Home / Entretenimento / Música / Cat Stevens – Do Sucesso ao “Anonimato” pelo Islã

Cat Stevens – Do Sucesso ao “Anonimato” pelo Islã

catstevens

A história de Cat Stevens tem uma das histórias mais curiosas do mundo da música. Imagine alguém que fez nome, sucesso, conquistou milhares de fãs e de repente renunciou a tudo isso.

Nascido no dia 21 de julho de 1948 em Londres na Inglaterra. Seu nome de nascimento é Stephen Demetre Georgiou.

Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas 1960 e 1970. Entre suas músicas mais populares estão “Morning Has Broken”, “Peace Train”, “Moonshadow”, “Wild World”, “Father and Son” e “Oh Very Young”.

O cantor se converteu ao Islã, mudou seu nome para Yusuf Islam e abandonou a música em 1978. Desde então se dedicou a atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Tendo grande cuidado quanto ao uso de sua música. Muitas das músicas que contam sobre sua vida antes da conversão são vistas por ele como “erros de uma época”, fugindo da hipótese de associá-las a ele. Jamais permitiu que alguma delas fosse usada em comerciais de televisão ou para promover eventos.

Mesmo afastado dos palcos e dos estúdios há mais de 30 anos, seus trabalhos anteriores a conversão continuam vendendo uma média de 1,5 milhões de discos por ano.

Criou seu próprio selo fonográfico, a Ya Records, e por ele produziu 10 discos de música religiosa e espiritual. Fundou 3 escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque.

Em 2006, retornou à música pop, com o disco An Other Cup, lançado em 28 de novembro, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do seu primeiro álbum.

Como Cat Stevens

Como Yusuf Islam

yusuf_islam
Yusuf Islam

ASSISTA A CLIPES DE CAT STEVENS
Father and Son

Wild World

Lady d’Arbanville

Matthew & Son (1966)

Morning has Broken – 1976

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Disco Hibrido CD e Vinil – DJ Estadunidense Inova

Alguns Criam coisas incríveis, outros querem reinventar a Roda. Foi o que fez o DJ …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *