Home / Futebol / Campeonato Brasileiro 2009: Rodada Final

Campeonato Brasileiro 2009: Rodada Final

timesO Campeonato Brasileiro de 2009 terminou. O campeonato de pontos corridos mais emocionante de todos, que começou a última rodada com a chance de 4 times serem campeão: Flamengo, são Paulo, Internacional e Palmeiras. E como ficou cada um dos times?

Flamengo – Como era de esperar o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro ao derrotar o Grêmio por 2×1, no Maracanã. De virada, venceu e provou que era ele mesmo o merecedor do título. Campeão indiscutível.

Grêmio – Sem nenhuma aspiração no campeonato, nessa rodada final, entrou em campo com suspeitas de que entregaria o jogo. Abriu o placar aos 21 do 1º tempo diante do Maracanã lotado e só cedeu o empate aos 24º do 2º. Terminou na 8ª colocação, com 55 pontos e uma vaga na Copa Sul-americana.

Palmeiras – O abalado Palmeiras conseguiu a façanha de perder do Botafogo por 2×1, no Engenhão. Resultado que não só tirou suas chances de ser campeão como o fez ficar fora da Libertadores de 2010. Amargou a 5ª colocação com os mesmo 62 pontos do Cruzeiro, mas perdendo nos critérios de desempate.

Botafogo – Limpou a alma e felicitou o torcedor ao fuzilar o Palmeiras por 2×1. Com isso se livrou de ser rebaixado, terminando na 15ª colocação com 47 pontos.

Internacional – O Inter fez bonito e goleou o Santo André por 4×1. Garantiu a 2ª colocação e a vaga para a Libertadores de 2010.

Santo André – Perder de goleada é dolorido, pior ainda é ser rebaixado para a Série B. O time do ABC tomou os dois cálices amargos ao ser derrotado pelo Internacional. Ficou com a 18ª colocação com 41 pontos.

São Paulo – O Tricolor fez 4×0 no já rebaixado Sport. Em minha opinião, não fez mais que a obrigação. Terminou em 3º lugar com os mesmo 65 pontos do Inter, mas perdeu nos critérios de desempate. Libertadores 2010 garantida.

Sport – Entrou em campo só para cumprir tabela. Já estava rebaixado desde a rodada anterior. Lanterna com 31 pontos, 7 a menos que o penúltimo. Ninguém esperava por essa, ein Sport.

Cruzeiro – Não tinha chances de ser campeão nesta última rodada, mas arrancou o 4º lugar do Palmeiras, ao vencer o Santos por 2×1. Resultado que garantiu uma vaga na Libertadores. Terminou na 4ª colocação com 62 pontos.

Santos – Sem pretensões alguma nessa última rodada, entrou em campo também para cumprir tabela. Perdeu por 2×1 e ficou na 12ª colocação com 49 pontos. Levou uma vaguinha na Sul-Americana.

Fluminense – O Tricolor carioca – que deveria por uma estátua do Fred nas Laranjeiras – conseguiu se safar do rebaixamento ao empatar com o Coritiba em 1×1. Algo que parecia impossível até há algumas rodadas, virou realidade. Terminou em 16º com 46 pontos. Ufa! Quase série B 2010.

Coritiba – Só dependia dele mesmo para não descer, mas esse foi o problema… Não conseguiu superar o Fluminense, mesmo jogando em casa e vai disputar a Serie B em 2010.

Goiás – Fez um jogo que mais parecia um amistoso contra o Vitória. Ambos não aspiravam nada mais, sem chance de título, Libertadores ou rebaixamento. Jogo empatado em 2×2. Ficou em 9º com 55 pontos. Sul-Americana…

Vitória – Será que entrou em campo lutando por uma vaga na Sul-Americana? Pode ser… Empatou em 2×2 com o Goiás e só… Terminou em 13º lugar, na zona dos que não só garantiram a permanência na serie A. Sem título, Libertadores ou Sul-Americana.

Grêmio Barueri – Pela primeira vez na Serie A do Brasileiro e digamos que fez bonito. Empatou em 1×1 com o Atlético-PR e vai disputar a Sul-Americana ano que vem.  Ficou em 11º com 49 pontos.

Atlético-PR – Assim como o Vitória, entrou em campo sem aspirações e ficou mesmo sem nada. Ficou em 14º lugar com os mesmo 48 pontos do time baiano.

Náutico – Entrou em campo já rebaixado. Mesmo jogando em casa, perdeu por 1×0 do Avaí. Série B 2010.

Avaí – Surpreendente campanha! Subiu neste ano e fez bonito, chegou a estar entre os 4 primeiros, aspirando vaga para a Libertadores, mas depois perdeu o gás. Ainda assim terminou na 6ª colocação com 57 pontos. Sul-Americana.

Atlético-MG – Ao lado do Palmeiras foram as maiores decepções deste campeonato. Esteve por muitas rodadas como favorito ao título, porem tropeçou em suas próprias pernas. Na última rodada perdeu por 3×0 do Corinthians e além de terminar o campeonato sem Título e Libertadores, ficou também sem Técnico. Terminou em 7º lugar com 56 pontos. Restou a Sul-Americana como consolo… Será?

Corinthians – Após faturar a Copa do Brasil e o Paulista, os corintianos ficaram eufóricos com esperança da tríplice-coroa. Coitados! Com uma campanha medíocre, veio para a última rodada sem aspiração alguma. A vitória sobre o Atlético-MG não vale de nada. Ficou em 10º lugar com 52 pontos. Ok! Já tinha lugar na Libertadores…

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP.
Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Santos de Neymar, Santos Campeão da Libertadores de 2011 – É o Peixe Tri das Américas, rumo ao Mundial de Clubes!

O Santos de Neymar, Ganso e Companhia, confirmou seu favoritismo e se tornou TRI CAMPEÃO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *