Home / Cinema / Assista o Filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço

Assista o Filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço

2001 – Uma Odisséia no Espaço


POR QUE VER? Se você ainda está procurando um sentido para 2001, não captou a principal lição do cinema. Deixe-se levar pela harmonia proposta pelo diretor à visão e audição do espectador, entregar-se à imaginação alheia, conduzida a outra dimensão, um mundo literalmente feito de luz e som. 2001 é a Mona Lisa em movimento, seu sorriso cético e cínico e olhar onipresente transformado em uma parábola sobre a existência humana, que, em uma fração de segundo, reduz a História a uma simples troca de ferramentas, o osso pela espaçonave.

É uma sucessão interminável de cenas perfeitas – com o círculo usado como régua de precisão (o olho-rosto de HAL 9000, o formato da nave, o alinhamento dos planetas) e toda a paleta da música erudita (o clichê instantâneo de Zarathustra, o manjado Danúbio Azul e o fantasmagórico Réquiem do húngaro Gyõrgy Ligeti assumem novas formas quando projetados ao espaço) à disposição da megalomania de Stanley Kubrick. Baseado no conto O Sentinela, do escritor de ficção científica (e roteirista do filme) Arthur C. Clarke, o filme lida com inteligências extraterrestres que incitam o macaco a evoluir até o ser humano, para, dai, partir para uma nova etapa de consciência.

O ritmo lento e a placidez estéril do computador HAL – ironicamente, seu personagem mais carismático – contribuem para o crescendo de ópera do filme. Pode parecer sonolento para olhos mais distraídos, mas é cinema lapidado em plena perfeição.


FIQUE ATENTO: Não pisque. Mais de duas horas de puro espetáculo cinematográfico, que mantém ainda o frescor de uma das grandes obras de ficção científica já feitas para o cinema: a dança dos planetas, as aparições do monólito, a hipnose e o despertar da consciência de HAL (um robô que diz “Espere um minuto…”), o espetáculo de cores do final, a conclusão incondusiva.

Como o maior “road movie” de todos os tempos, 2001 atesta que o mais importante é realizar a viagem, e não necessariamente chegar ao destino.


Trailer do Filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço

Artigos Relacionados:

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Emma Watson, a Hermione de Harry Potter afirma que o beijo em Ron, Rupert Grint, foi muito chato

O elenco de Harry Potter se reuniu, em Londres, para dizer adeus à série de …

20 comentários

  1. q ficsao veja thales maneh bom eu agarantio

  2. pessoas ignorantes q não reconhecem clássicos!….ai ai…pq né, temos q ler merda?

  3. Uma palavra para este filme: deslumbre.

  4. Qual é o nome dessa musica?!!!

  5. @SirDhowglas Tema de Zaratustra

  6. @Lumarte Obrigado

  7. por que? que cai duas antas? que sentido teve isso?

  8. esse filme foi incrivel pela história e pelos efeitos nao epoca pena q eles erram o ano e ainda aparece o frank o robo da novela das 7 (tempos mofdernos)
    1:18

  9. Este trecho representa a evolução do intelecto humano, o aprendizado do homem primata no uso de ferramentas. Assim como vários outros trechos representam a evolução do intelecto humano.

  10. @SirDhowglas Also Sprach Zarathustra

  11. Uma Obra de Arte, uma nova Iliada.
    Ele merece todo o respeito da humanidade e esse é só o começo da Odisseya… Leiam os livros e todos os filmes que já fizeram (até agora só mais um).

    É uma verdadeira obra de arte para a Humanidade.

  12. Sirdhowglas

    O nome desta musica e ( uma odsseia no espaço ) mas ela e so isto mesmo.Ela não tem mas.

  13. @Sirdhowglas

    O nome desta musica e ( uma odsseia no espaço ) mas ela e so isto mesmo.Ela não tem mas.

  14. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!

  15. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!
    não parece a Eser nervosa, quebrando tudo, todos os computadores da casa.rsrsrs

  16. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!
    não parece a Eser nervosa, quebrando tudo, todos os computadores da casa.rsrsrsÉ isso aí sra. MARIZA PINHEIRO ALTRAN.

  17. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!
    não parece a EsTer nervosa, quebrando tudo, todos os computadores da casa.rsrsrsÉ isso aí sra. MARIZA PINHEIRO ALTRAN.

  18. o nome do robô não é ”frank” é HAL 9000

  19. @folkenmax
    sim eu estou bem a par da evolução, mas o por quê de ficar caindo antas? HASUhUAHSuhAUsh
    tenso

    antas from hell!!!

  20. É um dos melhores filmes de ficção feitos até hoje.

    Existe até um anime em homenagem ao mesmo!

    Pena q não fazem mais clássicos como esse e planeta dos macacos outro grande filme.. tirando aquele remake ridículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *