Campeonato Brasileiro 2009: Rodada Final


timesO Campeonato Brasileiro de 2009 terminou. O campeonato de pontos corridos mais emocionante de todos, que começou a última rodada com a chance de 4 times serem campeão: Flamengo, são Paulo, Internacional e Palmeiras. E como ficou cada um dos times?

Flamengo – Como era de esperar o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro ao derrotar o Grêmio por 2×1, no Maracanã. De virada, venceu e provou que era ele mesmo o merecedor do título. Campeão indiscutível.

Grêmio – Sem nenhuma aspiração no campeonato, nessa rodada final, entrou em campo com suspeitas de que entregaria o jogo. Abriu o placar aos 21 do 1º tempo diante do Maracanã lotado e só cedeu o empate aos 24º do 2º. Terminou na 8ª colocação, com 55 pontos e uma vaga na Copa Sul-americana.

Palmeiras – O abalado Palmeiras conseguiu a façanha de perder do Botafogo por 2×1, no Engenhão. Resultado que não só tirou suas chances de ser campeão como o fez ficar fora da Libertadores de 2010. Amargou a 5ª colocação com os mesmo 62 pontos do Cruzeiro, mas perdendo nos critérios de desempate.

Botafogo – Limpou a alma e felicitou o torcedor ao fuzilar o Palmeiras por 2×1. Com isso se livrou de ser rebaixado, terminando na 15ª colocação com 47 pontos.

Internacional – O Inter fez bonito e goleou o Santo André por 4×1. Garantiu a 2ª colocação e a vaga para a Libertadores de 2010.

Santo André – Perder de goleada é dolorido, pior ainda é ser rebaixado para a Série B. O time do ABC tomou os dois cálices amargos ao ser derrotado pelo Internacional. Ficou com a 18ª colocação com 41 pontos.

São Paulo – O Tricolor fez 4×0 no já rebaixado Sport. Em minha opinião, não fez mais que a obrigação. Terminou em 3º lugar com os mesmo 65 pontos do Inter, mas perdeu nos critérios de desempate. Libertadores 2010 garantida.

Sport – Entrou em campo só para cumprir tabela. Já estava rebaixado desde a rodada anterior. Lanterna com 31 pontos, 7 a menos que o penúltimo. Ninguém esperava por essa, ein Sport.

Cruzeiro – Não tinha chances de ser campeão nesta última rodada, mas arrancou o 4º lugar do Palmeiras, ao vencer o Santos por 2×1. Resultado que garantiu uma vaga na Libertadores. Terminou na 4ª colocação com 62 pontos.

Santos – Sem pretensões alguma nessa última rodada, entrou em campo também para cumprir tabela. Perdeu por 2×1 e ficou na 12ª colocação com 49 pontos. Levou uma vaguinha na Sul-Americana.

Fluminense – O Tricolor carioca – que deveria por uma estátua do Fred nas Laranjeiras – conseguiu se safar do rebaixamento ao empatar com o Coritiba em 1×1. Algo que parecia impossível até há algumas rodadas, virou realidade. Terminou em 16º com 46 pontos. Ufa! Quase série B 2010.

Coritiba – Só dependia dele mesmo para não descer, mas esse foi o problema… Não conseguiu superar o Fluminense, mesmo jogando em casa e vai disputar a Serie B em 2010.

Goiás – Fez um jogo que mais parecia um amistoso contra o Vitória. Ambos não aspiravam nada mais, sem chance de título, Libertadores ou rebaixamento. Jogo empatado em 2×2. Ficou em 9º com 55 pontos. Sul-Americana…

Vitória – Será que entrou em campo lutando por uma vaga na Sul-Americana? Pode ser… Empatou em 2×2 com o Goiás e só… Terminou em 13º lugar, na zona dos que não só garantiram a permanência na serie A. Sem título, Libertadores ou Sul-Americana.

Grêmio Barueri – Pela primeira vez na Serie A do Brasileiro e digamos que fez bonito. Empatou em 1×1 com o Atlético-PR e vai disputar a Sul-Americana ano que vem.  Ficou em 11º com 49 pontos.

Atlético-PR – Assim como o Vitória, entrou em campo sem aspirações e ficou mesmo sem nada. Ficou em 14º lugar com os mesmo 48 pontos do time baiano.

Náutico – Entrou em campo já rebaixado. Mesmo jogando em casa, perdeu por 1×0 do Avaí. Série B 2010.

Avaí – Surpreendente campanha! Subiu neste ano e fez bonito, chegou a estar entre os 4 primeiros, aspirando vaga para a Libertadores, mas depois perdeu o gás. Ainda assim terminou na 6ª colocação com 57 pontos. Sul-Americana.

Atlético-MG – Ao lado do Palmeiras foram as maiores decepções deste campeonato. Esteve por muitas rodadas como favorito ao título, porem tropeçou em suas próprias pernas. Na última rodada perdeu por 3×0 do Corinthians e além de terminar o campeonato sem Título e Libertadores, ficou também sem Técnico. Terminou em 7º lugar com 56 pontos. Restou a Sul-Americana como consolo… Será?

Corinthians – Após faturar a Copa do Brasil e o Paulista, os corintianos ficaram eufóricos com esperança da tríplice-coroa. Coitados! Com uma campanha medíocre, veio para a última rodada sem aspiração alguma. A vitória sobre o Atlético-MG não vale de nada. Ficou em 10º lugar com 52 pontos. Ok! Já tinha lugar na Libertadores…

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campeonato Brasileiro 2009: Rodada Final

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format