Assista o Filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço


2001 – Uma Odisséia no Espaço


POR QUE VER? Se você ainda está procurando um sentido para 2001, não captou a principal lição do cinema. Deixe-se levar pela harmonia proposta pelo diretor à visão e audição do espectador, entregar-se à imaginação alheia, conduzida a outra dimensão, um mundo literalmente feito de luz e som. 2001 é a Mona Lisa em movimento, seu sorriso cético e cínico e olhar onipresente transformado em uma parábola sobre a existência humana, que, em uma fração de segundo, reduz a História a uma simples troca de ferramentas, o osso pela espaçonave.

É uma sucessão interminável de cenas perfeitas – com o círculo usado como régua de precisão (o olho-rosto de HAL 9000, o formato da nave, o alinhamento dos planetas) e toda a paleta da música erudita (o clichê instantâneo de Zarathustra, o manjado Danúbio Azul e o fantasmagórico Réquiem do húngaro Gyõrgy Ligeti assumem novas formas quando projetados ao espaço) à disposição da megalomania de Stanley Kubrick. Baseado no conto O Sentinela, do escritor de ficção científica (e roteirista do filme) Arthur C. Clarke, o filme lida com inteligências extraterrestres que incitam o macaco a evoluir até o ser humano, para, dai, partir para uma nova etapa de consciência.

O ritmo lento e a placidez estéril do computador HAL – ironicamente, seu personagem mais carismático – contribuem para o crescendo de ópera do filme. Pode parecer sonolento para olhos mais distraídos, mas é cinema lapidado em plena perfeição.


FIQUE ATENTO: Não pisque. Mais de duas horas de puro espetáculo cinematográfico, que mantém ainda o frescor de uma das grandes obras de ficção científica já feitas para o cinema: a dança dos planetas, as aparições do monólito, a hipnose e o despertar da consciência de HAL (um robô que diz “Espere um minuto…”), o espetáculo de cores do final, a conclusão incondusiva.

Como o maior “road movie” de todos os tempos, 2001 atesta que o mais importante é realizar a viagem, e não necessariamente chegar ao destino.


Trailer do Filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço

Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 20

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. esse filme foi incrivel pela história e pelos efeitos nao epoca pena q eles erram o ano e ainda aparece o frank o robo da novela das 7 (tempos mofdernos)
    1:18

  2. Este trecho representa a evolução do intelecto humano, o aprendizado do homem primata no uso de ferramentas. Assim como vários outros trechos representam a evolução do intelecto humano.

  3. Uma Obra de Arte, uma nova Iliada.
    Ele merece todo o respeito da humanidade e esse é só o começo da Odisseya… Leiam os livros e todos os filmes que já fizeram (até agora só mais um).

    É uma verdadeira obra de arte para a Humanidade.

  4. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!
    não parece a Eser nervosa, quebrando tudo, todos os computadores da casa.rsrsrs

  5. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!
    não parece a Eser nervosa, quebrando tudo, todos os computadores da casa.rsrsrsÉ isso aí sra. MARIZA PINHEIRO ALTRAN.

  6. cuidado com beringelas ao forno feitas por bipolares elas podem conter chumbinho no lugar da pimenta do reino, CUIDADO!!!!
    não parece a EsTer nervosa, quebrando tudo, todos os computadores da casa.rsrsrsÉ isso aí sra. MARIZA PINHEIRO ALTRAN.

  7. @folkenmax
    sim eu estou bem a par da evolução, mas o por quê de ficar caindo antas? HASUhUAHSuhAUsh
    tenso

    antas from hell!!!

  8. É um dos melhores filmes de ficção feitos até hoje.

    Existe até um anime em homenagem ao mesmo!

    Pena q não fazem mais clássicos como esse e planeta dos macacos outro grande filme.. tirando aquele remake ridículo!

Assista o Filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format