Análise Temática do Filme: "Encontrando Forrester"

1
1.779 visitas

Analisando o filme, “encontrando Forrester”, percebe-se que o tema central é à busca da metodologia. Então representada pelo personagem de nome Jamal. Apresentado como um garoto, que apesar de possuir a sensibilidade para escrever; não possui a metodologia. O que faz dele  apenas um estudante.  Não recebendo atenção maior para os seus textos, pois o nível atingido é comum e coerente para um garoto. Na idade e ambiente em que vive.

Com essa análise é possível verificar que ter inspiração e vontade de escrever, não basta se o individuo não for dotado de uma metodologia aplicada ao que produz. A produção, apesar da criatividade, se torna pobre pela má organização e atenção quanto à estrutura do texto. É clara essa exposição no filme, já que Jamal só se torna um escritor notável após as aulas e acompanhamento de Forrester. Sendo este outro personagem, apresentado como um escritor consagrado, que além da sensibilidade e disposição, tinha consigo uma metodologia digna de um grande respeito. Com a amizade e acompanhamento desse escritor, a capacidade de análise e produção textual do garoto se torna perceptível em seus trabalhos escolares. A ponto de essa desenvoltura ser questionada por outros personagens presentes no drama.

O autor do filme passa a mensagem de que sem a metodologia, não se tem um escritor completo. Porém é feita uma segunda observação, mostrando que junto a essa metodologia não poderá faltar a sensibilidade. Essa citação está apresentada por um personagem que é o oposto de Jamal. Que representa um professor, que faz uso da metodologia, porém não possui sensibilidade para expor suas idéias. Produzindo textos cansativos quanto à interpretação. O que faz deste personagem um escritor frustrado. Nota-se que há uma exposição completa da necessidade e utilidade desse estudo, o qual tratado no filme.

O personagem principal, (Jamal) chega ao objetivo proposto no tema do filme, se tornando um novo escritor integrado ao mundo da produção literária, tendo com ele a inspiração natural, que é de  sua personalidade; reforçada e aprimorada com a metodologia aprendida.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorWagner fala de parceria com Azevedo e critica Fernando
Próximo artigoANÁLISE TEMÁTICA

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP.
Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar!
Digite seu nome!