Aquecimento Global é uma Farsa – Dá para acreditar nos cientistas do clima?


Dá para acreditar nos cientistas do clima?


QUEM duvida que o clima da Terra esteja esquentando, ou que isso seja provocado pela ação humana, ganhou bons argumentos nas últimas semanas. Cada vez se aprofunda mais a crise de credibilidade em torno de alguns dos mais respeitados cientistas e centros de pesquisa responsáveis pelas evidências sobre o aquecimento global.

A onda afeta a confiança no IPCC, o painel de cientistas reunidos pelas Nações Unidas para atingir um consenso acadêmico sobre o clima. Os problemas começaram em dezembro, quando hackers invadiram os computadores da Universidade East Anglia, no Reino Unido, e revelaram e-mails suspeitos entre pesquisadores relevantes do IPCC (leia o quadro abaixo).

Agora, a crise atingiu o próprio diretor do IPCC, o indiano Rajendra Pachauri, que ganhou o Nobel da Paz com o vice-presidente americano Al Gore em 2007. Pachauri recusou-se, em novembro, a rever uma menção errada do relatório de 2007. O trecho sobre o derretimento do Himalaia se baseia em um relatório de uma ONG, a WWF, e não em pesquisa científica referendada por outros cientistas, como manda a praxe acadêmica.

Pachauri só pediu desculpas públicas há duas semanas, depois que o escândalo explodiu na imprensa global. O trecho teria sido inserido no IPCC por um cientista do instituto indiano Teri – dirigido por Pachauri. Críticos dizem que há um conflito de interesses.

Com o IPCC na berlinda, a opinião pública parece ter acentuado seu ceticismo diante das previsões de aquecimento global. Segundo uma pesquisa feita para a rede i de TV britânica BBC, 25% dos cidadãos não acreditam na mudança climática, um crescimento de 8 pontos em relação a novembro passado. Seria ótimo se de repente descobríssemos que a ameaça climática era só um conto da carochinha. Não é. Mesmo que uma das referências científicas usadas pelo IPCC seja questionável, os milhares de estudos que o compõem apontam para a mesma direção.

Os 3 mil cientistas que participam do processo de elaboração dos documentos referendam suas principais conclusões. E as evidências do aquecimento vêm de centros de pesquisas e empresas em todo o mundo. Por enquanto, a principal conclusão dos escândalos é que a sociedade precisa de mecanismos para avaliar os cientistas – e o IPCC, por sua importância, tem de ser mais transparente.


OS ESCÂNDALOS DO IPCC

1. Os e-mails que vazaram

• No fim do ano passado, na véspera da conferência do clima em Copenhague, um computador hackeado na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, revelou e-mails suspeitos.

• Nas mensagens, pesquisadores proeminentes, colaboradores do IPCC, sugeriam ter manipulado os dados científicos para reforçar evidências do aquecimento global.


2. Dados fajutos no IPCC

• O relatório de 2007 do IPCC sobre impactos do clima afirma que as geleiras do Himalaia podem desaparecer até 2035. A informação, extraída de um relatório da ONG WWF, é contestada pelos cientistas.

• Rajendra Pachauri, diretor do IPCC, pediu desculpas pela informação, mas só depois de o fato ter vazado para a imprensa.


A CREDIBILIDADE DO IPCC

Abrangência: mesmo sujeito a falhas pontuais, é formado por 3 mil cientistas dos principais institutos do mundo. Reúne informações de dezenas de milhares de estudos

Cuidado: o IPCC tende a ser conservador. Desde o primeiro relatório, de 1990, todas as suas previsões foram confirmadas pelas medições posteriores.


Artigos Relacionados:

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF
Patrick Wilson
Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Comments 51

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpem lá… Acham que 6,5 mil milhões de pessoas a produzirem lixo e a utilizarem combustíveis petrolíferos diariamente nada têm que ver com o excesso de CO2 na atmosfera, que causa o efeito de estufa responsável pelo aquecimento global??? Isso é que é querer lavar as mãos…

Aquecimento Global é uma Farsa – Dá para acreditar nos cientistas do clima?

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format