Home / Diversas / Destaque / Aquecimento Global é uma Farsa – Dá para acreditar nos cientistas do clima?

Aquecimento Global é uma Farsa – Dá para acreditar nos cientistas do clima?

Dá para acreditar nos cientistas do clima?


QUEM duvida que o clima da Terra esteja esquentando, ou que isso seja provocado pela ação humana, ganhou bons argumentos nas últimas semanas. Cada vez se aprofunda mais a crise de credibilidade em torno de alguns dos mais respeitados cientistas e centros de pesquisa responsáveis pelas evidências sobre o aquecimento global.

A onda afeta a confiança no IPCC, o painel de cientistas reunidos pelas Nações Unidas para atingir um consenso acadêmico sobre o clima. Os problemas começaram em dezembro, quando hackers invadiram os computadores da Universidade East Anglia, no Reino Unido, e revelaram e-mails suspeitos entre pesquisadores relevantes do IPCC (leia o quadro abaixo).

Agora, a crise atingiu o próprio diretor do IPCC, o indiano Rajendra Pachauri, que ganhou o Nobel da Paz com o vice-presidente americano Al Gore em 2007. Pachauri recusou-se, em novembro, a rever uma menção errada do relatório de 2007. O trecho sobre o derretimento do Himalaia se baseia em um relatório de uma ONG, a WWF, e não em pesquisa científica referendada por outros cientistas, como manda a praxe acadêmica.

Pachauri só pediu desculpas públicas há duas semanas, depois que o escândalo explodiu na imprensa global. O trecho teria sido inserido no IPCC por um cientista do instituto indiano Teri – dirigido por Pachauri. Críticos dizem que há um conflito de interesses.

Com o IPCC na berlinda, a opinião pública parece ter acentuado seu ceticismo diante das previsões de aquecimento global. Segundo uma pesquisa feita para a rede i de TV britânica BBC, 25% dos cidadãos não acreditam na mudança climática, um crescimento de 8 pontos em relação a novembro passado. Seria ótimo se de repente descobríssemos que a ameaça climática era só um conto da carochinha. Não é. Mesmo que uma das referências científicas usadas pelo IPCC seja questionável, os milhares de estudos que o compõem apontam para a mesma direção.

Os 3 mil cientistas que participam do processo de elaboração dos documentos referendam suas principais conclusões. E as evidências do aquecimento vêm de centros de pesquisas e empresas em todo o mundo. Por enquanto, a principal conclusão dos escândalos é que a sociedade precisa de mecanismos para avaliar os cientistas – e o IPCC, por sua importância, tem de ser mais transparente.


OS ESCÂNDALOS DO IPCC

1. Os e-mails que vazaram

• No fim do ano passado, na véspera da conferência do clima em Copenhague, um computador hackeado na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, revelou e-mails suspeitos.

• Nas mensagens, pesquisadores proeminentes, colaboradores do IPCC, sugeriam ter manipulado os dados científicos para reforçar evidências do aquecimento global.


2. Dados fajutos no IPCC

• O relatório de 2007 do IPCC sobre impactos do clima afirma que as geleiras do Himalaia podem desaparecer até 2035. A informação, extraída de um relatório da ONG WWF, é contestada pelos cientistas.

• Rajendra Pachauri, diretor do IPCC, pediu desculpas pela informação, mas só depois de o fato ter vazado para a imprensa.


A CREDIBILIDADE DO IPCC

Abrangência: mesmo sujeito a falhas pontuais, é formado por 3 mil cientistas dos principais institutos do mundo. Reúne informações de dezenas de milhares de estudos

Cuidado: o IPCC tende a ser conservador. Desde o primeiro relatório, de 1990, todas as suas previsões foram confirmadas pelas medições posteriores.


Artigos Relacionados:

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Vocalista do Cranberries, Dolores O’Riordan, morreu em Londres

O ano de 2018 mal começou e já traz tristes notícias ao mundo da música. …

51 comentários

  1. @siomnibus se CO@ é bom, ponhe o nariz no escamento de um caminhão e chera por 1 min, depois vc me fala se ainda é bom!

  2. haha bando de fantoche da mídia

  3. Vocês tem que assistir “Global Warming Swindle DEBATE” os dados do autor deste documentário são usados falsamente, além dele deturpar as entrevistas de alguns cientistas

  4. Independente de existir ou não um aquecimento global é certo, que devemos rever alguns hábitos para melhorar nossa qualidade de vida….

    Poluir um pouco menos não vai fazer mal a ninguém e é certo que o planeta irá agradecer.

  5. Querem que os pobres parem de queimar energia pra que ela não falte aos ricos…

  6. tem que ser muito alienado para pensar que o aquecimento global é uma farsa, agora quanto a criarem uma lei que cobre impostos por respirar isso pode acontecer mesmo de fato ,porem nao precisam inventar uma mentira dessas para impor isso a coisa é muito mais simples que isso devastaram o planeta estao destruindo nossos recursos naturais e o povão que vamos pagar o pato! alguma novidade nisso?

  7. Este video insulta a inteligência de qualquer pessoa de bom senso..a seguir vão fazer qual? ”A Grande Fraude do Holocausto?”..so faltava..lol..enfim..triste que ainda haja gente a pensar assim..

  8. @mokiking “A Grande Fraude do Holocausto” seria um bom vídeo e daria um belo documentário. Você precisa aprender a nãoa creditar em tudo que a mídia lhe passa.

  9. Mas q bosta e essa!!!Ta mais do q totalmente comprovado q e o homen e nao so o Co2,q provoca o aqcimento global,esses kras nao estudam nao???Nao aprenderam como cuidar do planeta,nao aprenderam a verdade!!!Eq nem o punk coloco ali em baixo,eles devem axar q o holocausto e uma farsa tbm!!Isso e ignorancia chega ate a ser burrice!!!

  10. temos que ter senso critico,portanto pensem:quem seria o grande beneficiado por tras disso td?eu acredito q é mentira o tal aquecimento global,pois beneficiaria os politicos.agora, se vcs acreditam em td q aparece na tv e gostam de ser manipulados,parabéns…(obs:eu nunca acreditei no aquecimento global,desde antes,sabia q era td orquestrado).

  11. “Eu como, eu durmo
    Eu durmo, eu como
    Eu como, eu durmo
    Eu durmo, eu como…
    Está na hora de acordar
    Está na hora de deitar
    Está na hora de almoçar
    Está na hora de jantar”
    Titãs- AA UU

    Ta na hora de acordar e deixar de ser alienado e controlado!
    Ou então vai pro Greenpeace,pra fazer média com as gatas.

  12. parabéns aos CIENTISTAS!,que fizeram esse vídeo
    e que se fodam os seguidores de Al gore e da ONU e seu IPCC

  13. @faelsmo Se os políticos são os grandes beneficiados, porque eles nunca entram em acordo sobre o aquecimento durante as convenções sobre o clima?? Eles deveriam ter entrado logo em acordo para ganhar uma “bolada” como vocês acreditam. O grande problema é que as pessoas não tem um mínimo de educação científica para perceberem que é um problema real. Na verdade, falta de educação é sempre o problema das grandes tragédias.

  14. @20trucidar escola é um jogo, em que você ganha se sua resposta coincidir com a opinião do professor.

  15. @mokiking A sua comparação é infeliz, para dizer o mínimo. Os genocídios praticados contra os judeus, armênios, cambojanos, russos e outros povos do leste europeu são fatos extraordinariamente bem documentados. Esse vídeo, por outro lado, mostra cientistas sérios afirmando categoricamente que o aquecimento global não está ocorrendo na forma de calamidade alardeada pelo IPCC e também que não há base para se concluir a influência da atividade humana no suposto aquecimento.

  16. @AndersonBlitz É verdade que existem cientistas sérios que duvidam do aquecimento. Também existem cientistas sérios que duvidam que o HVI causa a AIDS por exemplo. Como uma ciência empírica, haverá uma incerteza. Mas segundo a CNN 97% dos climatologistas acreditam que é um problema real. O meu ponto de vista é simples: se existe uma chance de ser real, você prefere não fazer nada? E no fim das contas será uma coisa benéfica, vamos usar recursos de forma mais eficiente.

  17. galera, vcs nao se perguntam se esse video nao foi criado e publicado a mando do governo norte americano, para convencer todos nos de que o CO2 nao causa problemas ao planeta, fazendo assim com que nos paremos de culpar o proprio EUA do aquecimento global. Pensem. Ha quem diga aqui que nao se influencia pela tv, mas e pela internet?

    nao eh q eu esteja dizendo q o CO2 eh o principal responsavel pelo aqecimento, eu to dizendo q pode ser e que pode nao ser.

    abrassos

  18. @MuriloBandeiraPG po ate quem enfim alguem disse uma coisa esse povo nao quer enxergar a verdade preferem tapar os olhos e permitir que a raça humana continue destruindo o planeta acabando com os recursos naturais sem pensar no amanha no futuro do planeta

  19. para começar o video fala sobre o CO2
    e nao sobre outras coisas politica etc etc
    se o cara se enrolou problema deles lá
    voces que ja estao em vestibular deveriam saber como indentificar uma tese
    afinal a ideia prinsipal desse video é
    O CO2 NAO É A PRINCIPAL CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL

    agora bolem a antítese
    TAEW UMA BOA MANEIRA DE ESTUDAR PRO VESTIBULAR

  20. centrodetelematica

    tudo demais é veneno… a verdade é que tem gente demais, poluiçao demais… se é pra brincar de conspiração, eu digo que esse video é uma tentativa dos iluminatis destruir a todos! rsrsrs…

  21. Cara, eu acho que é pior! Uns alienígenas abduziram ozamericanu e querem nos confundir! Melhor: é coisa do mullula prá ralar com ozamericanu! Melhor: é coisa da globo! Melhor: a globo manda na onu que quer ralar com ozamnricanu e dominar o mercado!

  22. Espero que nós, do mundo dito subdesenvolvido, não sejamos mais uma vez ludibriados.

  23. @gerdaujorge É tanta palhaçada, outra farça é o tal do aquecimento global, estes ciclos de variaçoes de temperatura sao normais,devido o posicionamento do sol em relaçao a terra,tanto que o deserto do saara era totalmente diferente,com muito verde e vida abundante,cientistas descobriram q isto se deu mediante a um angulo diferente do sol em relacao a terra, esta relacao é so pra reforçar como os poderosos mentem,pra poder roubar o dinheiro publico.

  24. É interessante observar que aqui está se fazendo uma avaliação racional, sensata e isenta de extremismo como alguns costumam afirmar.
    Fatos científicos citados:
    1 Testemunhas do gelo
    2 Memória do oceano
    3 Testemunho histórico
    4 Relevância do CO2 como agente do efeito estufa e
    5 CO2 como agente de aquecimento global
    As pessoas que estão defendendo esta opinião científica mostram que as
    coisa não são como a mídia diz e são chamadas de hipócritas ou loucos. Veja por você mesmo que é irracional.

  25. É interessante observar que aqui está se fazendo uma avaliação racional, sensata e isenta de partidarismo como alguns costumam afirmar.
    É citado aqui fatos cientícos como:
    1 Testemunhas do gelo
    2 Memória do oceano
    3 Testemunho histórico
    4 Relevância do CO2 como agente do efeito estufa e
    5 CO2 como agente de aquecimento global
    As pessoas que estão defendendo este ponto de vista discutem as incoerências do alarme global e são chamadas de hipócritas e loucas. Descubra a verdade por você mesmo.

  26. Não podemos simplesmente cruzar os braços e dexar que os outros resolvam as coisas para nos, enquanto acompanhamos o desenrrolar da historia sentado em frente a um meio de comunição, talvez o aquecimento seja um processo natural da Terra, mas ninguem tem certeza, e na duvida devemos fazer nossas partes, afinal as medidas propostas sao consideraveis e ajudam a conservar o meio ambiente. Se nao querem pensar em vcs, pense nas futuras geraçoes, não seje egoista.

  27. Pq a midia inventaria algo relacionado as grandes corporaçoes? As que mais são atacadas em relação ao aquecimento global, as que mandam e desmandam em tudo no mundo. A unica coisa que eu sei, é o que eu sinto, pelo menos no brasil, a cada verão esta ficando mais insuportavel. Então foda-se o que falam.

  28. Abaixo segue alguns artigos e endereços (em inglês) que contradizem o conteúdo e mostram a pouca importância dada a fatos nesse documentário:
    *Boletim da Ofcom
    Procure no google – issue 114 ofcom
    *Argumentos científicos mostrando elaboração de gráficos falsos entre outros
    Procure – Why ‘climate swindle’ film is dangerous
    *Carta resposta de Carl Wunsch ao canal 4 (oceanografista da pt 7, 7:13)
    Procure – carl wunsch response to channel 4
    Vale a pena ler. Não ignore o que está na sua frente.

  29. @gerdaujorge Se 97% da população mundial acreditar que 2+2=5 e os outros 3% que o cálculo mencionado resulta em 4, a minoria estará com a razão. Ainda que 100% acreditasse no 1º resultado, 2+2 vai continuar a dar 4. O que a ciência e a filosofia autênticas devem buscar é a VERDADE e, não, o consenso ou qualquer tipo de popularidade ou interesse menor. Empirismo: é praticado justamente porque tem a pretensão de afastar a incerteza. E a economia, por definição, já se incumbe da eficiência.

  30. Concordo. Não ignore o que está na sua frente. Procurem no Google notícias sobre a invasão de hackers no servidor da universidade de East Anglia para saberem que tipo de “cientistas” são favoráveis à tese do aquecimento global antropogênico. (continua).

  31. Os hackers, conforme informado por Olavo de Carvalho, descobriram algumas trapaças dos nobres acadêmicos que formam uma “…teia de conluios, falsificações, destruição (possivelmente ilegal) de dados e informações, resistência organizada à divulgação de idéias contrárias, manipulação de dados estatísticos, admissão privada de erros e muito mais” .

  32. Que isso? Argumentum ad populum? Faça-me o favor…

  33. Tenho medo dos caras que não acreditam que o CO2 emitido pela ação do homem não aumentam o efeito estufa…
    Na prática, para eles, desenvolvimento = emissão de CO2 .
    Usaram no vídeo o argumento de que os ambientalistas não querem que os países mais pobres se desenvolvam! Tenho medo desses caras. Tem gente levando a sério isso.

  34. Usaram o argumento de que existem “dezenas de milhares de carreiras que dependem do aquecimento global agora”. Interessante, seguindo essa lógica , os advogados querem que a criminalidade aumente cada vez mais, senão não vão ter emprego. E os médicos querem que cada vez mais as pessoas fiquem doentes, senão eles não vão ter emprego…
    E será que a “farsa do aquecimento global” é uma ação sem fins lucrativos, com o intuito de salvar a África? Nenhum interesse financeiro envolvido?

  35. @AndersonBlitz Acontece que o llcsiebert citou endereços onde o conteúdo desse vídeo em questão é criticado negativamente. Incluindo um boletim da própria ofcom. Em “why climate swindle filme is dangerous”, o texto começa “Não acredite em nada que você vê em um documentário de tv feito no Reino Unido”

  36. @mestreale Sim, há interesse financeiro e não há nenhum mal nisso, principalmente dos africanos. E com todo direito. Mande os hipócritas anti-desenvolvimento esquerdistas viverem como os africanos para ver se eles gostam.

  37. @mestreale Eu entendi o que o llcsiebert escreveu e por isso indiquei para que procurassem o assunto sobre as fraudes cometidas pelos cientistas. Quanto a não acreditar em nenhum documentário do Reino Unido, francamente, isso é simplesmente desespero de quem foi desmascarado.

  38. @mestreale Eu tenho é medo dos manifestantes esquerdistas “antes vermelhos e agora verdes” que aparecem falando baboseiras nas manifestações exibidas pelo documentário.

  39. A maioria dos brasileiros que assistiu esse filme ACREDITOU! É muita ingenuidade. Esse filme foi feito pelo TRANBIQUEIRO, Martin Durkin, leiam a “carreira” dele na Wikipwedia… já fez documentario defendendo implante de silicone nos seios (pra Dupont), já fez documentário defendendo transgênicos (para a Monsanto)… O cara é um produtor profissional de documentarios e faz o que seus clientes PAGAM. Esse aí foi pago pelos lobbies da ind. de petróleo dos EUA (Exxon e etc).

  40. Para os “principiantes” em pesquisas de conspirações:
    Faca a pergunta: QUEM LUCRA?
    ___
    No caso desse documentário aí, quem LUCRA com o que o filme defende?
    As indústrias poluentes: petróleo, veículos, queima de carvão (70% da prod. de eletricidade nos EUA). Quem LUCRA com esse documentário são as corporações poluentes. ACORDA GENTE!
    ___
    Assistam:
    As FARSAS do documentário: “A Grande Farsa do Aquec. Global”
    watch?v=O2-Nys8bME

  41. @Amhiro Homem sério e honesto é o Phil Jones ou o indiano presidente do IPCC. Estes, sim, são dignos de toda credibilidade, HA HA HA HA ….

  42. @Amhiro Quem lucra? Muita gente. Os acionistas das empresas que exploram recursos energéticos mencionados por vc, os trabalhadores das empresas e a população em geral. Quem perde? Essa também é fácil: os milhares de aspones corruptos da ONU e das ONGs, picaretas “travestidos” de cientistas, vagabundos “ativistas”, etc.

  43. eu só sei de uma coisa: todo essa historia de conspiração do aquecimento global poderia ser muito bem uma jogada das grandes industrias, eu sei que há argumentos e tudo mais, mas se toda a historia do Aquecimento fosse DESACREDITADA, como muitas pessoas aki já deixaram de acreditar, as próprias industrias sairiam ganhando, pois nao seriam mais limitadas, PODERIAM POLUIR À VONTADE. pensem nisso tambem

  44. Sensacionalismo existe. Mas os caras sabem pouco. O CO2 está subdimensionado no vídeo e a atividade solar superdimensionada. Eles incorrem no mesmo sensacionalismo que condenam. O CO2 é importante. A falácia é julgar que os níveis atuais estejam fora dos padrões e que podemos controlá-los. O efeito estufa é um fenômeno natural; é o nosso termostato. NENHUM fenômeno geológico foi capaz de destruí-lo; não será o Homem a fazê-lo. O controle antrópico da temperatura é uma demagogia planetária.

  45. Ainda que a defesa do meio ambiente seja pela ganância e interesse de alguns, é preferível estimular os meios de produção “limpos” do que indústrias de petróleo e outros produtos poluentes e escassos. E além disso, a maioria das pessoas não dá a mínima pro meio ambiente mesmo com todos os “alertas” sobre o aquecimento global…

  46. @20trucidar Cara, faz 1 ano que eu conheço essa farsa. Mas no meu vestibular que foi há 2 anos atrás, eu escrevi na redação tudo que essa turma maldita do IPCC vem nos buzinando, junto com todas as “revistas científicas” que eu lia como superinteressante. Que grande pedaço de cocô de redação que eu fiz naquela época. Tem muita farsa nesse mundo. A AIDS pode ser, o Câncer também, Os euA, euA mesmo ainda pagam impostos à coroa britânica e muitos outros.

  47. “Mas segundo a CNN 97% dos climatologistas acreditam que é um problema real.”Golpe daqueles por verba é uma jogada de mestre por dinheiro, olhem quanto dinheiro pode ser gastado em qualquer pais hoje em dia em nome de algo contra o suposto aquecimento global.Não estou dizendo pra continuarmos como mundo esta e esquecer das matas, rios, mares e cidades…Mas por causa desse suposto relógio que anda ao contrario, eles podem até matar em nome disso. Pois é um bem em comum.¬¬um bem pro bolso deles.

  48. Querem q vcs pensem o q eles botam para vc pensar

  49. Complicado que em qualquer prova que você prestar, não pode dar suas opiniões. Tem que escrever O QUE ELES QUEREM. Que você seja mais um robô programado com as “verdades” que nos empurram goela abaixo. Hora de abrir os olhos pra verdade, que não é bem isso que ensinam nas escolas!

  50. Do mesmo jeito que o aquecimento global é posto como farsa, esse vídeo também pode ser falso, pois poderia ser um contra ataque do poder industrial.
    E agora.. em quem acreditar?

  51. Desculpem lá… Acham que 6,5 mil milhões de pessoas a produzirem lixo e a utilizarem combustíveis petrolíferos diariamente nada têm que ver com o excesso de CO2 na atmosfera, que causa o efeito de estufa responsável pelo aquecimento global??? Isso é que é querer lavar as mãos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *