Home / Diversas / Educação / Avaliação da disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto – Unip

Avaliação da disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto – Unip

 

20130819_162956unip_branco

A avaliação da disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto envolverá duas atividades:

PARTE I– ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO:

  • CHAT ATIVIDADE: já realizada nos dias 30/09/11 (Letras) e 04/10/11 (Matemática). Tendo em vista algumas dificuldades que tivemos, para não prejudicar os alunos, receberemos esta atividade até o dia 28/10/2011. O material para realização da atividade está inserido dentro da disciplina de Prática de Ensino Observação e Projeto.  Poderá ser desenvolvida em grupos de até 20 alunos e deverá ser enviado ao e-mail. Para que possamos direcionar essas atividades para correção é necessário inserir no assunto do e-mail o nome do Polo e o curso.

 

PARTE II– ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO:

  • RELATO DE OBSERVAÇÃO E PROJETO: a orientação para esta atividade encontra-se no livro-texto da disciplina, e é reproduzida na sequência:

“ Escolha um determinado espaço físico, um raio de aproximadamente 500 metros nas imediações de sua residência, escola ou trabalho e observe os vários ambientes educativos existentes: museus, escolas, teatros, bibliotecas, clubes, igrejas, parques etc. A seguir, elabore um pequeno relato daquilo que foi observado, ou seja, quantos e quais são os ambientes educativos que você identificou naquele contexto, com breve comentário sobre cada um deles, separando os ambientes educativos escolares dos não escolares.

Se você é aluno do curso de Letras, deverá enviar dois relatos referentes a dois locais diferentes, sendo que um será aproveitado para a avaliação em língua portuguesa e o outro para a sua avaliação em língua estrangeira.

Se você é aluno de Matemática, bastará um trabalho referente a um só local.

A seguir, todos os alunos deverão elaborar um pequeno projeto pedagógico, de acordo com as seguintes etapas:

1- escolha um dos ambientes educativos observados na atividade acima que não seja uma escola;

2- identifique os aspectos desse ambiente que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de uma determinada escola que exista na região;

3- com base nessa identificação elaborem um pequeno texto explicativo sobre como este ambiente pode ser aproveitado para promover a aprendizagem nas diversas disciplinas que existam na eventual escola (Português, Matemática, Língua Estrangeira, Ciências, Geografia, História, Educação Física, etc.).

Este trabalho deverá ser apresentado de modo sucinto, entre 3 (três) e 10 (dez) páginas, no máximo.

Ressalta-se que esta atividade da parte II deve ser realizada em grupos de até 20 alunos e deve ser enviada até 04 de novembro de 2011. Em breve informaremos como a atividade será enviada, por favor aguardem e fiquem atentos aos avisos do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

A elaboração dessas atividades é obrigatória, pois a avaliação da disciplina será baseada nesses trabalhos. Reitera-se que, nesta disciplina, NÃO HAVERÁ PROVA.

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

OS JOGOS DE INCLUSÃO: UM FATOR MOTIVACIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

OS JOGOS DE INCLUSÃO: UM FATOR MOTIVACIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *