulares, o nível de ruído externo pode atrapalhar a audição da conversa – caso dos modelos da Panasonic.

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho um telefone da Siemens Gigaset CL6015 com um ramal é o principal problema dele é que se vc demora em atender a chamada, vc não consegue mais e no visor do telefone fica piscando BASE, li todo o manual e já escreví para a Siemens e não obtive nenhuma resposta.

  2. Cuidado com o tel sem fio da Interbras TS40ID 6.0 X NET, aparece mensagem no visor”EM USO” e fica mudo e o fabri.te sugeriu procurar outro local para executar teste(vizinho p. ex.) ou enviar p. assistencia técnica p. avaliacao. Agora fica a dúvida o problema é do tel sem fio ou da net, q torna este imcompatível.

Como escolher seu telefone sem Fio – Cuidado na Hora de Comprar

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format