Home / Informática / 7-ZIP: Compactador Open-Source

7-ZIP: Compactador Open-Source

Buscando alternativa aos então conhecidos Winzip, Winrar, Brazip, Filzip? Experimente o 7zip, um dos melhores, senão o melhor compactador de arquivo. Excelente e gratuito.- Compactação e descompactação: 7z, ZIP, GZIP, BZIP2 e TAR
– Somente descompactação: RAR, CAB, ISO, ARJ, LZH, CHM, Z, CPIO, RPM, DEB e NSIS
– Para os formatos ZIP e GZIP, o 7-Zip provê taxas de compressão de 2 a 10 % melhor que as taxas do “PKZip” e “WinZip”.
– Capacidade de “self-extracting” para o formato .7z
– Integração com o “Shell” do Windows
– Gerenciador de Arquivos poderoso.
– Versão para linha de comando poderosa.
– Tradução para 63 línguas.
Baixe o 7zip aqui e continue lendo para aprender a usá-lo.



Parte I: Instalar e Criar novos arquivos


1.A instalação é simples: há uma única tela, que pergunta a pasta em que o programa será instalado. Você pode mudar a pasta clicando no botão “Browse…”, mas como isso não é obrigatório, basta clicar em “OK” para continuar a instalação.
2. Após a instalação, você poderá abrir o 7-Zip usando o atalho em “Menu Iniciar\Programas \7-Zip \7-Zip File Manager”.3. A interface do 7-Zip é um tanto simplória em comparação a outros compactadores, mas suficiente pra todas as tarefas. A navegação por entre as pastas é fácil, bastando usar duplos-cliques para entrar nas pastas. Para navegar para pastas superiores (Ex: estar em “C:\Windows” e ir para “C:|“) use o botão ao lado da barra de endereços, em forma de pasta com uma setinha para cima.

4. A adição de novos arquivos é fácil: basta selecionar a pasta aonde eles se encontram, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Add to arquive….” Caso você queira escolher arquivos em lote, use os botões “CTRL” e “SHIFT” do seu teclado para auxiliar na seleção.

5. Esta é a tela para configuração do arquivo antes dele ser criado. Em “Archive” você definirá o nome e o lugar aonde o arquivo será criado (clique nas reticências, “…”, para abrir a tela de Salvar como). Em “Archive format” você poderá definir o formato que o arquivo será salvo (em 7z, ZIP ou TAR). Já em “Compression level”, você definirá o método de compactação (cada formato sem seus próprios métodos), variando de “store” (manter) até “ultra” (compactação máxima). para realizar a compactação, clique em “OK”.

6. Nesta tela você poderá acompanhar o progresso da compactação. Para escondê-la, clique em “Background” e para pausar a compactação, clique em “Pause”.

Parte II: Como Editar um arquivo já criado e Configurar o programa

1. Agora que já sabemos como criar um novo arquivo, iremos aprender como editar (adicionar/extrair) arquivos de um formato aceito pelo 7-Zip.

2. Para adicionar algum arquivo a seu arquivo já compactado, basta arrastá-lo para a janela do arquivo comprimido. Uma tela como a abaixo aparecerá e basta clicar em “Sim”.

3. Para descompactar um arquivo, é só fazer o inverso: arrastar um arquivo do programa para uma pasta. Ou clicar no botão “Extract” e escolher a pasta na qual o(s) arquivo(s) será descompactado(s). Para escolher a pasta, basta clicar nas reticências “…” na janela “Copy”.

4. Para entrar na tela de configurações do programa, acesse o “Menu Tools \Options…”.


Guia System:
Nesta guia você poderá ativar quais formatos de compactação serão abertos pelo 7-Zip. Perceba que nenhum formato é ativado por padrão.

Guia Plugins: Nesta guia você poderá ativar a integração entre o 7-Zip e o menu de contexto do Windows (o menu de contexto é o menu que apare ao clicar com o botão direito do mouse).

Guia Editor: Aqui você decide qual programa será o visualizador padrão do programa (o normal é o Bloco de Notas).

Guia Language: Nesta guia você poderá mudar o idioma do programa (nosso português também está disponível!):

O 7-Zip é um compactador com uma interface bem simples, porém completa.

Vejo Vocês…

Artigos Relacionados:

Sobre Patrick Wilson

Patrick Wilson tem 33 anos, é Professor de Ciências Tecnológicas na PUC /SP. Fascinado por tecnologia, futebol e tudo o que acontece no dia-a-dia e que valha ser compartilhado na Web.

Veja Também

Instale Windows por PenDrive – Windows sem DVD-ROM

Com a popularidade dos Netbooks surgiu um problema para quem deseja instalar o Windows. A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *